Postagem em destaque

Prova de História - 1º ano/Ensino Médio - 2º Bimestre - 2014 - com gabarito

Aqui tem uma foto da prova de história.


Prova de História

1º ano - 2º bimestre - Ensino Médio


Colégio Construindo o Saber
Prova para download e gabarito


Clique aqui para fazer o download da prova no Dropbox.
Quer armazenar seus arquivos 'nas nuvens', no Dropbox? Basta clicar aqui.

Quer outras provas de História? Utilize o menu no início desta página ou clique aqui.


Gabarito:

Exercício 1:
O aluno deve demonstrar que compreendeu que o imperador bizantino detinha o poder administrativo e eclesial, ou seja, administrava o império e comandava a igreja, ou ainda, tinha o poder político e religioso.

Exercício 2:
O aluno deve demonstrar seu entendimento sobre a questão envolvendo a igreja romana e o imperador bizantino. Em 1054, conflito envolvendo questões religiosas, principalmente devido ao poder exercido pelo imperador bizantino, levou as duas igrejas a um rompimento definitivo, dividindo o cristianismo em duas igrejas, a Igreja Católica Apostólica, com sede em Roma, tendo o papa como seu líder supremo e a Igreja Ortodoxa, com sede em Constantinopla, tendo como líder o patriarca.

Exercício 3:
Alternativa A

Exercício 4:
Alternativa E

Exercício 5:
Alternativa C

Exercício 6:
O aluno deve apenas descrever características da Península Arábica no período que antecede ao surgimento do Islamismo, citando por exemplo, aspectos religiosos como o politeísmo, a importância do comércio em caravanas, o grande número de tribos nômades com suas particularidades culturais, a importância já existente em Meca, governada pelos coraixitas.

Exercício 7:
O aluno deve demonstrar seus entendimento sobre a importância do surgimento do Islamismo e sua rápida expansão com Maomé e após sua morte. Ao pregar a difusão do monoteísmo islâmico, Maomé opôs-se a tudo que fosse uma afronta à nova religião, pregando o monoteísmo e se opondo inclusive à Caaba, enfrentando assim a animosidade dos coraixitas em Meca. Após retirar-se para Yatreb em 632 (Hégira), Maomé fortaleceu-se e, ao retornar para Meca domina a cidade e mantém o culto à Caaba, tornando a peregrinação a Meca um dos preceitos da religião, conseguindo assim o apoio local. Após a morte de Maomé, com os árabes unificados sob o monoteísmo e motivados pela escassez de terra e pelo crescimento populacional, começa a expansão para outras regiões da Ásia, da África e até da Europa.

Exercício 8:
Alternativa D

Exercício 9:
Alternativa B

Exercício 10:
Alternativa B



Quer outras provas de História?
Utilize o menu no início desta página ou clique aqui.

Comentários