Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Poder e Sociedade na Idade Média: O Papel da Igreja e da Nobreza

Poder e Sociedade na Idade Média: O Papel da Igreja e da Nobreza A importância da Igreja e da Nobreza na manutenção do poder político na Idade Média Relação entre poder, religião e sociedade na Europa Medieval

Prova de História - 8º ano - 3º Bimestre - 2014 - com gabarito.

Prova de História - 8º ano - 3º bimestre - 2014

Prova de História. 

8º ano - 3º bimestre. 


Prova para download e gabarito. 
Colégio Construindo o Saber


Clique aqui para fazer o download da prova no Mega.
Quer armazenar seus arquivos 'nas nuvens'? Basta clicar aqui.

Quer outras provas de História? Utilize o menu no início desta página, os botões ao lado ou clique aqui.




Gabarito:

Exercício 1:
Alternativa D

Exercício 2:
De forma bem sucinta, o aluno deve fazer uma breve comparação entre os dois tipos de parlamentaismo citados, no que diz respeito à função do monarca. Enquanto na Inglaterra o parlamento tem realmente poder, por meio do primeiro ministro, e a rainha é subordinada a este parlamento, no Brasil o parlamentarismo contava com um mecanismo que lhe dava características especiais, ou seja, o poder Moderador, que colocava o poder do monarca acima dos outros três (executivo, legislativo e judiciário), dando assim amplos poderes ao rei.

Professorjunioronline.com FeedBurner

::::: Por um erro de digitação a prova não tem o exercício 3 :::::

Exercício 4:
Alternativa A

Exercício 5:
Alternativa D

Exercício 6:
Nas eleições de 2014 serão eleitos representantes dos poderes Executivo e Legislativo.

  • No Executivo serão eleitos presidente e vice-presidente, além de governadores e vice-governadores dos estados e do Distrito Federal.
  • No Legislativo serão eleitos senadores, deputados federais, deputados estaduais e deputados do Distrito Federal.
Exercício 7:
O aluno deve deixar claro que compreendeu o processo de produção cafeeira nas duas regiões, destacando algumas de suas características, como por exemplo:

  • Vale do Paraíba: exploração intensa, sem processo de renovação, produção regionalizada e predomínio da mão de obra escrava.
  • Oeste Paulista: com uma visão mais empreendedora, os cafeicultores dessa região investiam em renovação, tecnologias e técnicas de plantio, diversificavam seus investimentos e introduziram a mão de obra imigrante.
Exercício 8:
Alternativa C

Exercício 9:
Alternativa B

Professorjunioronline.com no e-mail
Exercício 10:
Alternativa B

Exercício 11:
O aluno deve associar tanto a Tarifa Alves Branco quanto a Lei Eusébio de Queiros ao surto desenvolvimentista que o Brasil enfrentou no período. Enquanto a Tarifa Alves Branco criava mecanismos protecionistas, a Lei Eusébio de Queiros abria espaço para a mão de obra imigrante. Essas duas medidas permitiram um desenvolvimento momentâneo, chegando a ser considerado o auge econômico do Segundo Reinado.

Exercício 12:
Alternativa A

Exercício 13:
Durante o bimestre os alunos fizeram trabalhos relacionados às leis abolicionistas do século XIX. Neste exercício devem fazer um breve comentário sobre a Lei que lhe coube durante a pesquisa.


Quer outras provas de História? 
Utilize o menu no início desta página, os botões ao lado ou clique aqui.




Comentários

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, ele estará visível assim que for aprovado.

Comentários anônimos podem ser publicados, porém não serão respondidos. Então, se quiser uma resposta, identifique-se. Ok?

Mais uma coisa, dependendo da correria do dia a dia, pode ser que eu demore um pouquinho para responder, mas pode ficar tranquilo que, cedo ou tarde, responderei.

Um abraço do professor Júnior!

Conteúdo Correspondente