Prova de História - 1º Ano - 2º bimestre/2019 + gabarito

Imagem de Brigitte Werner por Pixabay  - www.professorjunioronline.com

PROVA DE HISTÓRIA

1º ANO - ENSINO MÉDIO
2º BIMESTRE/2019




Durante a Idade Média na Europa, quando imperava o sistema feudal, a Igreja católica possuía forte poder político, econômico e cultural explicando e interpretando todos os fenômenos sociais. Essa Cristandade ou a Casa de Deus estava dividida em três estamentos sociais: clero, nobreza e servo. Desta forma, para explicar o regime feudal, a Igreja divulgou a imagem da sociedade de três funções como um corpo, no qual aqueles que oravam (os clérigos da própria Igreja) eram a cabeça da sociedade; os que combatiam (nobres guerreiros, isto é, senhores feudais e seus vassalos) eram os braços; e os que trabalhavam (os camponeses, ligados às terras dos senhores, principalmente, por elos de servidão) eram os pés dela. Essa visão de mundo divulgada pelos membros da Igreja Católica permitia a ela manter os diversos grupos sociais do Regime Feudal sob sua orientação. 

Exercício 2a.
Cerimonial de Armação de um cavaleiro durante o contexto medieval denominado de Homenagem e Investidura. 

Exercício 2b.
Relação de Suserania e Vassalagem tão importante na Idade Média caracterizada pelo sistema feudal. O ritual de Suserania e Vassalagem estabeleciam uma relação de compromisso mútuo e lealdade entre suserano e vassalo. 

Exercício 3a.
Um objetivo econômico: reestabelecer rotas de comércio com a Ásia;
Um objetivo político: recuperar o domínio da cidade de Jerusalém, então sob domínio muçulmano.

Exercício 3b.
O grupo social que liderou esse movimento foi o dos senhores feudais. O cronista afirma que Deus estava ao lado dos cruzadistas, uma vez que os muçulmanos blasfemaram contra Ele e violaram Sua cidade sagrada (Jerusalém). 

Exercício 4.
Durante a Baixa Idade Média houve a grande expansão do comércio na Europa, parte dele de produtos oriundos do oriente através de mercadores italianos, principalmente a partir das cruzadas. A intensidade do comércio foi fundamental para o desenvolvimento urbano e para a formação da classe burguesa. Nas cidades, além do comércio, a produção artesanal também conheceu grande desenvolvimento.
É importante ressaltar que, apesar do desenvolvimento urbano e comercial, essa situação era uma exceção, pois ainda predominavam as relações feudais.




Exercício 5.
E

Exercício 6.
C

Exercício 7.
D

Exercício 8.
A

Exercício 9.
B

Exercício 10.
C

Exercício 11.
B

Exercício 12.
C

Exercício 13.
B

Comentários

Conteúdo Correspondente