Postagem em destaque

Prova e gabarito de História - 9º Ano - 3º bimestre



Provas de História

Prova e gabarito de História - 9º Ano - 3º bimestre
Confira o gabarito da prova de História do 9º ano, aplicada dia 10/08/2012.

Clique aqui para baixar a prova do 9º  ano.


Clique aqui para acessar mais provas de História, algumas com gabaritos.


Conteúdo: O Estado Novo; a Guerra Fria.

Gabarito:
Exercício 1:
C

Exercício 2:
E

Exercício 3:
O fenômeno do populismo é baseado na manipulação das camadas populares por meio de promessas (muitas vezes não cumpridas) e eliminação de intermediários no contato com as massas populares. Tal fenômeno pode ser encarado como resultado do rápido processo de industrialização e urbanização, aliados ao poder carismático dos políticos com capacidade de manipular as camadas mais populares. Getúlio Vargas soube como ninguém utilizar-se do populismo, por meio de um poder centralizador, com um forte controle sobre os meios de comunicação, que se encarregavam de construir a imagem perfeita do presidente.

Exercício 4:
A

Exercício 5:
A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, ao lado das forças aliadas, revelava uma contradição entre a ditadura implantada por Vargas e a defesa dos ideais democráticos daquele bloco. Militares que estiveram no front, seduzidos principalmente pela organização, pela democracia e pelo poderio estadunidenses, começaram a projetar esperanças de uma maior participação política no governo. As forças democráticas brasileiras, a imprensa livre do final do Estado Novo e as manifestações contrárias a Getúlio, levaram à deposição do presidente em 1945.

Exercício 6:
C

Exercício 7:
Foi um conflito ideológico que marcou a segunda metade do século XX, resultado do antagonismo ideológico entre EUA, capitalista, e URSS, socialista. Ambos os países rivalizavam por áreas de influência e dominação econômica, iniciando um período de extrema rivalidade, tornando o mundo bipolarizado e em uma verdadeira corrida armamentista entre seus principais protagonistas.

Exercício 8:
D

Exercício 9:
a) OTAN
b) Pacto de Varsóvia
c) Comecom

Exercício 10:
A

Espero que você tenha conseguido bons resultados. Tenha um ótimo fim de semana!


Clique aqui para acessar mais provas de História, algumas com gabaritos.

Comentários