Postagem em destaque

Prova e gabarito de História - 1º Ano (Ensino Médio)- 2º bimestre



Prova e gabarito de História - 1º Ano (Ensino Médio)- 2º bimestre

Clique aqui para baixar a prova no 4shared.com


Clique aqui para acessar mais provas de História para o Ensino Médio, algumas com gabaritos.

Conteúdo:
O império Bizantino
Os árabes


Gabarito:
*** As questões dissertativas apresentam somente sugestões de respostas, podendo variar conforme a exposição do aluno.

1. O imperador tinha grande poder e governava de forma autoritária e despótica, controlando a administração pública, o exército e a igreja. O cesaropapismo exemplifica justamente este imenso poder do imperador que tinha poderes administrativos (césar) e religiosos (papismo).


2. O fato de o imperador bizantino controlar também o poder eclesiástico incomodava a Igreja Romana, provocando inúmeros conflitos entre ambos e que culminaram com o Grande Cisma do Oriente em 1054, que foi o rompimento definitivo entre as igrejas do Oriente e do Ocidente, resultando na Igreja Católica Apostólica Romana e na Igreja Ortodoxa Grega.

3. A


4. E


5. C


6. A Arábia pré-islâmica era formada por povos tanto sedentários quanto nômades; praticavam a idolatria e eram na sua maioria politeísta; praticavam o comércio e realizavam caravanas que muitas vezes partiam do Oriente rumo ao mar Mediterrâneo; não tinham uma unidade política, o que acentuava as diversidades culturais.


7. A simplicidade da doutrina islâmica, associada à decadência dos impérios persa e bizantino e aos interesses materiais dos árabes, bem como a força da jihad, foram fatores decisivos  no processo de expansão islâmica ao redor do Mediterrâneo. O contato com os europeus foi de grande valia no aspecto cultural, enriquecendo e diversificando a cultura ocidental.


8. D


9. B


10. B



Clique aqui para acessar mais provas de História para o Ensino Médio, algumas com gabaritos.

-----
Fonte:

Imagem: thephotoholic

Postagem programada

Comentários