Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Todas as bandeiras da Copa do Mundo Qatar 2022 para download

TODAS AS BANDEIRAS DOS PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA DO QATAR BANDEIRAS EM ALTA RESOLUÇÃO DE TODOS OS PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA DO MUNDO FIFA DE FUTEBOL NO QATAR EM 2022 ARQUIVOS PARA DOWNLOAD Fifa World Cup Qatar 2022

Prova e gabarito de História - 2º Ano (Ensino Médio)- 2º bimestre




Prova e gabarito de História - 2º Ano (Ensino Médio)- 2º bimestre

Clique aqui para baixar a prova no 4shared.com


Clique aqui para acessar mais provas de História para o Ensino Médio, algumas com gabaritos.

Conteúdo:
Emancipação política do Brasil: a regência de D. Pedro
O Primeiro Reinado
O período Regencial


Gabarito:
*** As questões dissertativas apresentam somente sugestões de respostas, podendo variar conforme a exposição do aluno.

1. O aluno deve demonstrar que compreendeu a relação do reconhecimento estadunidense à nossa Independência com a influência da Doutrina Monroe, contrária à dominação europeia. Em relação à Inglaterra, deve demonstrar que percebeu a ligação entre o reconhecimento da nossa Independência e os interesses econômicos ingleses, reafirmando as taxas aduaneiras de 1810.


2. A


3. C


4. Uma das possíveis respostas pode ser relacionada à questão de que a Constituição de 1824 tenha sido outorgada, enquanto que a de 1988 tenha sido promulgada, revelando assim as características principais de cada uma. Enquanto a primeira, apesar de uma leve roupagem liberal, seja marcada pela concentração do poder nas mãos do imperador, a última demonstra um verdadeiro caráter democrático.


5. D


6. C


7. O aluno deve deixar claro que compreendeu o período Regencial em todos os seus aspectos. Em linhas gerais, na política houve a real chance que a elite agrária aguardava de assumir o poder, sendo inclusive caracterizado tal período por alguns historiadores como uma experiência republicana em plena monarquia, fato que demonstrou a fragilidade política regencial concentrada no Sudeste e o desentendimento entre as próprias elites. Os aspectos econômico e social podem ser caracterizados como críticos por não atenderem às necessidades do amplo território nacional, evidenciado pelas diversas revoltas chamadas de regenciais que expunham os momentos de crise e carestia que assolavam o país.


8. O aluno deve demonstrar que entendeu o processo que pôs fim ao período regencial levando D. Pedro II ao trono antecipadamente, marcado também pelo desentendimento político das elites.


9. B


10. B



Clique aqui para acessar mais provas de História para o Ensino Médio, algumas com gabaritos.

-----
Fonte:

Imagem: thephotoholic

Postagem programada

Comentários

Conteúdo Correspondente