Postagem em destaque

Parque Estadual Mata dos Godoy

Mata dos Godoy
Placa de abertura à visitação pública da Mata dos Godoy


Parque Estadual Mata dos Godoy

Uma das últimas reservas naturais de mata nativa do Norte do Paraná

O Parque é uma ótima opção para atividades de campo ou para uma visita de lazer. Localizado a aproximadamente quinze quilômetros do centro de Londrina, representa o que restou de mata original, na verdade, o pouco que conseguiu resistir ao rápido desenvolvimento da região. Até 1989 a área do parque fazia parte da Fazenda Santa Helena, da família Godoy.
Segundo o site do IAP, a Mata dos Godoy é um dos mais importantes e conservados remanescentes de Mata Atlântica no Norte do Paraná. Para ser mais preciso, um remanescente de Floresta Estacional Semidecidual, que é, segundo o site Ambiente Brasil, um "tipo de vegetação que está condicionado pela dupla estacionalidade climática: uma tropical, com época de intensas chuvas de verão seguidas por estiagens acentuadas; e outra subtropical, sem período seco, mas com seca fisiológica provocada pelo intenso frio de inverno, com temperaturas médias inferiores a 15°C. É constituída por fanerófitos com gemas foliares protegidas da seca por escamas (catáfilos ou pêlos), tendo folhas adultas esclerófilas ou membranáceas deciduais. Em tal tipo de vegetação, a porcentagem das árvores caducifólias, no conjunto florestal e não das espécies que perdem as folhas individualmente, é de 20 e 50%. Nas áreas tropicais, é composta por mesofanerófitos que revestem, em geral, solos areníticos distróficos. Já nas áreas subtropicais, é composta por macrofanerófitos, pois revestem solos basálticos eutróficos".

A Mata dos Godoy é uma Unidade de Conservação controlada pelo IAP e abriga, segundo o próprio instituto, sessenta e cinco espécies de mamíferos e duzentos e oitenta e duas espécies de aves. Muitos desses animais e também inúmeras espécies de plantas estão ameaçados de extinção e são ameaçados pela ação desordenada do homem.


A visita que os alunos do Ensino Médio do Colégio Construindo o Saber fizeram ao parque foi organizada pelo professor Anderson, de Geografia e pela coordenadora Ana Paula.

Clique aqui para acessar a página da Mata dos Godoy no site do IAP.


Confira abaixo as fotos que foram tiradas no passeio que fizemos pela trilha.





Licença Creative Commons
Este blog foi licenciado sob uma Licença
 Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. 
Clique na imagem para saber mais.

Comentários

  1. Parabéns pelo blog e pelas informações do nosso parque, confira também nossa página no facebook, lá são encontradas muitas imagens de nossa biodiversidade. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, obrigado pelo seu comentário, o passeio ao parque com os alunos foi excelente, certamente voltaremos outras vezes.
      Já curti a página no Facebook: www.facebook.com/ParqueEstadualMatadosGodoy

      Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!