Prova de História
6º ano - 1º Bimestre/2015
Colégio Construindo o Saber
Clique aqui para baixar a prova.
Quer outras provas de História?
Utilize o menu no início desta página, os botões ao lado ou clique aqui.
.
.
Exercício 1:
(C)
(H)
(H)
(C)
Exercício 2:
a) Este fato ocorreu na 1ª década do século XIX, do 2º milênio.
b) Este fato ocorreu na 7ª década do século XX, do 2º milênio.
c) Este fato ocorreu na 9ª década do século XVIII, do 2º milênio.
d) Este fato ocorreu na 3ª década do século VII, do 1º milênio.
e) Este fato ocorreu na 8ª década do século V, do 1º milênio.
f) Este fato acontece na 2ª década do século XXI, do 3º milênio.
Exercício 3:
O aluno deve, a sua maneira e de forma correta, descrever o período compreendido entre o surgimento do homem até a invenção da escrita, aproximadamente 4000 aC, como o período de evolução biológica e intelectual do homem, chegando até o homo sapiens sapiens.
Exercício 4:
O aluno deve assinalar
P na primeira figura e
N na segunda figura.
Exercício 5:
a) O aluno pode citar, com base na imagem, que o ser humano era caçador, pescador e coletor, fazia uso de instrumentos rústicos de pedra, madeira e ossos lascados, era nômade e fazia inscrições rupestres.
b) O aluno pode citar, com base na imagem, que o ser humano era sedentário, praticava a agricultura, domesticava pequenos animais, construía abrigos, fabricava utensílios mais elaborados.
Exercício 6:
(F)
(V)
(V)
(V)
Exercício 7:
Clique aqui e descubra a origem do poder do faraó.
Com base em nossas aulas, o aluno pode citar que a teocracia é uma forma de governo na qual o poder concentra-se nas mãos do governante e este apresenta-se como um deus na Terra ou representante dele. O faraó concentrava poderes administrativos, políticos, religiosos e militares, a ele estavam subordinadas todas as pessoas, sem distinção alguma, essas pessoas eram obrigadas a servir ao faraó.
Exercício 8:
Clique aqui e veja como foi o trabalho para fazermos uma miniatura da pirâmide de Quéops.
Antigo Império: Foi um período de grande estabilidade e progresso econômico, político, arquitetônico e cultural, sua capital foi Mênfis e entre seus principais governantes estão Quéops, Quéfren e Miquerinos, responsáveis pela construção de grandes pirâmides na planície de Gizé.
Médio Império: No início do século XX a.C., após guerras e disputas pelo poder, houve um retorno do poder central e consequente fortalecimento do faraó. Os nomarcas foram novamente subjugados e Tebas passou a ser a nova capital. Na fase final desse período ocorreram rebeliões camponesas e invasões estrangeiras.
Novo Império: Ocorreu a expulsão dos hicsos e a escravidão dos hebreus. Foi o auge da civilização egípcia, com grande expansão territorial.
Renascimento Saíta: Reunificação do Estado teocrático egípcio, sob a liderança dos príncipes da cidade de Saís, houve uma intensificação do comércio com a Ásia.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!