Histórico
Catar, ou Qatar, é um país árabe, conhecido oficialmente como um emirado do Oriente Médio, ocupando a pequena Península do Catar na costa nordeste da Península Arábica.
Pouco se sabe sobre a história do Catar antes do século XVIII. Sabe-se que a população da região era formada, em grande parte, por nômades beduínos, além de pequenas aldeias de pescadores.
A história moderna do Catar começa em 1766, com a migração de famílias vindas do Kuwait, notavelmente o Āl Khalīfah, para a península.
Em 1783, o Āl Khalīfah liderou a conquista do Bahrein. Após a saída do Āl Khalīfah do Catar, o país foi governado por uma série de xeques transitórios, o mais famoso dos quais foi Raḥmah Ibn Jabir Al-Jalāhimah..
O Catar chamou a atenção dos britânicos em 1867, quando uma disputa entre o Bahrein Āl Khalīfah, que continuou a reivindicar Al-Zubārah, e os residentes do país se transformou em um grande confronto. Até o ataque, a Grã-Bretanha via o Catar como uma dependência do Bahrein. Assinou então um tratado separado com Muhammad Ibn Thani em 1868, definindo o rumo tanto para a futura independência do Catar como para o governo do Al Thani, que até o tratado era apenas uma entre várias famílias importantes na península.
Governado pela família Al Thani desde meados do século XIX, nos últimos sessenta anos o Catar transformou-se de um pobre protetorado britânico conhecido principalmente por pertencer a um estado independente com receitas significativas de petróleo e gás natural.
O contínuo desvio das receitas petrolíferas em meados da década de 1990 pelos líderes do país atrapalhou seu crescimento econômico.
O ex-embaixador Hamad Bin Khalifa Al Thani introduziu amplas reformas políticas e na mídia, um investimento econômico sem precedentes e um crescente papel de liderança regional do Catar, em parte por meio da criação da rede de notícias via satélite árabe Al-Jazeera e da mediação do Catar em alguns conflitos regionais.
Nos anos 2000, o Catar resolveu suas antigas disputas fronteiriças com o Bahrein e a Arábia Saudita e, em 2007, alcançou a maior renda per capita do mundo. O Catar não experimentou agitação doméstica ou violência como a que se viu em outros países do Oriente, em parte devido à sua imensa riqueza.
Em meados de 2013, Hamad abdicou do poder pacificamente, transferindo-o para seu filho, o atual Amir Tamim Bin Hamad. Tamim continua popular e prioriza melhorar o bem-estar interno do país, incluindo o estabelecimento de sistemas avançados de saúde e educação e expandindo a infraestrutura visando a realização da Copa do Mundo de 2022 em Doha.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!