Postagem em destaque

Dinâmica para primeira aula criada pelo ChatGPT

Dinâmica para primeiro dia de aula


Dinâmica para primeira aula criada pelo ChatGPT

Pedi para o ChatGPT criar uma dinâmica para o primeiro dia de aula
Veja no que deu...




Neste início de ano estou desvendando as possibilidades do uso do ChatGPT para as minhas aulas. Já fazia alguns anos que eu não utilizava dinâmicas para o primeiro dia de aula. Agora, com a possibilidade da inovação do ChatGPT, resolvi apelar e pedi: "Crie uma dinâmica original e inédita para primeira aula de história sobre os conteúdos "A escrita da História" e "O oficio do historiador". Confira nesta postagem o resultado.




Este foi o resultado exato do que ele me respondeu:


"Aqui está uma dinâmica original e inédita para a primeira aula de história sobre "a escrita da história" e "o ofício do historiador":

  • Divida os alunos em grupos de três ou quatro pessoas.
  • Dê a cada grupo uma cartolina e uma caneta.
  • Peça aos alunos que escrevam uma pequena história sobre um evento ou situação comum, como um dia na escola ou uma viagem de férias.
  • Quando todos os grupos tiverem terminado, peça a cada um deles que leia sua história para o grupo e que desenhe uma ilustração para acompanhar o relato.

Continua...

-------------------------------

-------------------------------


  • Em seguida, peça aos alunos que troquem as histórias e ilustrações com outro grupo.
  • Cada novo grupo deve escrever uma nova versão da história que recebeu, incorporando suas próprias percepções e interpretações.
  • Repita o processo de troca e reescrita de histórias até que todos os grupos tenham escrito pelo menos três versões diferentes da mesma história.
  • Por fim, peça a cada grupo que apresente sua versão final da história e discuta como cada versão foi influenciada pelas percepções e interpretações de cada grupo.

Essa dinâmica ilustra de forma simples e divertida a importância da perspectiva e da interpretação na escrita da história, além de destacar o papel do historiador como o profissional responsável por preservar e transmitir a memória coletiva da sociedade".


Achei interessante. Acho que vou tentar com uma turma de 1º Ano do Ensino Médio.
O que você achou? Deixe seu comentário.


Postagem criada com o auxílio do ChatGPT.

Comentários

  1. Respostas
    1. Olá professora Marinês. Obrigado pelo seu comentário. Apliquei hoje com um dos meus primeiros anos. O resultado foi bastante positivo, todos participaram de forma satisfatória. Claro que um ou outro sempre acaba fazendo de qualquer jeito, mas a maioria fez de forma satisfatória.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!