Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Encontre todas as provas de História disponíveis - 6º 7º 8º 9º

Todas as Provas de História Disponíveis no Blog (Ensino Fundamental) Encontre todas as provas de História disponíveis no blog para o Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º, 9º) Pesquise por turma

Prova de História - 9º Ano - 1º bim/2022

Prova de História 9º ano - www.professorjunioronline.com


PROVA DE HISTÓRIA - 9º ANO - 1º BIM/22 (II)

9º ANO

1º BIMESTRE/2022 COM GABARITO




Prova de História - 9º ano - 1º bimestre - Com Gabarito.
Conteúdo da prova: Primeira República. Transcrição da prova abaixo. Prova para download e Gabarito das objetivas após a transcrição.


1. Tradicionalmente o termo República Velha ou Primeira República foi criado para identificar o período que vai de 1889 a 1930. Sobre as características deste período e outras questões, assinale V (verdadeiro) ou F (falso).

(     ) Os dois primeiros governos da recém inaugurada República brasileira eram militares sendo, esse período, conhecido como a República Oligárquica.

(     ) O coronelismo foi uma peça importante da perversa engrenagem que impedia a representatividade política da maioria da população, principalmente a parcela da sociedade mais carente.

(     ) Pode-se afirmar que os governos da República Velha implementaram medidas sociais de grande alcance, beneficiando a sociedade brasileira como um todo, buscando acabar com as desigualdades.

(     ) O Brasil da chamada República Velha era um país, sobretudo, rural; a agricultura permanecia como principal atividade econômica.

(     ) Durante o período denominado República Velha, paulistas e mineiros se alternaram na Presidência da República; este revezamento ficou conhecido como “política do café com leite”.

(     ) Fraude eleitoral, curral eleitoral, voto de cabresto, coronelismo, política dos governadores – todos termos apropriados para caracterizar o período da história do Brasil denominado República Velha.


2. A Primeira República ou República Velha foi um período da História política do Brasil que se caracterizou pelo afastamento do ideal da República. O que deveria ser um governo para todos, na prática era um governo de poucos. Sobre os fatos com os quais podemos caracterizar a Primeira República estão... Assinale: 

I. Com o “voto de cabresto” os coronéis dominavam as clientelas rurais e manipulavam as eleições; 

II. A política dos governadores consagrava a troca de apoio entre, por exemplo, o governo federal e as oligarquias estaduais mantendo o mesmo grupo político no poder. Contudo, os coronéis acabaram se opondo a tal troca de favores.

III. A política do café com leite foi o domínio da sucessão presidencial pelos grandes fazendeiros de Minas Gerais e São Paulo.

IV. As fraudes eleitorais eram exceção e não regra neste período devido ao rigoroso trabalho de fiscalização efetuado pela Comissão de Verificação durante todo o processo eleitoral.


3. Sobre a Revolta de Canudos, assinale a única alternativa INCORRETA. 

a) O seu principal líder foi Antônio Conselheiro.

b) Os sertanejos de Canudos lutavam contra a injustiça e a miséria persistente na região.

c) Caracterizou-se como um movimento de caráter messiânico.

d) A Guerra de Canudos foi tema do livro “Os Sertões”, do escritor Euclides da Cunha. 

e) Os revoltosos de Canudos receberam apoio total dos coronéis da região.


4. Sobre o movimento do Contestado, ocorrido de 1912 a 1916, assinale (V)erdadeiro ou (F)also: 

(     ) No início do movimento, o monge José Maria, sua principal liderança, foi morto, mas suas orientações continuaram a exercer influência sobre os participantes. 

(     ) O movimento do Contestado tinha características messiânicas, mas também políticas, de contestação social.

(     ) A Guerra do Contestado foi um conflito ocorrido entre os estados do Paraná e Santa Catarina envolvendo disputa de terras na região.

(     ) Uma das principais causas do movimento foi o fato de os sertanejos – ou caboclos – terem sido expulsos de suas terras por causa da estrada de ferro construída na região.


5. O governo Rodrigues Alves (1902-1906) foi responsável pelos processos de modernização e urbanização da Capital Federal - Rio de Janeiro. Coube ao prefeito Pereira Passos a urbanização da cidade e ao Dr. Oswaldo Cruz o saneamento, visando a combater principalmente a febre amarela, a peste bubônica e a varíola. Essa política de urbanização e saneamento público, apesar de necessária e modernizante, acabou numa Revolta, pois encontrou forte oposição junto à população pobre da cidade e à opinião pública, porque: 

a) mudava o perfil da cidade e acabava com os altos índices de mortalidade infantil entre a população pobre.

b) transformava o centro da cidade em área exclusivamente comercial e financeira e acabava com os quiosques.

c) desabrigava milhares de famílias, em virtude da desapropriação de suas residências, e obrigava a vacinação.

d) provocava o surgimento de novos bairros que receberiam, desde o início, energia elétrica e saneamento básico.

-------------------------------

-------------------------------

6. A respeito da Revolta da Chibata ocorrida em 1910, selecione a alternativa FALSA: 

a) Um dos líderes do movimento, João Cândido, era conhecido como Almirante Negro.

b) A Revolta da Chibata teve aprovação do alto escalão da Marinha para restauração da monarquia.

c) A revolta aconteceu quando os marujos – insatisfeitos com o tratamento a que eram submetidos – tomaram quatro embarcações que estavam estacionadas na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

d) A resposta do governo foi repressiva, e os envolvidos na revolta foram presos, sendo alguns torturados e expulsos da corporação.


7. Na década de 1920, política, economia e cultura andaram muito próximas no Brasil e cada uma, a seu modo, propunha mudanças para o país. Sobre este período, é correto afirmar que... Marque sempre que correto:

I. na política destacou-se o movimento tenentista, que procurava manter a ordem oligárquica através de várias revoltas, apoiando militarmente a República Velha.

II. o Capitão Luís Carlos Prestes organizou uma coluna de combatentes, que percorreu o interior do Brasil em uma longa marcha, pregando a destituição do governo golpista de Getúlio Vargas.

III. a economia dependia basicamente da exportação do café. 

IV. destacaram-se o processo de industrialização e urbanização do Brasil, o que facilitou a formação de novos grupos sociais, tais como a burguesia industrial, a classe média urbana e o operariado. 


8. No contexto da Primeira República, emergiu o movimento tenentista. No que diz respeito a esse movimento, pode-se afirmar corretamente que

a) Foi um movimento basicamente integrado por oficiais de baixa patente, que trouxe à superfície a revolta da corporação contra os baixos salários e precárias condições de trabalho.

b) Foi um movimento político-militar que ganhou apoio dos setores de alta patente do exército e aconteceu apenas na capital federal o Rio de Janeiro.

c) Assumiu uma conotação social explicitamente favorável à democracia liberal e bem condizente com ações democráticas no âmbito da corporação militar.

d) Apesar de não ter ocorrido qualquer levante ou ação radical, os tenentes passaram a defender a instalação de um governo forte e centralizado, capaz de promover a salvação nacional.


9. Relacione, corretamente, os movimentos sociais da Primeira República, com suas respectivas descrições:

1. Cangaço 2. Canudos 3. Contestado 4. Revolta da Chibata

(    ) Ocorrido no sertão da Bahia, sob liderança de um beato, a comunidade por ele organizada foi destruída após ser atacada pela quarta expedição militar que contava com cerca de 7 mil soldados.

(    ) Iniciado no século XIX, esse movimento que durou até a década de 1940, era formado por homens armados que agiam principalmente no nordeste brasileiro.

(    ) Rebelião dos marinheiros, em sua maioria negros, contra os castigos corporais a que eram submetidos pelos oficiais, também reivindicavam melhores salários e folgas semanais.

(    ) Movimento liderado por beatos, ocorrido na região Sul do Brasil, e que teve como pano de fundo a disputa por território entre dois estados, o interesse de grandes companhias e o fanatismo religioso.


10. Nome de um cangaceiro:
Para a questão 10, fica a dica da música abaixo: Sangue de bairro, do Chico Science e Nação Zumbi


Clique nos links abaixo e confira no site da Amazon opções de livros sobre o assunto abordado nesta prova:

O Brasil Republicano: O tempo do liberalismo oligárquico (Vol. 1): Da Proclamação da República à Revolução de 1930 (Jorge Ferreira)

História do Brasil República: Da queda da monarquia ao fim do estado novo (Marcos Napolitano)

Coronelismo, enxada e voto: O município e o regime representativo no Brasil (Victor Nunes Leal)

Afrociberdelia (Chico Science & Nação Zumbi) - Vinil com a música Sangue de Bairro


ATENÇÃO: Para fazer o download dos arquivos, no formato Word, quando abrir a janela, vá até o menu "Arquivo" na parte superior esquerda da tela e clique em "Fazer download".

Clique aqui para fazer o download da prova de História - 9º ano - 1º bimestre no formato Word.


ATENÇÃO: Para fazer o download dos arquivos, no formato pdf, quando abrir a janela, vá até a parte superior direita da tela e clique no ícone de downloadFazer Download"Fazer o Download".

Clique aqui para fazer o download da prova de História - 9º ano - 1º bimestre no formato pdf.


GABARITO das objetivas

1. F V F V V V

2. I e III

3. E

4. V V F V

5. C

6. B

7. III

8. C

9. 2 1 4 3

10. 




Comentários

Conteúdo Correspondente