Para outras provas de História, clique nos links abaixo:
Clique aqui para baixar a prova.
Exercício 1:
Alternativa
E
Exercício 2:
Em linhas gerais, o pacto estabelecia que ambas as nações comprometiam-se a ficar afastadas umas das outras em caso de conflito bélico. Para os alemães o interesse era estratégico, pois evitava um ataque em duas frentes, como acontecera desastrosamente na 1ª Guerra Mundial. Já para os soviéticos o pacto vinha como uma oportunidade de organização militar, visto que as forças armadas não estavam adequadamente preparadas.
Exercício 3:
Alternativa
D
Exercício 4:
Alternativa
B
Exercício 5:
a) Foi o ataque aéreo japonês à base militar norte-americana de Pearl Harbor, no Pacífico, em 1941, por questões imperialistas no continente asiático. O ataque levou os EUA a entrarem na guerra contra os países do Eixo, ao lado dos Aliados.
b) Bombas atômicas utilizadas nos ataques às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.
Exercício 6:
Alternativa
B
Exercício 7:
O aluno deve deixar claro que compreendeu o conflito ideológico entre capitalismo e socialismo que se fortaleceu após a Segunda Guerra Mundial e deixou o mundo bipolarizado entre EUA e URSS, explicando como ocorreu o fortalecimento militar de ambas as nações envolvidas, focadas principalmente em armas nucleares. Apesar de não ocorrer um conflito armado diretamente entre EUA e URSS, ocorreram conflitos onde as forças envolvidas eram apoiadas e financiadas por uma ou outra nação, como a Guerra da Coreia e do Vietnã. É importante destacar também que o conflito ideológico levou tanto EUA quanto URSS a um desenvolvimento científico voltado para o militarismo, ao mesmo tempo que havia uma 'competição' entre ambas não só em relação às armas, mas também para mostrar ao mundo seu poderio e seus grandes feitos. No período da Guerra Fria, os países economicamente pouco desenvolvidos viam-se obrigados a realizarem alianças com um ou outro país dominante, foi neste contexto que ocorreu a Conferência de Bandung, na qual países asiáticos e africanos declararam-se não alinhados à URSS ou aos EUA.
Exercício 8:
Alternativa
A
Exercício 9:
Alternativa
B
Exercício 10:
A Conferência de Potsdam, entre outras determinações, dividia a Alemanha e a cidade de Berlim em quatro zonas de influência (Reino Unido, EUA, França e URSS), porém as rivalidades entre socialistas e capitalistas fizeram que ela se dividisse em duas: Alemanha Ocidental (RFA), sob influência capitalista e Alemanha Oriental (RDA), sob influência socialista. Em 1961 a URSS construiu o muro de Berlim, dividindo fisicamente os lados socialista e capitalista, que só seria derrubado em 1989.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!