Postagem em destaque

Prova de História - 8º Ano - 2º bimestre/2015

Prova de História - 8º ano - 3º bimestre - www.professorjunioronline.com

Prova de História - 8º Ano Ensino Fundamental

2º bimestre - 2015


Colégio Olavo Bilac







Gabarito

Exercício 1:
Alternativa D

Exercício 2:
Sugestão de resposta: O aluno pode citar o apoio à burguesia, a valorização indivíduo em detrimento dos valores sociais, a valorização de questões nacionais, a criação do Banco da França, valorização da escola universal e laica, criação do Código Civil ou Código Napoleônico.

Exercício 3:
Alternativa B

Exercício 4a:
Napoleão Bonaparte

Exercício 4b:
Francesa. :::::Napoleão nasceu na Córsega em 1769, quando a ilha já fazia parte da França (confira clicando aqui):::::

Exercício 4c:
A Inglaterra

Exercício 4d:
Com o Bloqueio Continental, Napoleão Bonaparte impedia qualquer país do continente europeu de comercializar com a Inglaterra. Quem desobedecesse essa determinação sofreria represálias, como a intervenção de tropas napoleônicas. Já que Napoleão não conseguia derrotar militarmente a França pelo mar, iria tentar derrotá-la economicamente.

Exercício 5:
(C)
(A)
(B)
(F)
(E)
(D)

Exercício 6a:
O aluno deve citar que todo o processo produtivo fica nas mãos do artesão, que trabalha por conta própria, dominando todo o processo produtivo, desde a obtenção da matéria prima até o produto final

Exercício 6b:
O aluno deve citar que com a expansão comercial houve a possibilidade de ampliar as vendas. Para isso foi necessário reunir os artesãos em um mesmo espaço (fábrica), onde o comerciante exercia o controle sobre o tempo e o ritmo de trabalho dos trabalhadores, passando a existir a divisão social do trabalho, quando cada trabalhador era responsável por uma etapa da produção.

Exercício 6c:
O aluno deve citar que, com a invenção das máquinas, estas passam a fazer o trabalho de vários trabalhadores, em um menor espaço de tempo e produzindo muito mais. O produto fica mais barato, o trabalhador passa, cada vez mais a ter apenas sua força de trabalho a oferecer e o proprietário das máquinas, cada vez mais a concentrar riquezas.

Exercício 7:
Alternativa E

Exercício 8a:
*A ordem da resposta não é importante*
Burguesia industrial

Exercício 8b:
*A ordem da resposta não é importante*
Proletariado

Exercício 9:
*A resposta depende do que foi respondido no exercício 8*
- Classe detentora do capital: (a)
- Classe que oferecia a força de trabalho: (b)

Exercício 10:
A família pertence à classe proletariada, informação que fica evidente ao percebermos que as meninas trabalhavam em uma fábrica.

Exercício 11:
O aluno pode citar o excesso de horas trabalhadas, a falta de direitos ao se machucar, o pouco tempo para as refeições, o baixo salário...





Comentários