Prova de História - 7º ano - 1º Bimestre - 2016
Prova de História
Ensino Fundamental - 7º ano - 1º bimestre/2016
Colégio Construindo o Saber
Primeira prova de História de 2016 para os alunos do 7º ano.
Conteúdo: O Sistema Feudal
Prova aplicada no dia 26 de fevereiro de 2016.
Clique aqui para baixar a prova para o seu computador.
Segue abaixo o gabarito.
Conteúdo: O Sistema Feudal
Prova aplicada no dia 26 de fevereiro de 2016.
Clique aqui para baixar a prova para o seu computador.
Você também pode clicar aqui para acessar outras provas de História
ou aqui para ver todos os conteúdos do 6º ano.
Segue abaixo o gabarito.
Exercício 1a
Sistema de rotação trienal.
Exercício 1b
O sistema de rotação trienal consistia em uma prática agrícola utilizada para não desgastar o solo em excesso. Geralmente as terras eram divididas em três áreas, sendo cada uma delas destinadas a uma atividade específica de forma intercalada.
Exercício 1c, 1d, 1e
Exercício 2a
Idade Média.
Exercício 2b
Europa.
Exercício 2c
O aluno deve demonstrar que compreendeu o processo de surgimento do feudalismo ligado à desintegração do Império Romano do Ocidente, com as invasões bárbaras, descentralizando a economia e a política europeias, abrindo caminho para a ruralização e o surgimento de diversos reinos, principalmente o Franco que, na dinastia Carolíngia consolida as estruturas do feudalismo.
Exercício 2d
O aluno deve identificar o poder político feudal como, grosso modo, sendo descentralizado, com o poder distribuído nas mãos dos nobres, ou senhores feudais.
Exercício 2e
Como os feudos eram autossuficientes, o comércio era praticamente inexistente, restringindo-se a poucos itens essenciais.
Exercício 3
(F)
(V)
(V)
(F)
(V)
(V)
(V)
(V)
(V)
Exercício 4
Alternativa D
Exercício 5
O aluno deve criar a pirâmide da forma mais simples possível para identificar a sociedade estamental feudal.
"Para compreender a sociedade estamental, a qual marcaria boa parte da história ocidental principalmente quando olhamos para Europa na Idade Média, podemos imaginar a figura de um triângulo no qual os estamentos (grupos sociais) estariam dispostos da seguinte maneira: rei, clero, senhores nobres e, finalmente, plebeus. Como aponta Hélio Jaguaribe (2001), havia “os que oravam (oratores), os que lutavam (bellatores) e os que trabalhavam (laboratores). Ainda, segundo ele, registra-se que o “bispo Adelberonte de Leon constatava que a sociedade cristã estava dividida e, três ordens, que ele considerava necessárias e complementares, cada uma delas prestando serviços indispensáveis às outras duas”. (JAGUARIBE, 2001, p. 408).
Prova de História para o 6º ano
0 comentários:
Obrigado pelo seu comentário, ele estará visível assim que for aprovado.
Comentários anônimos podem ser publicados, porém não serão respondidos. Então, se quiser uma resposta, identifique-se. Ok?
Mais uma coisa, dependendo da correria do dia a dia, pode ser que eu demore um pouquinho para responder, mas pode ficar tranquilo que, cedo ou tarde, responderei.
Um abraço do professor Júnior!