Climograma

climograma clima geografia

Climograma

Tenha menos trabalho, crie seu climograma no Excel

Os climogramas são gráficos que permitem a compreensão do perfil climático de determinada região ao auxiliarem na visualização das médias de temperaturas e pluviométricas, geralmente no período de um ano. Na verdade o climograma é a sobreposição de dois gráficos, um linear e outro de barras, como o da figura acima. Os climogramas facilitam a observação de períodos de estiagem, de excesso de chuvas e as variações de temperaturas.
Criar um climograma é tarefa fácil, porém trabalhosa, podendo-se utilizar papel milimetrado para facilitar a criação das barras e da linha. Nas aulas do 7º ano, após aprendermos a parte teórica dos climogramas e analisarmos vários deles, de climas diferentes no Brasil, passamos para a parte prática e fomos desenhar nosso próprio gráfico, com informações do clima subtropical. Como foi o primeiro climograma que fizeram, os alunos levaram uma aula inteira para finalizar a atividade, porém os resultados foram satisfatórios, tanto para os alunos quanto para o professor. Depois que os alunos encerraram a atividade, foi sugerido pelo professor que tentassem fazer no computador, como poucos deles tinham familiaridade com o Excel, foi indicado o site Planilhas Excel, desenvolvido pelo João Henrique, com diversos modelos de planilhas prontos, inclusive de climograma (clique aqui para fazer o download). A planilha é muito simples de ser utilizada, mas se, mesmo assim, houver alguma dificuldade, é só acessar a postagem original (clicando aqui) que as informações estão bem detalhadas.

É isso, se tiverem alguma dúvida, ou quiserem informar o que acharam da atividade, basta comentarem esta postagem.

Comentários

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, ele estará visível assim que for aprovado.

Comentários anônimos podem ser publicados, porém não serão respondidos. Então, se quiser uma resposta, identifique-se. Ok?

Mais uma coisa, dependendo da correria do dia a dia, pode ser que eu demore um pouquinho para responder, mas pode ficar tranquilo que, cedo ou tarde, responderei.

Um abraço do professor Júnior!

Conteúdo Correspondente (inclui anúncios)