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PROVA DE HISTÓRIA
1º ANO - ENSINO MÉDIO
2º BIMESTRE/2022
COM GABARITO
Prova de História - 1º ano - Ensino Médio - 2º bimestre - Com Gabarito.
Conteúdo da prova: Império bizantino e surgimento e expansão do Islamismo. Prova para download e Gabarito das objetivas após a transcrição.
Esta prova de História do 1º ano do Ensino Médio traz duas questões dissertativas e oito objetivas. As questões objetivas têm gabaritos. O conteúdo abordado na prova está ligado à manutenção do Império Romano do Oriente, o Império bizantino e ao surgimento do Islamismo.
Abaixo, a transcrição da prova e, na sequência, link para download e o gabarito
1. (UFPB-adaptada) O Império Bizantino dominou vastas regiões de diferentes etnias, em três continentes (Europa, Ásia e África), sob a égide de um modelo teocrático centralizado, conhecido como cesaropapismo, no qual o Basileus concentrava, em suas mãos, a chefia suprema do exército, da administração do Estado (Poder de César) e da religião cristã (Poder de Papa). Por conseguinte, os conflitos de natureza política, econômica, social e cultural se manifestavam como questões de religião: as famosas “querelas religiosas” bizantinas.
Sobre essas querelas, é correto afirmar:
O Arianismo, uma heresia religiosa, foi responsável pela conversão dos povos germânicos (os “Bárbaros”) ao cristianismo, defendendo a superioridade dos povos arianos sobre asiáticos e semitas..
A Questão Iconoclasta expressou as divergências entre os sacerdotes orientais (egípcios e maronitas) – defensores do culto das imagens – e os sacerdotes ocidentais (gregos e latinos) – contrários ao culto das imagens.
O Cisma do Ocidente (1054) dividiu o Cristianismo em duas Igrejas, a Católica Romana e a Cristã Ortodoxa, significando um dos passos decisivos para a afirmação do poder papal na Europa Oridental e da influência bizantina na Europa Oriental.
O Monofisismo, uma corrente religiosa europeia, concebia o caráter unicamente humano de Cristo, contrapondo-se ao poder central e à influência das províncias asiáticas, que defendiam a dupla natureza de Cristo (divina e humana).
O Cisma do Oriente (1054) dividiu o Cristianismo em duas Igrejas, a Católica Romana e a Cristã Ortodoxa, significando um dos passos decisivos para a afirmação do poder papal na Europa Ocidental e da influência bizantina no leste europeu.
2. (Unifra - adaptada) A partir do século III, o Império Romano enfrentou uma séria crise.Porém os efeitos dessa crise não foram sentidos igualmente nas porções ocidental e oriental do Império. Com a divisão feita por Teodósio em 395, passou a existir o Império Romano do Oriente, ou Império Bizantino. Durante o longo período conhecido por Idade Média, várias foram as transformações sofridas tanto no ocidente quanto no oriente.
A partir disso, que características são comuns ao Império Romano do Ocidente e ao Império Bizantino?
Diversidade étnica no território, incluindo os chamados povos bárbaros.
Presença forte da Igreja junto aos governantes.
Sociedade marcada pela concentração de terras em mãos de poucos, onde a Igreja possuía ampla porcentagem da riqueza agrária.
Centralização política e administrativa, expressa na figura do imperador.
Das afirmações acima, está(ão) correta(s)
Apenas I e III.
Apenas II e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
Todas estão corretas.
3. (UEM-adaptada) O texto abaixo se refere ao Império Bizantino. Leia-o atentamente e assinale o que estiver correto.
“Desde o princípio, o mosaico foi visto como um reflexo misterioso de um mundo sobrenatural no qual estava incluído o imperador como representante de Deus na terra. (…) Ocorre uma desproporção entre as figuras humanas e os objetos, de modo que, com freqüência, um personagem tem o mesmo tamanho de uma árvore, uma casa etc. Está claro que se perdeu o gosto por copiar fielmente a forma externa, como acontecia na arte romana, e nestas representações, muito mais conceituais, intelectualizadas, interessa sobretudo a ideia, o valor simbólico e narrativo da cena, sublinhado pela luz e pela cor” (ALMAZÁN, S. A.; MUÑOZ, S. A. Historia de Arte. Madrid: UNED, 2002, p. 111).
A técnica do mosaico, que atingiu um alto nível de desenvolvimento em Bizâncio, também foi empregada por outros povos, que a desenvolveram independentemente do contato com o Império Romano do Oriente.
A chamada Querela das Imagens foi um debate teológico e político que dividiu os iconoclastas e os iconófilos, sendo que os primeiros defendiam a destruição das imagens, entre outras coisas, por temerem que elas estimulassem a idolatria.
A ruptura entre cristãos católicos e cristãos ortodoxos na Baixa Idade Média foi provocada, em grande medida, pelo repúdio dos orientais ao modo irônico pelo qual os artistas ocidentais representavam o sofrimento de Jesus Cristo.ca na representação das proporções, pois foi beneficiada pelo descobrimento da perspectiva, uma técnica qu
Uma diferença essencial entre a arte bizantina e a de seus ancestrais gregos estava na grande importância que o Império Romano do Oriente dava à representação precisa dos diversos deuses que compunham sua religião.
A arte pictórica da Roma antiga atingiu uma grande qualidade técnie os artistas bizantinos não conseguiram imitar.
4. (FGV-adaptada) Entre as múltiplas razões que explicam a sobrevivência do Império Romano no Oriente, até meados do século XV, está:
a) a capacidade política dos bizantinos em manter o controle sobre seu território, subordinado a uma República parlamentarista.
b) uma autonomia comercial das Cidades-estados otomanas, subordinadas ao Império Romano do Ocidente.
c) a essencial ruralização da sociedade para proteger-se de migrações desagregadoras.
d) uma monarquia despótica e teocrática que teve a capacidade política em manter o controle sobre seu território.
e) uma política descentralizada, consequência das migrações gregas e romanas.
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5. (FUVEST-SP) Ao longo da Idade Média, a Europa Ocidental conviveu com duas civilizações, as quais muito se deve nos mais variados campos. Essas duas civilizações, bastante diferentes da Ocidental, contribuíram significativamente para o desenvolvimento experimentado pelo Ocidente, a partir do século XI, e para o advento da Modernidade no século XV. Indique quais foram essas civilizações, de que forma contribuíram para o desenvolvimento do Ocidente e aponte uma característica política de cada uma delas.
6. (UTFPR-adaptada) “Inicialmente, Maomé não pretendia fundar uma religião. Queria simplesmente “despertar” os seus concidadãos, convencê-los a venerar apenas a Alá, pois eles já o reconheciam como criador do céu e da Terra, e responsável pela fertilidade; evocavam-no por ocasião de crises e de grandes perigos e juravam “por Deus em seus votos mais sol enes”. Alá era, de resto, o senhor da ka´ba (Caaba). Numa das mais antigas suras, Maomé pede aos membros de sua própria tribo, os Coraixitas, que “adorem o senhor desta Casa; ele os alimentou nos dias de fome e libertou-os do medo”. Contudo, a oposição não demorou a manifestar-se”.
(ELIADE, Mircea. História das crenças e das idéias religiosas. Rio de Janeiro: Zahar, 1984, tomo 3, página 89)
Tendo como base o texto acima, podemos assinalar como INCORRETO com relação ao Islamismo:
Recitação do credo islâmico, “Não existe nenhum deus além de Alá e Maomé, o seu profeta”.
Propagação pacífica do Islã, ou Jihad, pela qual a mesma deve ser levada aos outros povos de maneira cordial, por meio da catequização e da conversão voluntária.
Observação do mês do Ramadã, no qual os fiéis jejuam desde o nascer até o pôr do sol.
Peregrinação para Meca, ou Hajj, ao lugar do nascimento de Maomé e sede da Caaba, pelo menos uma vez na vida por todo muçulmano dotado de condições físicas e econômicas.
Preces cotidianas, chamadas de slãts, feitas cinco vezes ao dia, em direção à Meca.
7. Leia o texto a seguir: “[...] O Alcorão ordena: “Não geres confusão na terra após este justo comando.” Quando diz também que a terra e tudo o que nela existe é criada para nosso uso, isto não implica uma transferência de propriedade; é uma incumbência a nós delegada, e respondemos perante o “Senhor de todas as coisas” pelo nosso ministério. O muçulmano é constantemente relembrado, quer no Alcorão, quer nos ditos preservados do Profeta, que a ganância e o desperdício estão entre os maiores pecados. Podemos usar aquilo que nos é disponibilizado para o nosso sustento, mas nada mais; e mesmo esse pouco não é mais do que um roubo se abandonamos a nossa função humana e decidimos renunciar a oração universal que transporta toda a criação de novo para a sua origem.” (Conceição, Miguel. O protesto da terra. In: Sabedoria Perene.)
Partindo do que está exposto no texto, indique a alternativa INCORRETA:
a) Os “outros ditos preservados do profeta”, aos quais o texto se refere, podem ser encontrados em livros como a Suna.
b) O islamismo rejeita o desperdício e a ganância por serem, além de tudo, pecado.
c) O texto indica que o Alcorão sugere a reforma agrária e a distribuição de terras entre os muçulmanos.
d) O texto acentua o fato de que o mau uso humano da terra e dos bens naturais é mais grave que um roubo.
e) O Alcorão sugere que o islâmico leva em conta uma espécie de comunhão entre a ação humana e os bens naturais que lhe foram dados por Deus.
8. (Instituto AOCP - adaptada) Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
O islamismo tem suas origens na Península ___________, na cidade de Meca, onde nasceu Maomé, por volta do ano de 570. Na ocasião, devido a rivalidades doutrinárias, o fundador dessa religião teve de fugir para __________, que viria a ficar conhecida como Medina, a cidade do Profeta. O islamismo prega a submissão a Alá e se configura como ______________.
Ocorrem, no interior dessa instituição, algumas divisões e dissidências, entre elas estão as correntes xiitas e ___________. Aos seguidores, recomenda-se o respeito aos cinco pilares ou mandamentos, quais sejam: a fé em um único deus; rezar cinco vezes por dia; contribuir com doações; realizar o ___________ no mês do Ramadã; e peregrinar à Meca.
a) Arábica / Meca / monoteísmo / sunitas / jejum
b) Arábica / Yatreb / politeísmo / sunitas / jejum
c) Ibérica / Yatreb / monoteísmo / sunitas / jejum
d) Arábica / Yatreb / monoteísmo / sunitas / jejum
e) Ibérica / Meca / monoteísmo / sunitas / jihad
9. A respeito do surgimento do islamismo e a civilização árabe, assinale a alternativa INCORRETA:
O Ramadã é o nono mês do calendário islâmico, e nele se realiza o jejum, que se estende do nascer ao pôr do sol. Aqueles que não podem jejuar, podem fazê-lo em outro momento do ano, e aqueles que, por motivos de saúde, não conseguirem observá-lo, podem substitui-lo por uma ação de caridade.
A Hégira aconteceu em 622 e ficou marcada por ser a fuga de Maomé de Meca para Yatreb (Medina). A fuga aconteceu porque Maomé estava sendo perseguido por suas pregações favorávei ao politeísmo, e, como estava sem clã, sua vida estava em risco em Meca. Esse evento marca o início de uma prática que é um dos pilares do islamismo: a peregrinação até Meca.
Yatreb, conhecida posteriormente como Medina, foi a cidade que abrigou Muhammad depois que ele fugiu de Meca. O apoio de Medina se deu porque os comerciantes da cidade viram nisso uma forma de enfraquecer Meca. Posteriormente, Muhammad se tornou a grande autoridade de Medina.
Muhammad, ou Maomé, é a forma pela qual os muçulmanos chamam o seu profeta. Ele nasceu em Meca, em 570, e ficou conhecido por receber a revelação de Alá quando meditava em uma caverna no deserto.
Maomé ficou conhecido como um dos mais honestos comerciantes de Meca e trabalhava, principalmente, como condutor de caravanas que faziam negócios na Península Arábica.
10. Explique os motivos que levaram o islamismo a se expandir tão rapidamente logo no primeiro século após a morte de Maomé e detalhe o evento que barrou essa expansão pela Europa.
GABARITO das objetivas
1. E
2. C
3. A
4. D
6. B
7. C
8. D
9. B
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