Postagem em destaque

Prova de História - 2º ano - com gabarito - Recuperação 3º bim/2022

Prova de História - 2º ano - www.professorjunioronline.com


Prova de História - 2º ano - com gabarito - Recuperação 3º bim/2022 



Prova de História - 2º ano - Ensino Médio - Com gabarito


Conteúdo da prova: Primeira Guerra Mundial; Revolução Russa
Série/Turma: 2º Ano - Ensino Médio
Bimestre: 3º - Recuperação bimestral
Ano: 2022
Gabarito: Sim, para as objetivas




Abaixo, transcrição da prova de História - 2º ano - Ensino Médio - 3º bimestre, com gabarito. Arquivo para download e Gabarito das objetivas após a transcrição.


Transcrição da Prova

1. Cite e explique dois fatores que contribuíram para a Primeira Guerra Mundial.

2. Explique como foi a participação dos EUA na Guerra e como esse país ficou no cenário mundial após o conflito.

3. Explique o que foi o Tratado de Versalhes, destacando suas principais características e justifique porque ele pode ser considerado responsável pela Segunda Guerra Mundial.

4. No contexto da Revolução Russa, caracterize as duas revoluções de 1917.

5. Explique o que foram o Domingo Sangrento, as Teses de Abril e a NEP.

6. Completam-se cem anos do término da Grande Guerra (1914-1918). A Primeira Guerra começa europeia e termina como um conflito mundial. No contexto desta guerra, e acerca de seus antecedentes, todas as alternativas estão corretas, exceto a: 
a) Os russos, que faziam parte da Tríplice Entente, assinaram um armistício com os alemães e retiraram-se da guerra por causa da revolução que acontecia em seu território. 
b) As rivalidades imperialistas originárias desde o século XIX entre ingleses e alemães também contribuíram para a formação de alianças militares distintas.
c) A Questão da Bósnia-Herzegovina, que tinha os sérvios e austríacos como aliados, desencadeou a Questão Balcânica quando os alemães invadiram Sarajevo. 
d) Os Estados Unidos da América entraram militarmente na guerra em 1917, ao lado da Tríplice Entente. Esta participação estadunidense foi determinante para o término da guerra em 1918.

7. (Uece 2016) Os Jogos Olímpicos são um evento esportivo quadrienal que prevê a competição entre os melhores atletas do mundo em diferentes modalidades esportivas. Esses jogos são inspirados nos antigos jogos que aconteciam na Grécia antiga, na cidade de Olímpia, nos quais competiam os melhores atletas gregos. No final do século XIX, o Barão Pierre de Courbetin, teve a ideia de organizar jogos símiles àqueles da Grécia; assim, os primeiros jogos ocorreram em Atenas no ano de 1896. 
No decorrer do século XX, os Jogos Olímpicos não ocorreram em três ocasiões, quais sejam: 
a) em 1972, 1996 e 2002, por causa de atentados terroristas.
b) em 1916, 1940 e 1944, por causa de guerras mundiais. 
c) em 1960, 1976 e 1984, por causa da crise petrolífera. 
d) em 1929, 1952 e 1964, por causa da quebra da bolsa de valor

8. (Espm 2018) Quando os bolcheviques – até então um partido de operários – se viram em maioria nas principais cidades russas, e sobretudo na capital, Petrogrado e Moscou, e depressa ganharam terreno no exército, a existência do Governo Provisório tornou-se cada vez mais irreal; em especial quando teve de apelar às forças revolucionárias na capital para derrotar uma tentativa de golpe contrarrevolucionário de um general monarquista em agosto. A onda radicalizada de seus seguidores inevitavelmente empurrou os bolcheviques para a tomada do poder. O Governo Provisório, sem mais ninguém para defendê-lo, simplesmente se esfumou. (Eric Hobsbawm. Era dos Extremos: o breve século XX – 1914-1918) 
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, quem liderava o Governo Provisório derrubado pela Revolução Bolchevique e quem assumiu a presidência do Conselho de Comissários do Povo, organizado após a revolução de 25 de outubro (7 de novembro no calendário gregoriano): 
a) Príncipe Lvov – Stálin;
b) Kornilov – Trotski;
c) Kerenski – Lênin; 
d) Koltchak – Bukharin;
e) Denikine – Kamenev.

9. . (Mackenzie 2017) Rosa Luxemburgo, destacada intelectual marxista, escreveu, em 1918, a obra A Revolução Russa. Leia com atenção o trecho a seguir: 
“A liberdade é sempre a liberdade de quem pensa de maneira diferente (...). A ditadura do proletariado deve ser obra da classe e não de uma pequena minoria dirigente em nome da classe (...). Sem eleições gerais, sem liberdade irrestrita de imprensa, de reunião e discussão (...), algumas dezenas de dirigentes do Partido (...) comandam e governam (...). Entre eles, a direção, na verdade, está nas mãos de uma dúzia de homens, e uma elite, escolhida na classe operária, é de tempos em tempos convocada a aplaudir os discursos dos chefes e votar por unanimidade as resoluções que lhe são apreendidas”. Rosa Luxemburgo. A Revolução Russa. Citado em: Antoine Prost. Gérard Vincent (orgs). História da Vida Privada: Da Primeira Guerra aos nossos dias. v.5. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, pp. 419-420. 
É correto afirmar que, para a autora, o processo revolucionário russo 
a) contribuiu para a imposição das leis proletárias para o restante da União Soviética. Segunda essa visão, aos soviéticos, por serem a elite socialista, caberia a liderança sobre o restante dos países marxistas. 
b) resultou de uma coalizão de forças entre o campesinato e o operariado urbano. Daí a necessidade, apontada no texto, de estabelecer um governo centralizador, que fosse capaz de congregar interesses diversos.
c) criou uma elite burocrática semelhante aos demais países capitalistas. Por isso, o governo stalinista deveria ser substituído pela ditadura do proletariado, com ampla participação do operariado urbano na condução do país. 
d) resultou na criação de uma ditadura por parte dos dirigentes do partido, e não do proletariado. Em sua visão, a ditadura do proletariado deveria partir da classe e não de um grupo de dirigentes que fala em seu nome. 
e) estabeleceu o comando proletário sobre os dirigentes do partido, razão pela qual o governo se encontrava sem credibilidade. A solução, segundo o texto, seria atentar para os múltiplos interesses envolvidos, e conciliá-los no governo.

10. (Famerp 2018) Seja como for, o comunismo não se limitava à Rússia. [...] Uma das minhas primeiras experiências políticas, quando me tornei membro do partido [comunista] na época em que ainda estudava em Berlim, foi uma discussão com o companheiro responsável por meu recrutamento. Ele ficou desconcertado quando lhe disse: 
“Bem, todo mundo sabe que a Rússia é um país atrasado, por isso podemos esperar que o comunismo tenha suas derrotas por lá.” (Eric J. Hobsbawm. O novo século, 2000.) 
A afirmação do estudante de Berlim e futuro historiador inglês baseava-se na ideia de que 
a) as revoluções operárias vitoriosas ocorreram ao longo da história nos países mais industrializados. 
b) as rupturas sociais radicais, inauguradas pela Revolução Francesa, deram origem a regimes totalitários. 
c) o sucesso revolucionário seria possível somente no caso da propagação da revolução para países dominados pelos europeus. 
d) a vitória dos comunistas na Rússia foi liderada por partidos oriundos dos movimentos camponeses. 
e) a revolução bolchevista deveria enfrentar a questão do desenvolvimento econômico do país.


Continua...

-------------------------------

-------------------------------










Gabarito das objetivas

6. A

7. B

8. C

9. D

10. E

Comentários

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!