Postagem em destaque

Gabarito e prova para download - História - 2º ano - 1º bimestre

Provas de História


Confira o gabarito da prova do 2º ano/1ºbimestre - Ensino Médio

Clique aqui para fazer o download da prova



Clique aqui para acessar mais provas de História para o Ensino Médio, algumas com gabaritos.

Colégio Construindo o Saber



Questão 1a:
Os Atos de Navegação assinados por Cromwell em meados do século XVII e os decretos de Elisabeth I liberando a pirataria aos navios ingleses permitiram que a Inglaterra conquistasse a hegemonia marítima; o monopólio do tráfico de escravos permitiu aos ingleses um acúmulo de capitais que possibilitou a abertura do caminho para a industrialização; o Tratado de Methuen, assinado com Portugal, dava liberdade aos produtos ingleses nas colônias portuguesas; o processo de cercamentos proporcionou aumento na produção de lã, que seria a matéria-prima básica das indústrias nascentes.

Questão 1b:
Intensificação da divisão do trabalho, sendo cada trabalhador responsável apenas por parte do processo produtivo; ampliação da oferta de mão de obra nas cidades, com esvaziamento dos campos; surgimento de duas classes sociais antagônicas: a burguesia industrial e o proletariado; surgimento de grupos organizados que lutam por seus direitos e que, posteriormente, proporcionariam o surgimento do comunismo e do anarquismo.

Questão 2:
Alternativa C

Questão 3:
Alternativa E

Questão 4:

O Bloqueio Continental, decretado por Napoleão Bonaparte em 1806, impedia que países do continente europeu realizassem atividades comerciais com a Inglaterra e objetivava, principalmente, o enfraquecimento econômico dos ingleses, já que o domínio militar havia se mostrado impraticável. Tal atitude afetou diretamente a economia dos países continentais, já que a Inglaterra era o grande fornecedor de mercadorias, além de afetar diretamente a questão sobre a vinda da família real portuguesa ao Brasil.

Questão 5:
Alternativa B.

Questão 6:
Alternativa C.

Questão 7:
Alternativa A

Questão 8:
O Haiti foi marcado pela liderança de escravos na condução do seu processo de independência.

Questão 9:
Bolívar se refere aos Criollos como uma "meia espécie" entre os "legítimos proprietários do país" (os índios) e os "usurpadores espanhóis" (os colonizadores). Os criollos são apontados como os verdadeiros condutores da independência na América Espanhola ao adotarem, durante a Era Napoleônica, juntas governativas, ao deporem autoridades metropolitanas, impondo uma administração própria.




Clique aqui para acessar mais provas de História para o Ensino Médio, algumas com gabaritos.

Comentários