7. (PUC-PR) O rompimento da barragem da Samarco Mineração no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Minas Gerais, no dia 05 de novembro de 2015, retomou o debate sobre a privatização da Companhia Vale do Rio Doce. Sobre essa medida do Governo Federal, assinale a alternativa CORRETA. (0,5)
a) A privatização da Vale do Rio Doce foi encabeçada pelo governo de Fernando Collor de Mello, que tinha uma postura política vinculada ao neoliberalismo mundial.
b) A privatização da Vale do Rio Doce, no governo de Fernando Henrique Cardoso, e teve como principal objetivo atrair o capital produtivo internacional.
c) A privatização da Vale do Rio Doce foi negociada no governo do Itamar Franco, como medida de combate à inflação, que alcançou o percentual de 1764 no ano de 1989.
d) A privatização da Vale do Rio Doce foi feita durante o primeiro governo Lula e teve como principal objetivo atrair o capital especulativo internacional.
8. (UFPR) A Manchete do Jornal do Brasil de 17 de março de 1990, um dia após o anúncio do Plano de Estabilização Econômica, popularmente conhecido como Plano Collor, foi: “Reforma de Collor faz terremoto na economia”. A medida desse plano, bem como sua consequência econômica, que causou esse “terremoto”, foi: (0,5)
a) a aplicação de pesada taxação das fortunas, perdendo apoio da elite em suas reformas.
b) a reestatização de companhias privatizadas no governo Sarney, afugentando investidores estrangeiros.
c) o descongelamento de preços e salários indexados desde o governo Figueiredo, derrubando as bolsas de valores.
d) o confisco da poupança e das contas correntes com mais de 50 mil cruzeiros, fragilizando a maior parte da população.
e) a realização da paridade da moeda brasileira cruzeiro com o valor do dólar, prejudicando as importações.
9. Relacione corretamente os presidentes às características de seus governos: (1,0)
(S)arney
(C)ollor
(I)tamar Franco
(F)ernando Henrique Cardoso
(L)ula
(D)ilma
(T)emer
( ) Teve uma política de continuidade em relação ao seu antecessor. Foi durante seu governo que foi lançado, com sucesso, o Plano Real.
( ) Enfrentou polêmicas de corrupção logo no primeiro ano de mandato. Em seu mandato foram criados o ‘Programa sem Miséria’, a ‘Comissão Nacional da Verdade’ e o ‘Programa Mais Médicos’.
( ) Antes de disputar o segundo turno das eleições, assinou um texto chamado Carta ao Povo Brasileiro, no qual se comprometia a cumprir todos os compromissos assumidos com os credores nacionais e internacionais. Sua estratégia deu certo, sendo eleito no segundo turno das eleições.
( ) Seu curto governo enfrentou uma paralisação dos caminhoneiros que afetou toda a economia nacional.
( ) Colocou o país nos ‘trilhos’ da redemocratização ao convocar uma Assembleia Constituinte e garantir eleições diretas para presidente.
( ) Foi reeleito mesmo com os escândalos que apareceram no ano anterior com o chamado ‘esquema do mensalão’.
( ) Sendo mentor do Plano Real, afastou-se do cargo de ministro da Fazenda para disputar as eleições, vencendo Lula no primeiro turno.
( ) Uma CPI, criada para investigar um possível crime de responsabilidade fiscal, conhecido como ‘pedalada fiscal’, levou a um exitoso processo de impeachment.
( ) Criou um plano econômico que substituía a moeda, congelava preços e salários. Com uma medida extrema, conseguiu baixar, a inflação de 70% para 10%, voltando a subir pouco tempo depois.
( ) Seu segundo mandato, ao contrário do anterior, foi marcado por crises diversas, aumento no desemprego, endividamento externo e diminuição no poder de compra da população. Ao fim de seu mandato, passou a faixa presidencial ao seu rival político das eleições anteriores.
10 (UEM – adaptado). Sobre as eleições presidenciais de 1989 e o governo Collor, assinale (V)erdadeiro ou (F)also, corrija as falsas. (0,8)
a) Fernando Collor de Mello disputou o segundo turno das eleições com Luiz Inácio Lula da Silva. Collor, durante a sua campanha, defendeu a bandeira do anticomunismo e associou Lula à desapropriação de imóveis e ao confisco das cadernetas de poupança.
b) Logo após tomar posse, em março de 1990, Collor e sua equipe da área econômica anunciaram ao país um plano para combater a escalada inflacionária: o Plano Brasil Novo, que ficou conhecido como Plano Collor. Este plano confiscava parte do dinheiro das contas correntes, das aplicações financeiras e das cadernetas de poupança; congelava salários e aumentava tarifas dos serviços públicos.
c) O Plano Collor reduziu temporariamente a inflação e, apesar da redução do PIB, trouxe segurança social ao país, pois estancou a crise econômica, favoreceu constantes reajustes salariais e não houve aumento de impostos.
d) Durante o governo Collor foi instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de corrupção. As investigações revelaram um esquema de corrupção que envolvia o presidente da República e o seu ex-tesoureiro de campanha, Paulo César Farias.
e) A sociedade brasileira se organizou e saiu às ruas para protestar contra o governo. Os estudantes pintaram o rosto, os chamados “caras-pintadas”, e convocaram a população para aderir às manifestações políticas com as palavras de ordem: “Diretas Já!” e “Fora Dilma!”.
11. Em janeiro de 2007, o Governo Federal brasileiro lançou um programa, apresentado pela sigla PAC. Esse programa engloba um conjunto de políticas econômicas, com o objetivo de estimular o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, prevendo investimentos totais de R$ 503,9 bilhões até 2010. Entre suas prioridades, está o investimento em infraestrutura, em áreas como saneamento, habitação, transporte, energia e recursos hídricos.
Assinale a alternativa que apresenta de forma CORRETA o significado da sigla PAC.
a) Programa de Atendimento aos Carentes.
b) Projeto de Articulação e Controle Social.
c) Programa de Aceleração de Crescimento.
d) Programa de Ataque à Corrupção.
e) Programa de Aceleração de Combate à Fome.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário, ele estará visível assim que for aprovado.
Comentários anônimos podem ser publicados, porém não serão respondidos. Então, se quiser uma resposta, identifique-se. Ok?
Mais uma coisa, dependendo da correria do dia a dia, pode ser que eu demore um pouquinho para responder, mas pode ficar tranquilo que, cedo ou tarde, responderei.
Um abraço do professor Júnior!