Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Todas as bandeiras da Copa do Mundo Qatar 2022 para download

TODAS AS BANDEIRAS DOS PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA DO QATAR BANDEIRAS EM ALTA RESOLUÇÃO DE TODOS OS PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA DO MUNDO FIFA DE FUTEBOL NO QATAR EM 2022 ARQUIVOS PARA DOWNLOAD Fifa World Cup Qatar 2022

Eminência Parda

Cardeal Richelieu
Retrato do Cardeal Richelieu, obra de Philippe de Champaigne (século XVII).

Eminência Parda

Qual a origem da expressão e seu significado hoje


A pedido da professora Aline Mara Afonso (Colégio Construindo o Saber), que trabalha o tema na disciplina de Língua Portuguesa



Depois do rei e do senhor cardeal, era o Sr. de Tréville o homem cujo nome talvez fosse mais freqüentemente pronunciado pelos militares e até pelos burgueses. É verdade que havia também Père Joseph, mas o nome deste último só era proferido baixinho, tão grande terror inspirava a Eminência Parda, como chamavam ao secretário do cardeal. (Os três mosqueteiros, Alexandre Dumas)
Ratzinger [futuro Bento XVI], eminência parda do pontificado de Wojtila [João Paulo II], tem dito que não há o que reformar no cristianismo. (O Papa e a História, SuperInteressante, 2005)
(...) Todo mundo acha que a eminência parda do governo de Lulinha Paz e Amor é o Zé Dirceu. Tem um amigo meu que não tem a menor dúvida: infla seus pulmões e brada em alto e bom som, para quem quiser e para quem não quiser ouvir: “O Lula é só um garoto-propaganda, que nem aquele das Casas Bahia. Quem manda mesmo é o Zé Dirceu” (Mario Guerreiro, em texto de 2004)

Os três trechos citados acima já nos dão uma dica do significado da expressão eminência parda, utilizada para se referir a uma pessoa com forte influência política, mas que age no anonimato. Segundo Mario Guerreiro (do último trecho citado no início da postagem), "é realmente aquele que mexe os pauzinhos e exerce o Poder, mas silenciosa e invisivelmente".

Pere Joseph
François Leclerc du Tremblay, o Pere Joseph ou Padre José.


A expressão tem origem  no século XVII, durante o reinado de Luís XIII na França. O cardeal Richelieu foi o principal ministro do rei Luís XIII e também homem de confiança. Por sua vez, Richelieu tinha o frade François Leclerc du Tremblay (também conhecido como Pére Joseph) como seu braço direito. Enquanto Tremblay influenciava discretamente o cardeal Richelieu, este mantinha sua influência sobre o rei.

Devido às vestimentas que utilizavam, ambos eram chamados de Eminência Parda e Eminência Vermelha, respectivamente Tremblay e Richelieu. De lá para cá, a expressão continuou a ser utilizada para fazer referência aqueles que governam sem 'mostrar as caras'
 

Comentários

Conteúdo Correspondente