Postagem em destaque

Prova e gabarito de História - 2º Ano (Ensino Médio)- 2º bimestre




Prova e gabarito de História - 2º Ano (Ensino Médio)- 2º bimestre

Clique aqui para baixar a prova no 4shared.com


Clique aqui para acessar mais provas de História para o Ensino Médio, algumas com gabaritos.

Conteúdo:
Emancipação política do Brasil: a regência de D. Pedro
O Primeiro Reinado
O período Regencial


Gabarito:
*** As questões dissertativas apresentam somente sugestões de respostas, podendo variar conforme a exposição do aluno.

1. O aluno deve demonstrar que compreendeu a relação do reconhecimento estadunidense à nossa Independência com a influência da Doutrina Monroe, contrária à dominação europeia. Em relação à Inglaterra, deve demonstrar que percebeu a ligação entre o reconhecimento da nossa Independência e os interesses econômicos ingleses, reafirmando as taxas aduaneiras de 1810.


2. A


3. C


4. Uma das possíveis respostas pode ser relacionada à questão de que a Constituição de 1824 tenha sido outorgada, enquanto que a de 1988 tenha sido promulgada, revelando assim as características principais de cada uma. Enquanto a primeira, apesar de uma leve roupagem liberal, seja marcada pela concentração do poder nas mãos do imperador, a última demonstra um verdadeiro caráter democrático.


5. D


6. C


7. O aluno deve deixar claro que compreendeu o período Regencial em todos os seus aspectos. Em linhas gerais, na política houve a real chance que a elite agrária aguardava de assumir o poder, sendo inclusive caracterizado tal período por alguns historiadores como uma experiência republicana em plena monarquia, fato que demonstrou a fragilidade política regencial concentrada no Sudeste e o desentendimento entre as próprias elites. Os aspectos econômico e social podem ser caracterizados como críticos por não atenderem às necessidades do amplo território nacional, evidenciado pelas diversas revoltas chamadas de regenciais que expunham os momentos de crise e carestia que assolavam o país.


8. O aluno deve demonstrar que entendeu o processo que pôs fim ao período regencial levando D. Pedro II ao trono antecipadamente, marcado também pelo desentendimento político das elites.


9. B


10. B



Clique aqui para acessar mais provas de História para o Ensino Médio, algumas com gabaritos.

-----
Fonte:

Imagem: thephotoholic

Postagem programada

Comentários