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Conteúdo: Napoleão Bonaparte
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1,5 1. (Ueg) Grande parte da presença humana na Terra é explicada pelos historiadores tendo como referência o termo “pré-história”. Sobre esse período, explique o significado da revolução neolítica e discorra sobre as limitações conceituais do termo “pré-história”.
0,5
2. (UDESC) “Quem
construiu Tebas, a das sete portas? Nos livros vem o nome dos reis, mas foram
os reis que transportaram as pedras? Babilônia, tantas vezes destruída, quem
outras tantas a reconstruiu? Em que casas da Lima Dourada moravam seus
obreiros?”
(Perguntas de um operário que lê. Bertold Brecht)
Heródoto de Halicarnasso, nascido no século V a.C., é comumente conhecido como “o Pai da História”. De acordo com o historiador François Hartog, Heródoto interessava-se, entre outras questões, pelas maravilhas e pelos monumentos considerados, muitas vezes, expressões da influência divina.
Considerando os questionamentos de Bertold Brecht, assinale a alternativa que contém a melhor interpretação para a frase de Heródoto: “O Egito é uma dádiva do Nilo”.
a) Atribui apenas à presença
do Nilo o desenvolvimento do Egito, porém não considera a importância da
presença humana, do trabalho empreendido na utilização do rio e dos benefícios
naturais para o desenvolvimento da região.
b) Representa um anacronismo
pois, no século V a.C., quando proferida, o Egito era ainda colônia do grande
Império Bizantino.
c) Permite constatar o
desconhecimento de Heródoto no que diz respeito à Geografia, uma vez que os
rios que atravessam o território egípcio são Tigre e Eufrates.
d) Representa a profunda
religiosidade do povo egípcio, o qual atribuía ao deus Nilo o desenvolvimento
do Império, à época, no período pré-dinástico.
e) Atribui centralidade às
ações do imperador Nilo que, entre os séculos VI a.C. e V a.C., administrou o
processo de expansão territorial do Império Egípcio, sem, todavia, ressaltar a
participação dos soldados que lutavam sob o comando do imperador.
0,5
3. (UCS – RS) “O Código Hamurabi, um bloco de pedras com
2,25 metros de altura, encontra-se hoje no Museu do Louvre, em Paris. Dos
muitos artigos de lei nele gravados, cerca de 250 já foram decifrados. Com
isso, informações sobre a sociedade mesopotâmica puderam ser reveladas.” (FIGUEIRA,
D. História. São Paulo: Ática, 2003, p. 26).
Analise, quanto à sua veracidade (V) ou falsidade (F), as afirmativas abaixo sobre a sociedade mesopotâmica e o seu código de leis:
( ) A chamada Lei de Talião
(talionis, em latim, significa “tal” ou “igual”) apareceu pela primeira vez no
Código de Hamurabi. Ela pregava o princípio do “olho por olho, dente por
dente”, ou seja, ao infrator aplicava-se um castigo proporcional ao dano
causado.
( ) O Código de Hamurabi
trata dos mais variados assuntos relativos à vida cotidiana. Abrange, entre
outros temas, a regulamentação e o exercício das profissões, fixando a
remuneração dos trabalhadores e as normas a respeito do casamento, da
assistência às viúvas, aos órfãos, aos pobres, garantindo igualdade aos
habitantes do reino babilônico.
( ) Na maioria das
sociedades atuais, a Lei de Talião não é mais aplicada. No entanto, há países
do Oriente Médio em que ainda se paga olho por olho, literalmente. Na Arábia
Saudita, no Iêmen e em alguns dos Emirados Árabes, ladrões têm as mãos
cortadas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo:
a) V – F – V b) V – V – V c) F – V – F d) F – F – V e) F – F – F
0,5
4. (UPE) Entre os povos que
se destacaram na Antigüidade Oriental, os hebreus são considerados os únicos
que sobreviveram ao desmoronamento de milenares impérios da história da
humanidade.
Sobre a sociedade hebraica
na época antiga, é incorreto afirmar que:
a) Havia escravidão, porém o
escravo poderia alcançar sua liberdade, caso o patrão, castigando-o,
inutilizasse seu olho ou the arrancasse um dente.
b) Durante o govemo de
Salomão, o reino conheceu seu apogeu, transformando-se numa das grandes
monarquias orientais, empreendendo, inclusive, a construção do Templo de
Jerusalém.
c) Durante muitos séculos,
utilizou a língua hebraica, mas a substituiu pelo aramaico, língua semita do
ramo ocidental, tomada oficialmente na época do domínio persa.
d) Houve a presença de
mulheres como dirigentes militares na época dos Juízes, cuja autoridade era
fundamentada na ideologia religiosa.
e) É no Antigo Testamento
que se encontra sua história, especialmente a fase da escravidão no Egito,
narrada pelos livros dos Números e do Deuteronômio.
0,5
5. (PUC-SP) “Após chegarem, descarregam as mercadorias,
dispondo-as em ordem na praia, e depois voltam às suas embarcações e fazem
sinais de fumaça. Os nativos veem a fumaça e, aproximando-se do mar, colocam ao
lado das mercadorias o ouro que oferecem em troca, retirando-se a seguir. Os
fenícios retornam e examinam o que os nativos deixaram. Se julgarem que a
quantidade do ouro corresponde ao valor das mercadorias, tomam-no e partem, do
contrário regressam aos navios e aguardam.”
(Heródoto.
História. Brasília: UnB, 1988, p. 274. Adaptado).
A partir do texto de Heródoto (século V a.C.) e de seus conhecimentos, é correto afirmar que a atividade dos fenícios
a) Contribuiu decisivamente
para a vitória de Esparta na Guerra do Peloponeso, ao garantir o abastecimento
da cidade grega.
b) Consistia
prioritariamente no comércio, realizado através dos mares e, especialmente, na
região mediterrânica.
c) Dependia do aparato
militar que acompanhava os comerciantes e impedia a realização de saques e
ataques de piratas.
d) Permitiu o
desenvolvimento de poderosa indústria náutica, depois utilizada para derrotar
os romanos nas Guerras Púnicas.
1,5
6. Existem grandes
semelhanças entre a civilização egípcia e a mesopotâmica. Porém há diferenças a
serem consideradas. Cite e explique a diferença entre esses povos no que diz
respeito aos aspectos político, hidrográfico, e à localização geográfica no
contato com outros povos.
0,5
7. (UFRN) Na Antiguidade
durante o reinado de Ciro I (559-529 a. C.), os persas construíram um vasto
império e governaram diferentes povos, adotando uma política que respeitava as
diferenças culturais e religiosas. Esse modo de proceder está exemplificado no
fato de
a) Libertarem os judeus
cativos na Babilônia, que retornaram à Palestina e reconstruíram o templo de
Salomão e o culto a Iavé.
b) Arregimentarem entre os
caldeus, após a conquista da Babilônia, os sátrapas, administradores
encarregados das províncias imperiais.
c) Incorporarem a cultura
sumeriana, especialmente os registros da nova língua semítica em caracteres
cuneiformes.
d) Difundirem no Egito o
culto de Ahura-Mazda, que, integrando-se às idéias religiosas egípcias, deu
origem ao maniqueísmo.
0,5
8. (Fuvest) A partir do III
milênio a. C. desenvolveram-se, nos vales dos grandes rios do Oriente Próximo,
como o Nilo, o Tigre e o Eufrates, estados teocráticos, fortemente organizados
e centralizados e com extensa burocracia. Uma explicação para seu surgimento é
a) A revolta dos camponeses
e a insurreição dos artesãos nas cidades, que só puderam ser contidas pela
imposição dos governos autoritários.
b) A introdução de
instrumentos de ferro e a conseqüente revolução tecnológica, que transformou a
agricultura dos vales e levou à centralização do poder.
c) A influência das grandes
civilizações do Extremo Oriente, que chegou ao Oriente Próximo através das
caravanas de seda.
d) A expansão das religiões
monoteístas, que fundamentavam o caráter divino da realeza e o poder absoluto
do monarca.
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