Postagem em destaque

Prova de História - 2º ano - Ensino Médio- 1º Bimestre - 2016

Prova de HIstória - 2º ano - 1º bimestre - Ensino Médio | www.professorjunioronline.com

Prova de História

Ensino Médio - 2º ano - 1º bimestre/2016



Colégio Construindo o Saber


Primeira prova de História de 2016 para os alunos do 2º ano/Ensino Médio.
Conteúdo: A Era Napoleônica; Período Joanino.



Prova aplicada no dia 18 de março de 2016.
Clique aqui para baixar a prova para o seu computador.

Você também pode clicar aqui para acessar outras provas de História
ou aqui para ver todos os conteúdos do 2º ano.

Segue abaixo o gabarito.

Exercício 1
Alternativa C




Exercício 2
Alternativa C

Exercício 3
Alternativa A

Exercício 4
Alternativa E

Exercício 5
O enunciado do exercício faz referência ao Bloqueio Continental decretado por Napoleão Bonaparte em 1806 com o objetivo de enfraquecer economicamente a Inglaterra. Espera-se que o aluno associe tal evento à transferência da corte portuguesa para o Brasil e a consequente abertura dos portos que levou ao fim do pacto colonial, possibilitando uma abertura rumo à independência política que ocorreria somente em 1822.

Exercício 6
Alternativa C

Exercício 7
Alternativa A

Exercício 8
Alternativa A

Exercício 9
Alternativa B

Exercício 10
Soma: 28 (04+08+16)

Exercício 11a
Com o estabelecimento da Corte Portuguesa no Brasil a partir de 1808, tornou-se necessária a criação de órgãos político-administrativos, como ministérios, o Banco do Brasil, a Casa da Moeda, a imprensa oficial, entre outros. Tal processo promoveu, efetivamente, a centralização administrativa no Brasil.

Exercício 11b
Descontentes com a situação em que se encontrava o Nordeste, especificamente Pernambuco, em decorrência do declínio da economia açucareira, aliada à presença maciça de portugueses, na liderança do governo e na administração pública, e à criação de novos impostos por Dom João VI em favor dos "portugueses da nova Lisboa", setores liberais mais radicais de Recife iniciaram a chamada Revolução Pernambucana de 1817, estabelecendo uma república federativa. Os revoltosos chegaram ao poder e ganharam o apoio de outras províncias (Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará), mas o movimento foi duramente reprimido, apesar de alguns de seus líderes não terem sido executados, graças a um ato de clemência de D. João VI.




Prova de História para o 6º ano

Comentários

  1. Obrigada professor Júnior!
    Estive afastada das atividades de sala de aula e sua disponibilidade de compartilhar suas produções tem me ajudado muito. Valeu pelo espírito solidário, pelas aulas, exercícios, provas e projetos... Deus lhe abençoe sempre com muita saúde e sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Magaly,
      desejo a você um ótimo retorno às aulas e espero continuar ajudando no decorrer do ano letivo.

      Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!