Postagem em destaque

Prova de História - 6º ano, com gabarito - 3º bimestre/2015

Prova de História - 6º ano - 3º bimestre - 2015 - www.professorjunioronline.com

Prova de História. 

6º ano - 3º bimestre. 



Colégio Construindo o Saber. 


Clique aqui para fazer o download da prova no Mega.
Quer armazenar seus arquivos 'nas nuvens'? Basta clicar aqui.

Quer outras provas de História?
Utilize o menu no início desta página, os botões ao lado ou clique aqui.





Gabarito:

Exercício 1a:
Ilíada e Odisseia.

Exercício 1b:
Período Homérico.

Exercício 2a:
A resposta do aluno é livre, mas deve manter o sentido da história original. A continuação para a história colocada na prova está no site da Ciência Hoje das Crianças e termina assim: 
"De noite, quando os troianos estavam dormindo, Ulisses e os guerreiros gregos saíram da barriga do cavalo de madeira. Outros soldados aproveitaram o buraco na muralha e invadiram a cidade. Em pouco tempo, os gregos dominaram Tróia e invadiram o palácio real. A guerra acabou com a vitória dos gregos, e Helena foi levada de volta para Esparta."

Exercício 2b:
Inspirada na história do Cava de Troia, um 'presente de grego' é aquele presente dado com más intenções ou que, ao contrário de propiciar alegria, nos causa frustrações.

Exercício 3:
Alternativa E

Exercício 4:
A resposta do aluno é livre, porém deve-se basear nos aspectos da disciplina militar adotada pelos espartanos, como vimos em nossas aulas.

Exercício 5:
Aqui tem a resposta do exercício 5.




Exercício 6:
Alternativa B

Exercício 7a:
A resposta do aluno deve fazer referência à participação política direta que os cidadão tinham em Atenas, ou seja, as decisões políticas eram tomadas diretamente pelos cidadãos. É importante lembrar quem era cidadão em Atenas (não participavam mulheres, estrangeiros e escravos). Já no sistema político do Brasil atual o que temos é uma democracia representativa, na qual escolhemos, por meio do voto, aqueles que nos representarão na vida política. Também é importante lembrar que o conceito de cidadão hoje, ao menos teoricamente, não é limitado por questões sociais ou de gênero.

Exercício 7b:
Resposta livre do aluno, dentro do conceito de cidadania. Em sala discutimos sobre direitos e deveres na sala de aula e no nosso cotidiano.

Exercício 8:
Aqui tem a resposta da cruzadinha.


Quer outras provas de História?
Utilize o menu no início desta página, os botões ao lado ou clique aqui.




Comentários