Postagem em destaque

Prova de História - Ensino Médio - 2º ano - com gabarito

Prova de História - Ensino Médio


Prova de História

2º ano - 1º bimestre - Ensino Médio


Colégio Construindo o Saber
Prova para download e gabarito


Clique aqui para fazer o download da prova no Dropbox.
Quer armazenar seus arquivos 'nas nuvens', no Dropbox? Basta clicar aqui.

Quer outras provas de História? Utilize o menu no início desta página ou clique aqui.


Gabarito:

Exercício 1a:
O aluno deve demonstrar conhecimento básico sobre o conteúdo tradicional relacionado à Revolução Industrial, descrevendo o processo dos cercamentos, intensificado principalmente no século XVIII na Inglaterra e que consistia em uma privatização, por parte dos grandes senhores, das terras de uso comum dos camponeses, cercando-as. Como os camponeses dependiam dessas terras para o sustento, acabam buscando novas formas de sobrevivência nas cidades, algumas delas contando já com algumas indústrias, e formando uma grande concentração de mão de obra. Muitos desses novos moradores urbanos ingressavam nas fábricas, formando a nova classe operária, e outros tantos formavam um enorme grupo de desempregados, o chamado exército industrial de reserva.

Exercício 1b:
Ainda com conhecimento básico de conteúdos, o aluno poderia citar o tráfico de escravos, o fortalecimento do Estado liberal, atividades de pirataria, comércio colonial, todos ligados à acumulação primitiva de capital.

Exercício 2:
A partir do conhecimento do movimento ludita, que no processo da Revolução Industrial designava trabalhadores que se opunham ao advento das máquinas, provocando destruição das mesmas com o objetivo de abrandar o desemprego causado pela substituição do trabalho humano pelas máquinas. Analisando o texto, o aluno pode concluir que a citação ao termo 'ludita' pode remeter a uma negação da internet, segundo o autor, somente no que se refere à sua utilização de forma fútil e sem objetivos práticos, já que o texto é encerrado citando a internet como uma revolução do capitalismo.

Exercício 3:
Alternativa E

Exercício 4:
Com base no conhecimento sobre a Era Napoleônica, o aluno deve explicar como Napoleão, tentando enfraquecer economicamente a Inglaterra, decreta o Bloqueio Continental, proibindo qualquer país do continente europeu de fazer comércio com a mesma. No entanto, sem a capacidade francesa em substituir a Inglaterra como fornecedora de mercadorias, os países continentais acabam por ficarem sem opções à altura para suprirem suas necessidades.

Exercício 5 - Portugal:
É importante que o aluno demonstre que compreendeu a situação portuguesa, posicionada entre o comércio já tradicional com os ingleses e a imposição de Napoleão Bonaparte, resultando na opção do príncipe regente português em abandonar a Europa e transferir a corte para o Brasil.

Exercício 5 - Rússia:
O aluno deve focar no comércio mantido pelos russos com os ingleses e visto pelos franceses como ilegal, resultando na campanha napoleônica rumo à Rússia, com centenas de milhares de soldados. Campanha esta que demonstrou-se um fracasso diante do grande número de baixas humanas e da derrota francesa, demonstrando às outras nações que Napoleão poderia sim, ser derrotado.

Exercício 6:
Alternativa A

Exercício 7:
Alternativa B

Exercício 8:
Alternativa D

Exercício 9:
Alternativa C



Quer outras provas de História?
Utilize o menu no início desta página ou clique aqui.

Comentários