1. Assinale a alternativa que apresenta apenas características do socialismo científico: (0,5)
a) Oposição à propriedade privada; defesa da luta de classes; oposição ao capitalismo; defesa da ditadura do proletariado.
b) Oposição somente à grande propriedade, defesa de um acordo entre as classes sociais; valorização do trabalho e fim do ócio.
c) Defesa dos direitos naturais; apoio aos princípios burgueses; defesa de um governo representativo e constitucional.
d) Negação de toda e qualquer autoridade, opressão e instituição.
e) Oposição ao proletariado; defesa de um governo burguês; apoio econômico à burguesia industrial.
2. Assinale a alternativa INCORRETA em relação às doutrinas do século XIX. (0,5)
a) O socialismo surgiu em oposição aos ideais burgueses.
b) Durante o século XX, capitalismo e socialismo disputaram a hegemonia mundial.
c) Atualmente, predominam os países com características capitalistas.
d) O anarquismo foi o único sistema implantado em vários países e que nunca sofreu contestação de capitalistas ou socialistas.
e) Coreia do Norte é um exemplo de país que ainda adota o socialismo.
3. Relacione corretamente as colunas: (1,0)
(A) Capitalismo
(B) Socialismo
(C) Socialismo Utópico
(D) Socialismo Científico
(E) Anarquismo
( ) Doutrina social e movimento político que defende a ideia de que a sociedade pode existir de forma independente ou até antagônica em relação ao Estado, considerando que os poderes exercidos pelos organismos governamentais, administrativos e religiosos são, além de dispensáveis, negativos para o estabelecimento e desenvolvimento de uma estrutura social marcada pela extinção das classes sociais, sendo assim incapaz de propiciar o livre crescimento humano.
( ) Toda doutrina que prega um sistema econômico e político que se fundamenta na socialização dos sistemas de produção e no controle estatal dos setores econômicos, pretendendo diminuir as desigualdades e atender às parcelas mais carentes da população.
( ) Pregava certas mudanças sociais e políticas, a fim de que se alcançasse uma sociedade mais justa e igualitária, mantendo as classes sociais existentes, sem apresentar, no entanto, os meios pelos quais essas mudanças se concretizariam.
( ) Organização econômica em que as atividades de produção e distribuição, obedecendo aos princípios da propriedade privada, da competição livre e do lucro, produzem uma divisão da sociedade em duas classes antagônicas: a dos possuidores dos meios de produção e a do proletariado industrial e rural.
( ) Associado principalmente aos marxistas que, partindo da análise crítica e científica do capitalismo e suas contradições, propõe uma ação mais prática e direta contra o capitalismo, por meio da organização da revolucionária classe trabalhadora.
4. Considere as afirmações sobre a Comuna de Paris, que governou a cidade entre março e maio de 1871.
I. O movimento foi iniciado como monarquista, conservador e católico e tentava reconduzir o Imperador Napoleão III, deposto por um golpe militar republicano em 1870, ao governo da França.
II. A Comuna aboliu o serviço militar obrigatório e a pena de morte, decretou o direito dos trabalhadores de administrar empresas abandonadas e estabeleceu a separação plena entre Igreja e Estado na cidade.
III. O exército francês, durante a chamada “Semana Sangrenta”, com o apoio da Assembleia Nacional e do governo republicano, invadiu a cidade e reprimiu duramente os sublevados.
Quais estão corretas? (0,5)
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
5. (ENEM) É uma mudança profunda na estrutura social, isto é, uma transformação que atinge todos os níveis da realidade social: o econômico, o político, o social e o ideológico. Uma revolução é uma luta entre forças de transformação e forças de conservação de uma sociedade. Quando ocorre uma revolução, a vida das pessoas sofre uma mudança radical no próprio dia a dia. (AQUINO, R. S.L. et al. História das Sociedades: das sociedades modernas às sociedades atuais. Rio de Janeiro: Record, 1999).
Na França, em 1871, após a derrota de Napoleão III na guerra contra a Rússia e a presidência de Louis Adolphe Thiers, os trabalhadores franceses organizaram uma rebelião que levou à tomada de Paris e à organização de um governo popular, denominado de Comuna de Paris. Este processo é considerado como uma importante experiência política, porque: (0,5)
a) Extinguiu definitivamente o voto censitário e instituiu o voto por categoria profissional.
b) Foi a mais duradoura experiência de governo popular na História contemporânea.
c) Criou um Estado dos trabalhadores formado por comunas livres e autônomas.
d) Definiu um Estado voltado para atender os interesses de todas as classes sociais.
e) Substituiu o exército por milícias comandadas pelos antigos generais, mas subordinadas ao poder das comunas.
Continua...
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!