Postagem em destaque

125 anos da abolição da escravatura

Jornal do Senado
Jornal do Senado

13 de maio de 1888

Passados 125 anos, o documento que colocava fim à escravidão no Brasil ainda provoca muitas discussões




Muito comemorada pelos escravos que se tornaram livres a partir daquele domingo, dia 13 de maio de 1888, a Lei Áurea deixou muito a desejar. Em um texto curto, com apenas dois artigos, determinava:

Art. 1.º: É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil.
Art. 2.º: Revogam-se as disposições em contrário.

Tudo parecia muito simples. Acabar com um enraizamento cultural de mais de 300 anos com dois simples artigos e nada mais. Porém o que se viu nas semanas, meses, anos, décadas e século que se passaram depois daquela Lei João Alfredo, a Lei Áurea, foi um verdadeiro descaso com as mais de 600 mil pessoas (segundo dados oficiais) que eram escravas naquele final de século XIX.
Proprietários de escravos insatisfeitos por perderem suas 'propriedades' eram o menor dos problemas que, devido à necessidade, logo seria resolvido. O grande problema foi a massa humana que passou, de uma hora para outra, sem nenhum direito, a compor o quadro das cidades. Pessoas sem emprego, sem local para morar, sem ter, muitas vezes, nem mesmo o que comer. O reflexo desse efeito devastador pode ser percebido facilmente em nossa sociedade nos dias de hoje, na qual o negro ainda precisa, e muito, lutar por seus direitos, direitos de igualdade que parecem tão básicos, mas que às vezes são tão distantes.
Não é à toa que nos últimos anos a comemoração do 13 de maio vem cedendo lugar aos protestos do dia 20 de novembro, quando se celebra o Dia da Consciência Negra. Mas isso é assunto para outra postagem.

Há cinco anos, para comemorar os 120 anos da abolição, o Jornal do Senado lançou uma edição especial como se fosse um jornal do dia 14 de maio de 1888. Clique na figura abaixo para ter acesso à versão online desta edição especial do Jornal do Senado.

Jornal do Senado
Edição especial

Clique aqui para ler a postagem de 2012 sobre a abolição, com sugestão de textos, vídeo e uma imagem da Lei Áurea em .jpg para download.




Comentários