QUESTÕES DISSERTATIVAS DE HISTÓRIA COM GABARITO: GRÉCIA ANTIGA
CORREÇÃO DE ATIVIDADES APLICADAS EM SALA
Correção de atividades aplicadas em sala.
Perguntas e respostas.
- Qual é o grande objetivo dos Jogos Olímpicos nos tempos modernos?
- Promover a união e a fraternidade entre os povos da Terra.
- Apesar de a religião grega ser um fator da identidade cultural dessa civilização, todos os gregos a praticavam da mesma maneira?
- Não. Apesar de haver celebrações religiosas praticadas por todos, como as festas para Apolo e Dionísio, e mesmo as Olimpíadas, cada região tinha predileção por divindades específicas, mais relacionadas com sua própria história e tradição.
- Compare a origem das Olimpíadas na Antiguidade e a sua realização nos tempos modernos.
- As Olimpíadas se originaram na pólis de Olímpia, em 776 a.C., como uma forma de homenagem a Zeus, e eram uma celebração da identidade helênica. Nos tempos modernos, a realização das Olimpíadas foi uma iniciativa do Barão de Coubertin, no século XIX, e inclui diferentes modalidades e atletas de todo o mundo.
- Os templos gregos eram abertos a toda população?
- Não. Os templos gregos não funcionavam como local de reunião de fi éis, mas como área de atuação dos sacerdotes e abrigo para a estátua da divindade. A maior parte das celebrações com participação popular ocorria em áreas abertas, ao ar livre.
- Caracterize a religião praticada pelos gregos.
- Os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam em muitos deuses. Além das divindades mais importantes, que viviam no monte Olimpo, também havia semideuses, heróis lendários e espíritos da natureza. Cada um desses seres desempenhava papéis defi nidos na manutenção da ordem do mundo e atendia ou não às necessidades da humanidade.
- O que são mitos?
- Mitos são narrativas simbólicas cujo objetivo é explicar o mundo, seus fenômenos e as sociedades. Eles também servem para transmitir às gerações futuras um conjunto de conhecimentos importantes para determinado grupo social.
-------------------------------
-------------------------------
- Que papel a religião desempenhava na civilização grega?
- A religião moldava as estruturas sociais legitimando as instituições e hierarquias como obedientes a uma ordem divina, fortalecendo a identidade cultural e a sensação de pertencimento.
- Que grande mudança na mentalidade grega ocorreu a partir do século VI a.C.?
- O pensamento simbólico, voltado exclusivamente para a mitologia, passou a dar lugar a maneiras mais racionais de explicar o mundo. O pensamento filosófico desenvolvido pelos gregos serviu de instrumento para questionar e compreender o ser humano e a natureza, iniciando uma tradição que se tornou um dos pilares da civilização ocidental. Ainda hoje, ideias filosóficas ajudam a moldar e sistematizar o mundo.
- De acordo com o que você aprendeu sobre os gregos, como podemos explicar o que é a Filosofia?
- A Filosofia pode ser compreendida como uma forma de sistematizar a razão para aplicá-la na formulação de questões. Ela se ocupa de temas diversos e seu principal objetivo é refletir e encontrar maneiras de buscar o conhecimento.
- O teatro é exemplo da criatividade grega, servindo de espetáculo, mas indo além do entretenimento. Qual é a importância do teatro para os gregos?
- O teatro grego estava profundamente relacionado à sociedade e à política, tornando-se parte integrante do desenvolvimento da sociedade e, muitas vezes, servindo de alegoria para discutir questões importantes para a pólis ou tecer críticas a um governante.
- Qual significado se pode atribuir à expressão “o homem é a medida de todas as coisas”?
- Com essa frase, Protágoras enfatizava a importância do ponto de vista humano e que tudo era relativo ao indivíduo.
- A difusão da cultu/ra grega pelo Oriente foi benéfica apenas para os povos das regiões conquistadas? Justifique.
- Não. O conhecimento dos gregos se ampliou ao se misturar com a sabedoria oriental, o que possibilitou que a civilização grega alcançasse grandes feitos em diversas áreas do conhecimento, como na Geometria e Geografia.
- Pesquise o significado do símbolo olímpico e o que seus anéis representam. Em seguida, registre sua resposta.
- O símbolo olímpico retrata anéis entrelaçados, sendo uma representação da união e amizade entre os povos. Cada anel possui uma cor diferente e simboliza um dos continentes: azul, Europa; amarelo, Ásia; preto, África; verde, Oceania; vermelho, Américas.
- As Olimpíadas gregas faziam parte dos chamados jogos pan-helênicos, celebrações esportivas que ocorriam por todo o mundo grego. Essas competições eram abertas a todos? Explique.
- Não. Apenas cidadãos gregos podiam participar das Olimpíadas, o que excluía automaticamente estrangeiros, escravos e mulheres, que não podiam nem assistir à competição. Assim, as Olimpíadas acabavam sendo destinadas a um número pequeno de participantes.
- Que diferenças podem ser apontadas entre a maneira como os gregos enxergavam seus deuses e a forma como parte da sociedade atual, que é monoteísta, acredita ser o seu?
- Espera-se que o aluno compreenda que os deuses gregos apresentavam qualidades e defeitos humanos, como a capacidade de se apaixonar e odiar. Essa visão apresenta um grande contraste com a ocidental, que acredita em um Deus perfeito e muito acima de qualquer característica humana.
- A religião grega não possuía um livro sagrado. De que maneira os gregos passavam adiante suas histórias e crenças?
- Por meio dos poemas que eram cantados pelos aedos, contadores de histórias que utilizavam instrumentos musicais como acompanhamento. Eles passavam as histórias tradicionais gregas adiante com sua música e poesia cantada, ajudando a perpetuá-las e propagá-las.
- Atena, a deusa padroeira de Atenas, era adorada e celebrada como uma das favoritas em Esparta, mesmo as duas pólis sendo grandes rivais. Por que isso acontecia?
- Porque os deuses gregos eram adorados por toda a Grécia e, mesmo rivais, as pólis se reconheciam como gregas. Além disso, Atena era uma divindade guerreira, muitas vezes retratada como mais habilidosa do que Ares, o deus da guerra. Isso combinava com o espírito militarista da sociedade espartana e colocava Atena como uma das divindades mais cultuadas.
- Atualmente, associamos os mitos a histórias inventadas e irreais. Ainda assim, é possível dizer que os mitos de certa maneira são verdadeiros, o que parece ser uma contradição. Explique.
- As mensagens que os mitos carregam eram a maneira disponível para dar sentido ao mundo e explicar algo para o qual não se tinha resposta, permitindo a um povo compreender seu lugar na natureza e estabelecer suas regras sociais. Nesse sentido, a ficção dos mitos era cheia de significados verdadeiros sobre o contexto cultural no qual estavam inseridos.
- Como os gregos encaravam os estudos e a educação?
- Os gregos acreditavam que o indivíduo que não se dedicasse aos estudos, ao conhecimento, não seria capaz de exercer sua cidadania de forma plena.
- Como se divide a história da Filosofia grega?
- Dividimos a história da Filosofia grega em Período Pré-Socrático (séculos VII a V a.C.), Período Socrático ou Clássico (século V a IV a.C.) e Período Helenístico (século IV a.C. a II d.C.).
- Quais eram os principais gêneros do teatro grego? Quais dramaturgos se destacavam em cada um?
- Os gêneros do teatro grego eram a tragédia e a comédia. Na tragédia, destacavam-se Ésquilo, Sófocles e Eurípides. Na comédia, Aristófanes.
- Os gregos também se destacavam na arquitetura e deixaram grandes construções como herança cultural para a posteridade. Quais eram seus três principais estilos arquitetônicos?
- O estilo dório ou dórico, mais simples; o estilo jônio, com relevos mais acentuados; e o estilo coríntio, mais complexo e detalhado.
- Qual foi a maior consequência das conquistas militares de Alexandre, o Grande?
- A difusão da cultura grega pelos territórios conquistados.
Me ajudou muito encontrei toadas as respostas
ResponderExcluir