Confira o gabarito da prova do 2º ano/1ºbimestre - Ensino Médio
Clique aqui para acessar mais provas de História para o Ensino Médio, algumas com gabaritos.
Colégio Construindo o Saber
Questão 1a:
Os Atos de Navegação assinados por Cromwell em meados do século XVII e os decretos de Elisabeth I liberando a pirataria aos navios ingleses permitiram que a Inglaterra conquistasse a hegemonia marítima; o monopólio do tráfico de escravos permitiu aos ingleses um acúmulo de capitais que possibilitou a abertura do caminho para a industrialização; o Tratado de Methuen, assinado com Portugal, dava liberdade aos produtos ingleses nas colônias portuguesas; o processo de cercamentos proporcionou aumento na produção de lã, que seria a matéria-prima básica das indústrias nascentes.
Questão 1b:
Intensificação da divisão do trabalho, sendo cada trabalhador responsável apenas por parte do processo produtivo; ampliação da oferta de mão de obra nas cidades, com esvaziamento dos campos; surgimento de duas classes sociais antagônicas: a burguesia industrial e o proletariado; surgimento de grupos organizados que lutam por seus direitos e que, posteriormente, proporcionariam o surgimento do comunismo e do anarquismo.
Questão 2:
Alternativa C
Questão 3:
Alternativa E
Questão 4:
O Bloqueio Continental, decretado por Napoleão Bonaparte em 1806, impedia que países do continente europeu realizassem atividades comerciais com a Inglaterra e objetivava, principalmente, o enfraquecimento econômico dos ingleses, já que o domínio militar havia se mostrado impraticável. Tal atitude afetou diretamente a economia dos países continentais, já que a Inglaterra era o grande fornecedor de mercadorias, além de afetar diretamente a questão sobre a vinda da família real portuguesa ao Brasil.
Questão 5:
Alternativa B.
Questão 6:
Alternativa C.
Questão 7:
Alternativa A
Questão 8:
O Haiti foi marcado pela liderança de escravos na condução do seu processo de independência.
Questão 9:
Bolívar se refere aos Criollos como uma "meia espécie" entre os "legítimos proprietários do país" (os índios) e os "usurpadores espanhóis" (os colonizadores). Os criollos são apontados como os verdadeiros condutores da independência na América Espanhola ao adotarem, durante a Era Napoleônica, juntas governativas, ao deporem autoridades metropolitanas, impondo uma administração própria.
Clique aqui para acessar mais provas de História para o Ensino Médio, algumas com gabaritos.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!