Postagem em destaque

Prova de História - Ensino Médio - 3º ano - com gabarito

Prova de História - Ensino Médio


Prova de História

3º ano - 1º bimestre - Ensino Médio


Colégio Construindo o Saber
Prova para download e gabarito


Clique aqui para fazer o download da prova no Dropbox.
Quer armazenar seus arquivos 'nas nuvens', no Dropbox? Basta clicar aqui.

Quer outras provas de História? Utilize o menu no início desta página ou clique aqui.


Gabarito:

Exercício 1:
Alternativa C

Exercício 2a:
Paleolítico

Exercício 2b:
A descoberta da agricultura, Revolução Neolítica

Exercício 2c:
O aluno deve demonstrar que compreendeu a importância da descoberta da agricultura no processo evolutivo cultural da humanidade. Para isso deve analisar o impacto da agricultura na sedentarização e as transformações decorrentes desse processo, como o domínio de práticas agrícolas, as primeiras organizações em sociedade, o desenvolvimento tecnológico na invenção de instrumentos que facilitaram a agricultura, o desenvolvimento de regras de convívio, sempre lembrando que essas mudanças ocorrem de forma gradual.

Exercício 3:
Alternativa A

Exercício 4:
Alternativa A

Exercício 5:
O aluno deve fazer uma ligação do texto apresentado com o conteúdo visto em sala, fazendo em seguida uma simples comparação entre os modos de vida do paleolítico e do neolítico, podendo destacar as principais características vistas em sala.

Exercício 6:
Analisando os renascimentos urbano e comercial ocorridos na Baixa Idade Média, o aluno deve relacioná-los ao surgimento da burguesia, ao fortalecimento do poder real, à ligação com o Oriente por meio das cruzadas e ao surgimento das oportunidades que levaram às Grandes Navegações.

Exercício 7:
Alternativa A

Exercício 8:
Alternativa B

Exercício 9a:
Com base em conhecimentos básicos de História, o aluno deveria analisar o texto apresentado, demonstrando compreensão e concluindo que o relato de Duarte Pacheco altera a versão oficial do descobrimento do Brasil porque relata viagem ao Brasil antes de 1500, podendo inclusive, citar a intencionalidade da viagem de Cabral.

Exercício 9b:
O aluno deve demonstrar que tem conhecimento do conteúdo tradicional de História ao citar que procurou-se manter o relato em segredo devido à rivalidade entre as potências marítimas durante o período da expansão marítima europeia, principalmente Portugal e Espanha.



Quer outras provas de História?
Utilize o menu no início desta página ou clique aqui.

Comentários