Postagem em destaque

Prova de História - 9º Ano - 1º bimestre - com gabarito

Prova de História - 9º ano com gabarito


PROVA DE HISTÓRIA - 9º ANO - 1ºBIM/22

9º ANO

1º BIMESTRE/2022 COM GABARITO




Prova de História - 9º ano - 1º bimestre - Com Gabarito.
Conteúdo da prova: República Velha. Transcrição da prova abaixo. Prova para download e Gabarito das objetivas após a transcrição.



1,0 1. Este aí ao lado é Ruy Barbosa, baiano que se destacou em diversas áreas do conhecimento e da política. Foi o primeiro ministro da Fazenda no período republicano, indicado por Deodoro da Fonseca ainda na República da Espada. Ruy foi responsável por uma política econômica que resultou no chamado Encilhamento. Explique o que foi o Encilhamento e os motivos que levaram ao fracasso da política econômica implantada por Ruy Barbosa.

Rui Barbosa - professorjunioronline.com

0,5 2. (UEG GO/2013) Leia o excerto abaixo.

O almirante, também, tinha grande confiança nos talentos guerreiros e de estadista de Floriano. A sua causa não ia lá muito bem. Perdera-a em primeira instância, estava gastando muito dinheiro... O governo precisava de oficiais de Marinha, quase todos estavam na revolta.

BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. Rio de Janeiro: Record, 2009. p. 152.

O trecho citado tem como pano de fundo um importante episódio da História do Brasil, conhecido como:

a) Revolta da Armada, quando oficiais da Marinha Brasileira deram ordem para que o Rio de Janeiro fosse alvejado com tiros de canhões de navios de guerra.

b) Revolta da Chibata, quando marinheiros, liderados pelo Almirante Negro, se revoltaram contra os maus- tratos sofridos dentro dos navios.

c) Revolta de Canudos, quando a recém-fundada República brasileira teve de enfrentar os sertanejos liderados por Antônio Conselheiro.

d) Revolta do Contestado, quando o Exército Brasileiro usou o recém-inventado avião para enfrentar os camponeses da região de fronteira entre Santa Catarina e Paraná.

 -------------------------------

-------------------------------

0,5 3. (UPF) A Revolução Federalista (1893-1895) foi um dos mais importantes episódios ocorridos no Rio Grande do Sul e que contribuiu para consolidar a República brasileira. Sobre este movimento, é possível afirmar:

a) Os federalistas tinham como principal objetivo restaurar a Monarquia no Brasil, pois a forma republicana de governo estava levando o país à bancarrota.

b) Iniciou como um conflito entre facções políticas do Rio Grande do Sul pelo controle do governo estadual e acabou se transformando em um conflito nacional quando o presidente da República, Floriano Peixoto, apoiou uma das facções em luta.

c) Um fator que também contribuiu para dar caráter nacional ao conflito foi a tentativa dos rio-grandenses de vinculá-lo à Revolta de Canudos para somar esforços na luta contra a República.

d) Foi um movimento que ficou mais no plano ideológico; ao defender os valores humanistas, pensavam os federalistas em obter o apoio da população brasileira dos outros estados.

e) Um dos motivos da derrota dos federalistas é que eles restringiram o movimento armado ao Rio Grande do Sul

 

1,0 4. Entre 1894 e 1930, o Brasil passou por um período republicano conhecido como ‘República Oligárquica’. Caracterize esse período, identificando e explicando as práticas e direitos políticos.

,0,5 (UECE) 5. Relacione, corretamente, os movimentos sociais da Primeira República com suas respectivas descrições, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1. Cangaço                  2. Canudos                  3. Contestado              4. Revolta da Chibata

(   )  Ocorrido no sertão da Bahia, sob liderança de um beato cearense, a comunidade por ele organizada foi destruída após ser atacada pela quarta expedição militar que contava com cerca de 7 mil soldados.

(   )  Iniciado no século XIX, esse movimento que durou até a década de 1940 era formado por homens armados que agiam principalmente no nordeste brasileiro; alguns grupos atuavam sob mando dos poderosos e outros eram independentes.

(   )  Rebelião dos marinheiros, em sua maioria negros e mestiços, contra os castigos corporais a que eram submetidos pelos oficiais, também reivindicavam melhores salários e folgas semanais.

(   )  Movimento liderado por beatos, ocorrido na região Sul do Brasil, e que teve como pano de fundo a disputa por território entre dois estados, o interesse de grandes companhias e o fanatismo religioso.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) 3, 1, 2, 4.                  b) 1, 3, 4, 2.                 c) 2, 1, 4, 3.                  d) 4, 3, 1, 2.                 e) 1, 2, 3, 4.

 

0,5 6. (Acafe 2019) No final do século XIX e início do século XX, o messianismo caracterizou alguns movimentos sociais no Brasil republicano. Esses movimentos foram:

a) Revolta da Vacina e Revolta Federalista.

b) Cangaço e Revolta da Chibata.

c) Canudos e Contestado.

d) Movimento Tenentista e Revolta da Armada.

e) Chibata e Vacina.

 

0,5 7. (UFC)

Na manhã do dia seis / Canudos foi destruída / Com bombardeios e incêndios / Não ficou nada com vida

Dizem que o Conselheiro / Tinha morrido primeiro / Na Belo Monte Querida

FRANÇA, A.Q. de; RINARÈ, R. do. Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos. Fortaleza; Tupynanquim, 2002, p. 32.

Em relação aos movimentos como o de Canudos, é correto afirmar que:

a) foram movimentos que se limitaram às regiões Norte e Nordeste do Brasil, marcadas pela presença dos latifúndios.

b) foram movimentos sem grande repercussão, visto que se situavam no campo e a maior parte dos trabalhadores do país encontrava-se nas cidades.

c) no campo o domínio dos coronéis era absoluto, e esses movimentos sociais tiveram que se disfarçar como um movimento de conteúdo religioso, para evitar a repressão.

d) foram movimentos nos quais se combinavam conteúdos religioso e social, pois questionavam o poder das autoridades civis e religiosas.

e) foram movimentos de conteúdo exclusivamente religioso, marcados pelo fanatismo, reprimidos por Pedro II e pelos republicanos que se esforçavam para construir um país civilizado.

 

0,5 8. A respeito da Revolta da Chibata ocorrida em 1910, selecione a alternativa FALSA:

a) Um dos líderes do movimento, João Cândido, era conhecido como Almirante Negro.

b) A Revolta da Chibata teve aprovação do alto escalão da Marinha, que viu a oportunidade para iniciar a tomada de poder no Brasil para restauração da monarquia.

c) A revolta aconteceu quando os marujos tomaram quatro embarcações que estavam estacionadas na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

d) A resposta do governo foi repressiva, e os envolvidos na revolta foram presos, sendo alguns torturados e expulsos da corporação.

e) Além da insatisfação com as chibatadas, a revolta manifestou a insatisfação com o racismo presente na Marinha e as desigualdades da sociedade.

 

0,5 9. (Cesgranrio) O governo Rodrigues Alves (1902-1906) foi responsável pelos processos de modernização e urbanização da Capital Federal - Rio de Janeiro. Coube ao prefeito Pereira Passos a urbanização da cidade e ao Dr. Oswaldo Cruz o saneamento, visando a combater principalmente a febre amarela, a peste bubônica e a varíola. Essa política de urbanização e saneamento público, apesar de necessária e modernizante, encontrou forte oposição junto à população pobre da cidade e à opinião pública porque:

a) mudava o perfil da cidade e acabava com os altos índices de mortalidade infantil entre a população pobre.

b) transformava o centro da cidade em área exclusivamente comercial e financeira e acabava com os infectos quiosques.

c) desabrigava milhares de famílias, em virtude da desapropriação de suas residências, e obrigava a vacinação antivariólica.

d) provocava o surgimento de novos bairros que receberiam, desde o início, energia elétrica e saneamento básico.

e) implantava uma política habitacional e de saúde para as novas áreas de expansão urbana, em harmonia com o programa de ampliação dos transportes coletivos.

 

0,5 10. (PUC-RIO)

A charge representa de modo irônico a prática do voto durante a Primeira República no Brasil (1889-1930).

Com base nas informações contidas no documento e no seu conhecimento sobre o assunto, ASSINALE a única opção que NÃO apresenta uma característica correta.

a) A Constituição de 1891 estabeleceu o voto direto, sendo considerados eleitores os cidadãos brasileiros maiores de 21 anos, excluídos os analfabetos, as mulheres, os praças militares e os membros das ordens religiosas.

b) A instituição do voto secreto e obrigatório contribuía para que a maioria dos eleitores ficasse sujeita à pressão dos chefes políticos.

c) Embora a fraude eleitoral fosse uma prática comum à época, as eleições cumpriam um papel estratégico, abrindo brechas no interior do jogo de poder oligárquico e implicando uma série de procedimentos de negociação entre as elites e o eleitorado.

d) A expressão “eleições a bico de pena” identificava um dos mais graves problemas do sistema eleitoral da Primeira República: a falsificação das atas eleitorais, alterando o número de votantes.

e) No nível municipal, o coronel era o senhor dos chamados “currais eleitorais”, arregimentando os eleitores “de cabresto”, como o “Zé Burro” da ilustração.

  

 

Qual você achou que foi o nível de dificuldade desta prova?

MUITO FÁCIL                     QUASE IMPOSSÍVEL

 

 

 

Clique nos links abaixo e confira no site da Amazon opções de livros sobre o assunto abordado nesta prova:

O Brasil Republicano: O tempo do liberalismo oligárquico (Vol. 1): Da Proclamação da República à Revolução de 1930 - Jorge Ferreira

Coronelismo, enxada e voto: O município e o regime representativo no Brasil - Victor Nunes Leal

História do Brasil República: Da queda da monarquia ao fim do estado novo - Marcos Napolitano



Clique aqui para fazer o download da prova de História - 9º ano - 1º bimestre no formato Word.

Clique aqui para fazer o download da prova de História - 9º ano - 1º bimestre no formato pdf.


GABARITO das objetivas

2. A

3. B

5. C

6. C

7. D

8. B

9. C

10. B

 


Comentários