Postagem em destaque

Prova e gabarito das provas do dia 01/11/2012 - 2º Ano


Prova de História - 1º Ano - Ensino Médio


Prova e gabarito de História

2º Ano - 4º Bimestre - Ensino Médio


Para outras provas de História,  clique nos links abaixo:



Clique aqui para baixar a prova.


Exercício 1:
Alternativa E

Exercício 2:
Em linhas gerais, o pacto estabelecia que ambas as nações comprometiam-se a ficar afastadas umas das outras em caso de conflito bélico. Para os alemães o interesse era estratégico, pois evitava um ataque em duas frentes, como acontecera desastrosamente na 1ª Guerra Mundial. Já para os soviéticos o pacto vinha como uma oportunidade de organização militar, visto que as forças armadas não estavam adequadamente preparadas.

Exercício 3:
Alternativa D

Exercício 4:
Alternativa B

Exercício 5:
a) Foi o ataque aéreo japonês à base militar norte-americana de Pearl Harbor, no Pacífico, em 1941, por questões imperialistas no continente asiático. O ataque levou os EUA a entrarem na guerra contra os países do Eixo, ao lado dos Aliados.
b) Bombas atômicas utilizadas nos ataques às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

Exercício 6:
Alternativa B

Exercício 7:
O aluno deve deixar claro que compreendeu o conflito ideológico entre capitalismo e socialismo que se fortaleceu após a Segunda Guerra Mundial e deixou o mundo bipolarizado entre EUA e URSS, explicando como ocorreu o fortalecimento militar de ambas as nações envolvidas, focadas principalmente em armas nucleares. Apesar de não ocorrer um conflito armado diretamente entre EUA e URSS, ocorreram conflitos onde as forças envolvidas eram apoiadas e financiadas por uma ou outra nação, como a Guerra da Coreia e do Vietnã. É importante destacar também que o conflito ideológico levou tanto EUA quanto URSS a um desenvolvimento científico voltado para o militarismo, ao mesmo tempo que havia uma 'competição' entre ambas não só em relação às armas, mas também para mostrar ao mundo seu poderio e seus grandes feitos. No período da Guerra Fria, os países economicamente pouco desenvolvidos viam-se obrigados a realizarem alianças com um ou outro país dominante, foi neste contexto que ocorreu a Conferência de Bandung, na qual países asiáticos e africanos declararam-se não alinhados à URSS ou aos EUA.

Exercício 8:
Alternativa A

Exercício 9:
Alternativa B

Exercício 10:
A Conferência de Potsdam, entre outras determinações, dividia a Alemanha e a cidade de Berlim em quatro zonas de influência (Reino Unido, EUA, França e URSS), porém as rivalidades entre socialistas e capitalistas fizeram que ela se dividisse em duas: Alemanha Ocidental (RFA), sob influência capitalista e Alemanha Oriental (RDA), sob influência socialista. Em 1961 a URSS construiu o muro de Berlim, dividindo  fisicamente os lados socialista e capitalista, que só seria derrubado em 1989.



Para outras provas de História,  clique nos links abaixo:

Comentários