Para outras provas de História, clique nos links abaixo:
Clique aqui para baixar a prova.
Exercício 1:
As unificações tardias da Alemanha e da Itália marcaram a desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas europeias em comparação com outras nações, como o Reino Unido. A necessidade dessas novas nações em buscar no colonialismo a matéria prima necessária para o fortalecimento da industrialização e o mercado consumidor necessário para absorver a produção levou a uma disputa colonial marcada por um colonialismo agressivo e por uma corrida armamentista que acentuou os desentendimentos entre as potências. O inevitável confronto entre as nações de industrialização mais tardia e as novas nações, fortalecidas pelo sistema de alianças, entre outros motivos, levou à Primeira Guerra Mundial.
Exercício 2:
Alternativa
E
Exercício 3:
Alternativa
D
Exercício 4:
Alternativa
C
Exercício 5:
Apesar das grandes diferenças entre os conflitos da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais, seja em relação às proporções de cada uma, ao alcance territorial atingido, ou ainda aos motivos que levaram cada uma a eclodir, a Segunda Guerra Mundial é vista por muitos como uma 'continuação' da Primeira devido aos caminhos tomados a partir dos acordos de paz ao fim do conflito que terminou em 1918. O chamado revanchismo alemão ao Tratado de Versalhes, aliado à crise econômica e ao surgimento de governos totalitários levou a um novo conflito, maior e mais abrangente apenas duas décadas após o fim da Primeira Guerra Mundial.
Exercício 6:
O aluno deve descrever em poucas palavras a situação político, econômica e social da Rússia às vésperas das revoluções de 1917, com suas raízes no Domingo Sangrento de 1905.
A Rússia vivia ainda sob um regime absolutista, o czarismo, enfrentando grande carestia de recursos básicos, devido, entre outros fatores, à grande extensão do território, aos privilégios da nobreza, à industrialização tardia e 'importada' das grandes potências europeias, à grave crise econômica pela qual passava a população.
Tendo como base esse contexto, aliado à derrota russa para o Japão na guerra russo-japonesa de 1904, um protesto, em 1905, é reprimido duramente pelo governo, episódio que ficou conhecido como Domingo Sangrento. A partir daí as manifestações e intensificaram e surgiram os sovietes. No contexto internacional, a Rússia, junto à Tríplice Entende, entra na Primeira Guerra Mundial.
Em 1917 as manifestações se transformam, inicialmente, em um golpe menchevique, que forçou a abdicação do czar Nicolau II e implantou um governo provisório, com tendências liberais. Com a manutenção do país na Guerra, os sovietes passam a se afastar do governo provisório e passa a tomar forma a Revolução Bolchevique, que eclode em outubro, com características de um regime socialista-proletário.
Exercício 7:
Alternativa
B
Exercício 8:
Alternativa
A
Exercício 9:
Alternativa
A
Exercício 10:
Alternativa
B
Para outras provas de História, clique nos links abaixo:
Olá! Onde consigo essa prova? No link não baixa.
ResponderExcluirOlá. Essa postagem é bem antiga e realmente não consegui recuperar o arquivo da prova. Mas você pode pesquisar aqui no blog provas do 3º ano, copiando o seguinte endereço na barra de pesquisa do seu navegador: https://www.professorjunioronline.com/search/label/3%C2%BA%20Ano
ExcluirTambém pode, por meio do campo "Pesquisar", no canto superior direito do blog, procurar pelos conteúdos que precisa.