Postagem em destaque

Prova de Geografia - 9º Ano com gabarito 1º bimestre/2022

Industrialização tradicional


PROVA DE GEOGRAFIA

9º ANO

1º BIMESTRE/2022

COM GABARITO




Prova de Geografia - 9º ano - 1º bimestre - Com Gabarito.
Conteúdo da prova: Industrialização tradicional. Transcrição da prova abaixo. Prova para download e Gabarito das objetivas após a transcrição.


Observe a tabela abaixo para responder os exercícios 1 e 2.

Ramos de atividade

Evolução da distribuição da população relativa masculina, ocupada

Brasil

Grandes Regiões

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Agrícola

(-) 3,7

(-) 1,0

(-) 2,9

(-) 3,4

(-) 6,2

(-) 4,8

Indústria de transformação

(-) 0,7

1,3

(-) 0,5

(-) 1,7

0,3

2,1

Indústria de construção

0,9

(-) 0,7

0,7

0,9

1,7

1,3

Comércio de mercadorias

0,9

(-) 0,2

0,5

1,3

0,7

0,0

Prestação de serviços

1,6

1,0

1,2

2,0

1,9

0,2

Transporte e comunicação

0,8

(-) 0,5

0,8

0,9

0,7

0,7

1.Quais são os três setores da economia? Indique quais ramos de atividade indicados na tabela pertencem a cada um desses setores. (0,9)


2. A conclusão a que se chega, com essas informações sobre a absorção da mão de obra pelos setores da economia, pode ser usada em outros países industrializados? Justifique sua resposta. (0,8)


3. Relacione as modalidades de produção industrial às suas características corretas: (0,8)

(V)olvismo

(F)ordismo

(T)aylorismo

T(O)yotismo

(     ) Teve início no começo do século passado, tinha como objetivo principal dinamizar o trabalho na indústria. O criador desse sistema produtivo acreditava na especialização de tarefas, ou seja, o trabalhador desenvolvia uma única atividade, além de monitorar o tempo gasto para a realização de tarefas e premiação àqueles que tivessem um grande rendimento em seu trabalho.

(     ) Baseado na especialização da função e na instalação de esteiras sem fim na linha de montagem, à medida que o produto deslocava na esteira o trabalhador desenvolvia sua função. Com isso, visava diminuir o tempo gasto no trabalho, aumentar a produtividade, diminuir o custo de produção e, principalmente, realizar a produção em massa para o consumo ocorrer no mesmo passo.

(     ) Sistema de produção criado no Japão que tinha em sua base a tecnologia da informática e da robótica, isso ocorreu na década de 1970. O operário desenvolve diversas atividades na produção. Outra criação desse sistema é o just-in-time, produzir a partir de um tempo já estipulado com intenção de regular os estoques e a matéria-prima.

(     ) No fim do século passado emergiu um novo modelo de organizar e gerenciar a produção industrial. Conciliou execução manual e automação, com grande investimento no trabalhador em treinamentos e aperfeiçoamento, no sentido que esse consiga produzir por completo um veículo em todas as etapas, além de valorizar a criatividade e o trabalho coletivo e a preocupação da empresa com o bem estar do funcionário, bem como sua saúde física e mental.



------------------------------------------------------------------------



------------------------------------------------------------------------


Mapa exercício

4. Observe o mapa físico do Japão ao lado e responda:

De acordo com os seus conhecimentos sobre a industrialização no Japão, assinale a alternativa correta: (0,5)

a) O Japão é considerado de industrialização tardia. Ela começou a ser desenvolvida após a Segunda Guerra Mundial, com investimentos dos Estados Unidos da América. 

b) A abundância de matéria-prima e de fonte energética no território do Japão incentivou o desenvolvimento da indústria ainda no  final do século XIX. 

c) O desenvolvimento do Japão focou investimentos na educação e na qualificação da mão de obra para acompanhar o crescimento da indústria pública. 

d) A indústria no Japão é influenciada pelas características físico-naturais: maior concentração no litoral e grande desenvolvimento da indústria naval e da engenharia antissísmica. 

e) A Era Meji foi um período de grande desenvolvimento do Japão, ocorrida depois da Segunda Guerra Mundial, quando o governo injetou grandes investimentos na área de educação e infraestrutura.

 

5. Leia o texto e, a seguir, aponte a alternativa que se adeque à sua interpretação:

“A máquina a vapor, tornando possível o uso da energia em todos os artifícios mecânicos, em quantidades maiores do que qualquer outra coisa conseguiria realizar no passado, foi a chave para tudo o que ocorreu em seguida, sob o nome de Revolução Industrial. A face do mundo mudou mais drasticamente (e mais rapidamente) do que em qualquer outra época desde a invenção da agricultura, cerca de 10 mil anos antes.”   (0,5)

(ASIMOV, I. Cronologia das Ciências e das Descobertas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993, p. 395).


a) O autor acentua o caráter prejudicial da máquina a vapor para a agricultura.

b) Segundo o texto, a máquina a vapor foi decisiva para o advento da Revolução Industrial, já que este foi o primeiro dispositivo tecnológico que realizou uma transformação profunda no âmbito da produção.

c) O autor aponta o caráter negativo da mudança drástica e rápida que a Revolução Industrial provocou no mundo contemporâneo.

d) Segundo o texto, a máquina a vapor era eficiente porque funcionava à base de eletricidade.

e) O texto indica que a agricultura, durante 10.000 anos, impediu que a indústria se desenvolvesse.


6. Em relação ao processo de industrialização tradicional, assinale (V)erdadeiro ou (F)also: (1,0)

(    ) O processo de industrialização alterou a organização espacial, já que, devido à poluição, desde o início desse processo as pessoas procuraram se fixar longe das áreas industriais.

(    ) A Inglaterra foi o primeiro país do mundo a se industrializar, graças à acumulação de capitais pela qual passou durante os séculos que antecederam esse processo.

(    ) Nas últimas décadas, o avanço da tecnologia ocasionou a uma grande automação das indústrias, substituindo a mão de obra humana pelas máquinas com consequente redução de oferta de empregos, levando parte da população a se transferir para o setor de serviços.

(    ) Os países pioneiros no processo de industrialização foram Reino Unido, França, Estados Unidos da América, Alemanha, Itália e China.

(    ) Os países que se destacaram como pioneiros no processo de industrialização hoje em dia não apresentam qualquer participação nos avanços tecnológicos ligados à indústria.

(    ) Nos EUA, o Manufacturing Belt e o Sun Belt são áreas que se destacam, respectivamente, na indústria tradicional e na indústria de tecnologia.

(    ) Fiat, Ferrari e Parmalat são indústrias italianas que se destacam no setor automobilístico.

(    ) Devido a questões naturais, as indústrias japonesas se concentram, principalmente, nas áreas litorâneas.

(    ) A França foi o segundo país a se industrializar no mundo, já que não ocorreram investimentos intensos em industrialização durante o período monárquico.

(    ) Podemos afirmar que fatores como mercado consumidor, infraestrutura e incentivos fiscais não influenciam na organização espacial das indústrias.


7. Leia atentamente as características abaixo e indique se os textos estão relacionados à PRIMEIRA, à SEGUNDA ou à TERCEIRA Revolução Industrial. (0,6)

_________________________ também conhecida como Revolução Técnico-Científica-Informacional, iniciou-se em meados do século XX. 

_________________________ O Reino Unido foi cedendo seu lugar de liderança a países como Estados Unidos que apresentavam economias mais dinâmicas. Foi uma fase marcada pelas mudanças técnicas e tecnológicas relacionadas ao surgimento da eletricidade e à utilização do petróleo como fontes de energia. 

_________________________ Ocorreu entre meados do século XVIII e final do século XIX, tendo o Reino Unido como a grande potência industrial, com técnicas industriais que, quando comparadas ao que conhecemos hoje, eram simples. 

_________________________ Predominavam questões acerca da máquina a vapor, da indústria têxtil e do carvão mineral como fonte de energia. As empresas da época, em sua maioria, eram de pequeno ou médio porte e davam forma ao contexto do capitalismo liberal.

_________________________ Teve início a partir das últimas décadas do século XIX. Muitas empresas passaram por processos de expansão enquanto o capitalismo monopolista passou a se fortalecer, emergindo assim o Fordismo.

_________________________ É uma fase marcada pelo avanço dos conhecimentos e das tecnologias que envolvem as dinâmicas industriais. Destacam-se, nessa fase, a informática, a robótica, a biotecnologia, entre outros.


8. A partir da Revolução Industrial, cada vez mais, o processo de acumulação de capital se internacionaliza. Ao longo do século XX, esse processo se caracterizou, principalmente, por:  (0,5)

a) Alianças bem-sucedidas entre países de pequena dimensão territorial, para proteger-se do comércio com os países capitalistas desenvolvidos.

b) Dependência vital dos países desenvolvidos em relação aos países subdesenvolvidos, cujas matérias-primas são a única sustentação da industrialização dos primeiros.

c) Solidariedade entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, cabendo aos primeiros suprir os demais em matérias-primas raras e programas de educação e saúde das populações pobres.

d) Aprofundamento da divisão do trabalho entre países e no interior dos próprios países dependentes, com o crescimento da industrialização associada ao grande endividamento externo.

e) Democratização dos mecanismos de troca internacional, baseada na elevação constante dos preços das matérias-primas em níveis superiores aos dos produtos industrializados.


9. Leia o texto:

A economia de US$ 1,5 trilhão da Rússia é a 11ª maior do mundo, segundo dados do Banco Mundial. Antes da guerra, o país estava fazendo um ótimo comércio de energia, exportando milhões de barris de petróleo por dia, com a ajuda das grandes companhias petrolíferas. As marcas ocidentais estavam fazendo bons negócios e os investidores realizavam empréstimos para as suas empresas.

Agora, uma enxurrada de sanções tornou os maiores bancos da Rússia arriscados, comerciantes evitam barris de petróleo bruto dos Urais e empresas ocidentais estão fugindo do país ou fechando suas lojas.

(Como a invasão russa à Ucrânia mudou a economia mundial em uma semana, extraído de https://www.cnnbrasil.com.br/business/como-a-invasao-russa-a-ucrania-mudou-a-economia-mundial-em-uma-semana em 30/03/2022)

Com base no texto, em nossas conversas durante as aula e nos seus conhecimentos, sobre o conflito que vem ocorrendo (ou que ao menos estava ocorrendo quando eu elaborei a prova) entre Rússia e Ucrânia, podemos afirmar que: (0,4)

a) Países que não estão diretamente ligados à guerra não sentem os efeitos do conflito em sua economia.

b) Não há qualquer influência da economia no conflito por se tratar de uma guerra envolve questões políticas, territoriais e ideológicas.

c) Países que não concordam com a guerra optam por sanções econômicas com o objetivo de enfraquecer um dos lados envolvidos e, assim, acelerar o fim do conflito.

d) O Brasil sentiu os efeitos da guerra principalmente no preço dos combustíveis e dos fertilizantes, justamente por apoiar abertamente um dos lados envolvidos no conflito. Em países onde não ocorreu esse tipo de apoio, a economia praticamente não foi afetada.



Clique aqui e confira no site da Amazon livros sobre Geografia:


ATENÇÃO: Para fazer o download dos arquivos, no formato Word, quando abrir a janela, vá até o menu "Arquivo" na parte superior esquerda da tela e clique em "Fazer download".


ATENÇÃO: Para fazer o download dos arquivos, no formato pdf, quando abrir a janela, vá até a parte superior direita da tela e clique no ícone de downloadFazer Download"Fazer o Download".    

Clique aqui para fazer o download da prova de Geografia - 9º ano - 1º bimestre no formato pdf.



GABARITO das objetivas

3. T F O V

4. D

5. B

6. F V V F F V F V V F

7. Terciário; secundário, primário, primário, secundário, terciário

8. D

9. C



Comentários