O Professor Junior Online disponibiliza conteúdo para aulas de História e Geografia. Aqui você encontra provas com gabaritos, vídeos, atividades e sugestões didáticas para enriquecer suas aulas. Há materiais atualizados e de qualidade para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Potencialize sua prática pedagógica!
Poder e Sociedade na Idade Média: O Papel da Igreja e da Nobreza A importância da Igreja e da Nobreza na manutenção do poder político na Idade Média Relação entre poder, religião e sociedade na Europa Medieval
Dúvida Cruel - A Guerra de Troia aconteceu realmente?
A Guerra de Troia aconteceu realmente?
Dúvida cruel da Sibele - 3º ano - Ensino Médio
Sibele, pode ficar tranquila que essa sua dúvida é compartilhada por muitas outras pessoas, inclusive historiadores, que discordam sobre a veracidade dos fatos da Guerra de Troia.
Antes de qualquer coisa, vamos lembrar rapidamente o que foi a Guerra de Troia.
Ao sequestrar a bela Helena, esposa do rei espartano Menelau, o príncipe troiano Páris desencadeou um processo que levaria à Guerra de Troia. Menelau conseguiu o apoio de Agamenon, Ulisses (ou Odisseu), Aquiles, entre outros e partiu para o ataque à cidade de Troia, em uma guerra que se arrastou por mais de dez anos (provavelmente ela tenha ocorrido entre os séculos XIII a.C. e XII a.C.). Em relação ao famoso cavalo de madeira, foi uma estratégia orquestrada por Ulisses diante da dificuldade em vencer os troianos. O grande cavalo tinha soldados no seu interior e foi deixado à porta da cidade de Troia, dando a impressão de que os espartanos haviam aceitado a derrota e deixado um presente. Os troianos levaram o cavalo para dentro da cidade e comemoraram sua vitória. Ao cair da noite, os soldados do interior do cavalo saíram', abriram as portas da cidade para os outros soldados e pegaram todos de surpresa. Foi o fim de Troia e Menelau conseguiu recapturar sua bela esposa.
Segundo os principais relatos, até o século XIX a Guerra de Troia não passava de uma narrativa mítica nas obras Homéricas (como vimos em nossas aulas, até mesmo a existência do próprio Homero, que teria vivido por volta do século IX a.C. é contestada). Foi o alemão Heinrich Schliemann que descobriu em 1871 os vestígios do que seria a cidade de Troia na atual Hissarlik, na Turquia (clique aqui para baixar um pequeno arquivo e visualizar no Google Hearth). Na verdade o que foi descoberto posteriormente na região é que várias cidades foram reconstruídas sobre as estruturas ou ruínas umas das outras. Sendo assim, com exceção das ruínas e dos relatos de Homero, não existem evidências sobre a Guerra de Troia. O que se sabe atualmente é que, para os gregos antigos, ela havia acontecido realmente e que hoje existem historiadores que aceitam as pesquisas que levam em consideração as descobertas iniciadas por Heinrich Schliemann e historiadores que não consideram tais pesquisas suficientemente embasadas para comprovar tal guerra. Daqueles que aceitam a veracidade da Guerra, alguns ainda acreditam que os motivos possam ter sido outros, como questões comerciais e não somente uma questão amorosa.
Continua...
-------------------------------
-------------------------------
No entanto, de tudo isso, uma coisa é incontestável: a importância dos relatos da guerra na Ilíada e na Odisseia para o compreendimento do cotidiano grego da antiguidade.
Assista no vídeo abaixo o documentário da NetGeo, Troia: A Verdadeira História:
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário, ele estará visível assim que for aprovado.
Comentários anônimos podem ser publicados, porém não serão respondidos. Então, se quiser uma resposta, identifique-se. Ok?
Mais uma coisa, dependendo da correria do dia a dia, pode ser que eu demore um pouquinho para responder, mas pode ficar tranquilo que, cedo ou tarde, responderei.
Um abraço do professor Júnior!