Postagem em destaque

Prova de História com gabarito - 3º Ano - 2º bimestre/2015.


Prova de História - 3º Ano/Ensino Médio.

2º Bimestre/2015.


Colégio Construindo o Saber


Neste bimestre a sala teve duas versões para a mesma prova. As questões exatamente são iguais em ambas mas tem alterações na ordem das alternativas nas questões de múltipla escolha.


Clique aqui para download da versão 1

Clique aqui para download da versão 2.

Questão 1:
Império Bizantino foi como ficou conhecido o Império Romano do Oriente a partir do século V. Ainda no século IV o imperador romano Constantino transferiu a capital do Império para Bizâncio, antiga província grega e, ao final do século, o imperador Teodósio dividiu o império em duas partes, a do Ocidente com sede na península Itálica e a do Oriente, com sede na antiga Bizâncio, que passou a se chamar Constantinopla. O desenvolvimento deste império deu-se pela centralização do poder, pela expansão de territórios e pela unificação por meio da religião cristã. Destacamos no Império Bizantino o imperador Justiniano e sua tentativa de reconstruir o antigo Império Romano.

Questão 2:
Prova 1: E
Prova 2: A

Questão 3:
Prova 1: A
Prova 2: E
Questão 4:
O fator de unificação foi a religião islâmica. Após a morte de Maomé, em 632, motivados pela escassez de terras e pelo crescimento populacional, os árabes partem da península Arábica e dominam os persas, a Síria, a Palestina e o Egito. Com os Omíadas no poder, os árabes conseguem atravessar o estreito de Gibraltar e dominar a península Ibérica. Os fatores que facilitaram essa dominação foram a ideia da Jihad, o financiamento feito pelas grandes cidades árabes, o respeito aos costumes e as  crenças dos povos conquistados.
 
Questão 5:
Prova 1: C
Prova 2: A

Questão 6:
O aluno deve destacar que durante a União Ibérica, as relações abaladas entre Espanha e Holanda levaram que o rei espanhol impedisse o comércio entre o Brasil e os holandeses, levando estes últimos a invadir territórios na Bahia e Pernambuco. Após a expulsão dos holandeses em 1654, estes passaram a produzir nas Antilhas um açúcar que competia com o brasileiro, levando assim, entre outros fatores, à queda da produção e à consequente crise.

Questão 7:
Prova 1: E
Prova 2: B

Questão 8:
Prova 1: A
Prova 2: C

Questão 9:
Prova 1: A
Prova 2: D

Questão 10:
Prova 1: A
Prova 2: A








Comentários