Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Todas as bandeiras da Copa do Mundo Qatar 2022 para download

TODAS AS BANDEIRAS DOS PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA DO QATAR BANDEIRAS EM ALTA RESOLUÇÃO DE TODOS OS PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA DO MUNDO FIFA DE FUTEBOL NO QATAR EM 2022 ARQUIVOS PARA DOWNLOAD Fifa World Cup Qatar 2022

Prova e gabarito de História - 8º Ano - 2º bimestre



Prova e gabarito de História - 8º Ano - 2º bimestre


Clique aqui para baixar a prova do 8º  ano no 4shared.

Clique aqui para acessar mais provas de História, algumas com gabaritos.


Conteúdo: O período Joanino; Ideias e movimentos revolucionários no século XIX.

Gabarito:
Exercício 1
O aluno deve demonstrar que compreendeu o processo que envolve o Bloqueio Continental criado por Napoleão Bonaparte e a vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil, bem como os interesses econômicos ligados à Inglaterra.

Exercício 2
O aluno deve citar as mudanças realizadas no Brasil durante o período Joanino, como ariação do Banco do Brasil, a transformação do Brasil em sede do reino, a criação das escolas de medicina; modernização do Rio de Janeiro, investimentos em cultura e ciência, entre outras.

Exercício 3
Você deve estar se perguntando por que essa viagem, que aconteceu há bastante tempo, tem tanta importância nos dias de hoje. 
Pois bem, naquela época, o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. Tudo o que produzíamos era enviado à metrópole. Não podíamos fazer comércio com outros países, nem ter nossas próprias moedas, jornais e livros. Além do isolamento, faltavam boas estradas e moradia para a população. 
Quando a família real portuguesa veio para cá, uma nova era na história do Brasil começou. (…) 
Mas não pense você que esse episódio trouxe apenas conseqüências positivas. Só o fato de termos sido colonizados por Portugal fez com que herdássemos muitas coisas ruins. Coisas que a família real não mudou em sua passagem por aqui. Algumas ainda são grandes problemas para o Brasil. As diferenças sociais causadas por relações injustas de poder e pela escravidão, a falta de boas condições de vida para os mais pobres e a corrupção, que era comum em Portugal, são algumas das heranças negativas daquela época com as quais ainda convivemos hoje.

Exercício 4
Alternativa 'D'

Exercício 5
O aluno deve relacionar a Abertura dos Portos aos interesses econômicos portugueses e ingleses e à eliminação do pacto colonial, já que tal processo permitia que o Brasil realizasse comércio com 'outras' nações além da portuguesa.

Exercício 6
Alternativa 'B'

Exercício 7
Alternativa 'D'

Exercício 8
Alternativa 'E'

Exercício 9
a) De forma bem simplificada, o aluno deve demonstrar que entendeu o processo de oposição do ideal iluminista aos interesses absolutistas, que colocava a razão como instrumento de reflexão que levaria a uma melhoria das condições de cada indivíduo, sem qualquer tipo de opressão à liberdade.

b)Também de forma simplificada, o aluno deve demonstrar que compreendeu a oposição iluminista às práticas mercantilistas, criticando a exploração, o acúmulo de metais preciosos e a intervenção do Estado, que deveria ser substituída pela intervenção humana para que se alcançasse a prosperidade.


Exercício 10
(D)
(A)
(B)
(C)


Clique aqui para acessar mais provas de História, algumas com gabaritos.


-----
Fonte:

Imagem: thephotoholic

Comentários

Conteúdo Correspondente