Prova 2º ano - Ensino Médio.
4º bimestre - 2014.
Colégio Construindo o Saber
Clique aqui para baixar a prova de história do 1º ano do Ensino Médio, com gabarito.
Quer outras provas de História?
Utilize o menu no início desta página, os botões na parte direita da tela ou clique aqui.
Exercício 1:
Alternativa A
Exercício 2:
O aluno deve destacar a insatisfação de São Paulo com o Golpe de 1930 e os rumos do governo Vargas, extremamente autoritário, enfatizando a luta pelo respeito à Constituição e a insatisfação pela nomeação de interventores. Após quase três meses, o conflito chega ao fim, com São Paulo controlado. Foram mantidas datas para eleições do executivo nacional, a Assembleia Constituinte e a nomeação de um paulista como interventor.
Exercício 3:
Alternativa B
Exercício 4:
Alternativa E
Exercício 5:
O aluno deve destacar os preparativos para as eleições de 1938 como pano de fundo dessa transição, bem como o papel da Intentona Comunista de 1935, que servirá como pretexto do Plano Cohen, criado supostamente por militares para montar uma situação de ameaça comunista para o país, tornando necessário a instalação de um Estado de Guerra, que impediria as eleições e permitiria o início do Estado Novo.
Exercício 6:
Alternativa E
Exercício 7:
Alternativa D
Exercício 8:
Alternativa C
Exercício 9:
Alternativa C
Exercício 10:
O aluno deve mostrar que compreendeu a crise que o Estado Novo passou a enfrentar com a oposição, principalmente a partir de 1942/43, a pressão por uma redemocratização do país e pela convocação de eleições presidenciais, além da participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial que, por enfrentar o nazifascismo alemão, colocava em cheque o poder autoritário de Vargas. Tudo isso levando à deposição de Getúlio em outubro de 1945, tendo sua concordância em se afastar do governo.
Quer outras provas de História?
Utilize o menu no início desta página, os botões na parte direita da tela ou
clique aqui.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário, ele estará visível assim que for aprovado.
Comentários anônimos podem ser publicados, porém não serão respondidos. Então, se quiser uma resposta, identifique-se. Ok?
Mais uma coisa, dependendo da correria do dia a dia, pode ser que eu demore um pouquinho para responder, mas pode ficar tranquilo que, cedo ou tarde, responderei.
Um abraço do professor Júnior!