Postagem em destaque

Semana da Pátria - 8º ano

Semana da Pátria - 8º ano


Trabalhos para o 8º ano

Semana de História e Geografia




A Bandeira do Brasil

É claro que ao nos aproximarmos da data de comemoração da Independência do Brasil o interesse por dois de nossos Símbolos Nacionais aumenta, a Bandeira e o Hino, sendo comum que algumas pessoas associem a criação da nossa Bandeira à data de 7 de setembro de 1822 (Independência do Brasil) e não a 15 de novembro de 1889 (data da Proclamação da República). Com o objetivo de esclarecer esse equívoco, os alunos do 8º ano realizarão uma pesquisa sobre algumas bandeiras que já pertenceram ao nosso país independente e também ao período colonial.

O trabalho será dividido em:

- Pesquisa sobre o histórico de cada bandeira (a sala foi dividida em 13 duplas, ficando cada uma delas responsável por uma bandeira diferente);
- Desenho, em cartolina padrão, da bandeira de responsabilidade da equipe;
- Pesquisa sobre o período histórico de cada uma das bandeiras.

As bandeiras a serem pesquisadas são: Bandeira da Ordem de Cristo, Bandeira Real, Bandeira de D. João III, Bandeira do Domínio Espanhol, Bandeira da Restauração, Bandeira do Principado do Brasil, Bandeira de D. Pedro II, de Portugal, Bandeira Real do século XVII, Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve, Bandeira do Regime Constitucional, Bandeira Imperial do Brasil, Bandeira Provisória da República, Bandeira Nacional.

** Resultado das pesquisas sobre o histórico da bandeira e o período histórico pode ser manuscrito, impresso ou enviado por e-mail, facebook, nuvens....

** Dúvidas? Além de esclarecimentos durante as aulas, você também pode comentar esta postagem ou, como de costume, pelo Facebook.


Além das suas pesquisas, os links abaixo também podem dar uma força. Lembre-se de pesquisar em mais de uma fonte e não copiar, mas sim escrever a sua visão sobre o assunto.

-------------------------------

-------------------------------


Informações sobre as bandeiras:
- História Digital;
- Wikipédia;
- bandeiras.com.br;
- Uol Educação;
- Brasil Escola;
- EBC;
- Postagem aqui no Blog sobre os Símbolos Nacionais.


Links para pesquisa sobre os períodos históricos relacionados a cada trabalho:
- MultiRio;
- Viagem pela História do Brasil;
- Brasil Escola;
- História Brasileira;
- historiadobrasil.net.


Está apanhando para desenhar a bandeira? Aprenda em alguns vídeos do YouTube como desenhar utilizando a técnica de 'Ampliação Quadriculada'. Tenha paciência, assista até o final, peça ajuda (somente ajuda!) aos pais ou algum amigo e não se esqueça que utilizaremos algumas aulas para este trabalho.







Abraço, bom trabalho e não deixem para última hora.








Comentários