Postagem em destaque

Prova e gabarito de História - 3º Ano - Ensino Médio - 3º bimestre


prova história 3º bimestre ensino médio

Prova e gabarito de História

3º Ano - Ensino Médio - 3º bimestre

Confira o gabarito da prova aplicada dia 24/08/2012.

Clique aqui para baixar a prova.


Clique aqui para acessar mais provas de História para o Ensino Médio, algumas com gabaritos.


Conteúdo:
Geral: O Iluminismo; A Revolução Industrial.
Brasil: A República da Espada; A República Oligárquica.


Gabarito:

Exercício 1:
Alternativa C

Exercício 2:
Alternativa D

Exercício 3:
Alternativa A

Exercício 4:
O aluno deve demonstrar que percebeu a influência iluminista para além das questões políticas e sociais, influenciando também o pensamento econômico, opondo-se ao mercantilismo e às constantes intervenções do Estado absolutista nos destinos da economia.  Destaque para os fisiocratas, que afirmavam que a economia, assim como a natureza, é regida por leis que independem de qualquer tipo de intervenção, tendo a agricultura como principal atividade econômica. Destaque ainda para Adam Smith que, com base no pensamento fisiocrata também defendia a liberdade econômica e a não intervenção do Estado, discordando ao estabelecer que o trabalho humano era a verdadeira fonte de riqueza.

Exercício 5:
Alternativa E

Exercício 6:
Alternativa A

Exercício 7:
Alternativa E

Exercício 8a:
O aluno poderia citar  o voto aberto, característica da nossa primeira Constituição republicana, os currais eleitorais, o voto de cabresto, a predominância do poder do coronel nas políticas regional, estadual e federal.

Exercício 8b:
Demonstrando que entendeu o funcionamento das engrenagens políticas da República Oligárquica, o aluno deveria relacionar  o poder paternalista, o mandonismo local do coronel ao papel que o mesmo desempenhava nas eleições graças à sua influência, que garantia a vitória dos candidatos que apoiava, gerando uma grande 'troca de favores' entre o poder regional, o estadual e o federal, ampliando o poder local do coronel, garantindo o poder do governo estadual e fortalecendo o poder federal.

Exercício 9:
Alternativa B




Clique aqui para acessar mais provas de História para o Ensino Médio, algumas com gabaritos.

Comentários