Postagem em destaque

UEL - Provas 2º dia da 2ª fase + Questões de História comentadas

UEL - Vestibular 2013 - 2ª fase
2º dia de provas


UEL - Vestibular 2013 - 2ª fase

Provas de Habilidades Específicas e expectativas de respostas


O segundo dia de provas da segunda fase da UEL, assim como o primeiro, teve baixo índice de ausentes, segundo a Agência de Notícias da universidade.

Neste segundo dia, os candidatos fizeram provas de habilidades específicas. Clique nos links abaixo para visualizar e fazer download das provas:

Em relação à prova de História (clique aqui para baixar), as questões focaram em assuntos que sempre exploramos bastante em nossas aulas. De uma forma geral, foram tranquilas mas exigiram atenção e cuidado.







  • Questão 1a: bastava o candidato analisar a foto e destacar as referências ao período ditatorial expressas principalmente nos cartazes. ::::: Expectativa de resposta da UEL:
O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas contra o regime ditatorial; documentos encontrados recentemente sobre o período.

  •  Questão 1b: buscando verificar o conteúdo de atualidades do candidato, cobra um conhecimento básico sobre a Comissão Nacional da Verdade, instituída em maio deste ano, que investiga violações de Direitos Humanos cometidos por agentes públicos entre os anos de 1946 e 1988. Para saber mais sobre a Comissão Nacional da Verdade, acesse o site provisório www.cnv.gov.br. ::::: Expectativa de resposta da UEL:
O candidato deve mencionar que a Comissão da Verdade investiga crimes promovidos pelo Estado durante a ditadura civil-militar e que essa Comissão surgiu como resultado das lutas sociais e políticas do período da redemocratização.

  • Questão 2a: com a frase bem conhecida e difundida nos livros didáticos, retirada da obra de Antonil, o candidato deve demonstrar como o escravo era a base de sustentação da sociedade colonial, sendo responsável por basicamente todas as atividades que fundamentaram nossa economia à época.  ::::: Expectativa de resposta da UEL:
O candidato deve relacionar a noção de que os escravos são as mãos e os pés dos senhores de engenho com os trabalhos na propriedade rural, do plantio ao fabrico do açúcar. Isto é, constituem as bases fundamentais da economia colonial.

  • Questão 2b: em uma análise feita, geralmente, desde o 8º ano do Ensino Fundamental e repetida muitas vezes no Ensino Médio, a questão cobra que o candidato identifique a postura de Antonil, que não se posiciona totalmente contra os castigos, mas pede comedimento. ::::: Expectativa de resposta da UEL:
Em relação ao tratamento dispensado aos escravos, Antonil observa que, embora seja recomendado que se empreguem os PPP, muitas vezes os castigos são mais abundantes que a vestimenta e a alimentação, ou seja, Antonil indica o desequilíbrio no tratamento dado aos escravos. Em outras palavras, recomenda aos senhores que castiguem os escravos na “medida correta”, sem exageros.

  • Questão 3a: questão simples, cobrando conhecimentos básicos sobre as características da Revolução Industrial. Expectativa de resposta da UEL:
Sobre a revolução industrial, o candidato deve articular uma resposta que aponte suas características: o surgimento da manufatura, a urbanização, o surgimento do proletariado, o surgimento da indústria de bens de capital, a expulsão do homem do campo, o cercamento das terras, a exploração do trabalho assalariado.

  • Questão 3b: abordando fatores atuais sobre desenvolvimento, desenvolvimento sustentável e globalização, a questão cobra do candidato uma análise sobre os avanços tecnológicos, o bem-estar social decorrente de tais avanços e o fato de tais benefícios não estarem acessíveis a todos. ::::: Expectativa de resposta da UEL:
Espera-se que o candidato articule uma reflexão demonstrando como o desenvolvimento tecnológico pode contribuir para o desenvolvimento humano e até mesmo para a preservação ambiental. Essas tecnologias não estão, contudo, disponíveis para todos, o que reforça a desigualdade existente. Em suma, o candidato deverá argumentar sobre os aspectos contraditórios das relações entre desenvolvimento tecnológico e bem-estar social.

  • Questão 4a: uma clara menção à influencia cultural estadunidense, cobra do aluno uma análise do poderio imperialista dos EUA na América Latina durante o período de bipolarização da Guerra Fria e todos os seus desdobramentos. Expectativa de resposta da UEL:
O candidato deve saber sobre os fatores de dominação imperialista, isto é, econômica e cultural dos Estados Unidos em relação à América Latina nos anos de 1960-1970: a importância do desenvolvimento industrial dos EUA pós-Segunda Guerra; a projeção de poder global e a transformação dos EUA em líder do mundo ocidental; a Guerra Fria e a oposição ao comunismo; desenvolvimento de estratégias de submissão aos EUA por meio de empréstimos e investimentos, intervenção política e apoio a golpes militares e programas culturais que enfatizem os valores ocidentais e anticomunistas.
  • Questão 4b: exige que o aluno saiba analisar diversas fontes de informações, diferenciando as visões de cada uma e seus objetivos. Expectativa de resposta da UEL:
O candidato deve perceber que os documentos falam desse Imperialismo de formas diferentes: 1) a tirinha de Quino, com a personagem Mafalda, aborda a questão com humor crítico de um latino-americano; 2) o documento – texto de um sociólogo que enfatiza a elaboração de dispositivos culturais utilizados no período contra o comunismo e 3) o documento três – um documento oficial do governo estadunidense, que traz as orientações para as multinacionais que precisam lidar com o antiamericanismo para ter lucros na América Latina.


Comentários