1. Analise trecho de um relatório do Comitê Parlamentar sobre as Condições das Fábricas, publicado em 1832.
"Os trabalhadores eram colocados em linhas em filas próximas, e, quando a fadiga chegava, eles apoiavam um no outro, ou sobre as máquinas. Às vezes, eles eram mantidos em movimento pelos gritos e insultos do mestre. Os trabalhadores eram frequentemente reduzidos a uma condição de servo, que fazia tudo o que o mestre mandava. Muitas vezes, eles eram mantidos trabalhando além do ponto de exaustão, até que suas forças falhavam completamente."
A partir da análise do trecho do relatório do Comitê Parlamentar sobre as Condições das Fábricas, quais eram as condições de trabalho nas fábricas durante a Revolução Industrial? Como os trabalhadores eram tratados e quais as consequências para a saúde física e mental dos mesmos? Qual era a visão do Comitê Parlamentar sobre a situação dos trabalhadores industriais?
2. (Mackenzie) Assinale a alternativa em que aparecem as principais ideias de Jean Jacques Rousseau em sua obra O CONTRATO SOCIAL.
a) Cada homem é inimigo do outro, está em guerra com o próximo e por esta razão cria o Estado para sua própria defesa e proteção.
b) O Estado é uma realidade em si e é necessário conservá-lo, reforçá-lo e eventualmente reformá-lo, reconhecendo uma única finalidade: sua prosperidade e grandeza.
c) O governante deve dar um bom exemplo para que os súditos o sigam. Através da educação e de rituais, os homens de capacidade aprenderiam e transmitiriam os valores do passado.
d) Que as classes dirigentes tremam ante a ideia de uma revolução! Os trabalhadores devem proclamar abertamente que seu objetivo é a derrubada violenta da ordem social tradicional.
e) A única esperança de garantir os direitos de cada indivíduo é a organização da sociedade civil, cedendo todos os direitos à comunidade, para que seja politicamente justo o que a maioria decidir.
3. (Fuvest) "Um comerciante está acostumado a empregar o seu dinheiro principalmente em projetos lucrativos, ao passo que um simples cavalheiro rural costuma empregar o seu em despesas. Um frequentemente vê seu dinheiro afastar-se e voltar às suas mãos com lucro; o outro, quando se separa do dinheiro, raramente espera vê-lo de novo. Esses hábitos diferentes afetam naturalmente os seus temperamentos e disposições em toda espécie de atividade. O comerciante é, em geral, um empreendedor audacioso; o cavalheiro rural, um tímido em seus empreendimentos...". (Adam Smith, A RIQUEZA DAS NAÇÕES, Livro III, capítulo 4)
Neste pequeno trecho, Adam Smith
a) Contrapõe lucro a renda, pois geram racionalidades e modos de vida distintos.
b) Mostra as vantagens do capitalismo comercial em face da estagnação medieval.
c) Defende a lucratividade do comércio contra os baixos rendimentos do campo.
d) Critica a preocupação dos comerciantes com seus lucros e dos cavalheiros com a ostentação de riquezas.
e) Expõe as causas da estagnação da agricultura no final do século XVIII.
4. (UEL) Um fator que contribuiu decisivamente para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII foi:
a) A acumulação de capital resultante da exploração colonial praticada pela Inglaterra através do comércio.
b) A concorrência tecnológica entre ingleses e americanos, que estimulou o desenvolvimento econômico.
c) A expulsão das tropas napoleônicas do território inglês, que uniu os interesses nacionais em torno de um esforço de desenvolvimento.
d) O movimento ludista na Inglaterra com a destruição das máquinas consideradas obsoletas, ao incentivar a invenção de novas máquinas.
e) A abertura de mercados na Alemanha e na França para a Inglaterra, por meio de um acordo comercial conhecido por Pacto de Berlim.
5. (ENEM PPL) A partir da segunda metade do século XVIII, com a primeira Revolução Industrial e o nascimento do proletariado, cresceram as pressões por uma maior participação política, e a urbanização intensificou-se, recriando uma paisagem social muito distinta da que antes existia.
QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
As mudanças citadas foram conduzidas principalmente pelos seguintes atores sociais:
a) Burguesia e trabalhadores assalariados. b) Igreja e corporações de ofício.
c) Realeza e comerciantes. d) Campesinato e artesãos.
e) Nobreza e artífices.
6. Explique as causas, consequências e principais etapas da Revolução Francesa. Como o processo revolucionário foi influenciado pelas ideias iluministas e qual foi o papel da burguesia na Revolução? Quais foram as principais mudanças políticas, sociais e econômicas ocorridas durante o período da Revolução e como elas afetaram a sociedade francesa e europeia como um todo?
7. (ETEC) Iniciada em 1789, a Revolução Francesa tinha como um de seus principais objetivos a abolição da sociedade de Antigo Regime, com o fim dos privilégios e das desigualdades entre os diferentes grupos sociais.
Pouco antes da Revolução, a sociedade francesa estava dividida entre
a) Apoiadores de Napoleão e de Robespierre, importantes lideranças políticas conservadoras que lutavam pela manutenção da monarquia francesa.
b) Burguesia e trabalhadores rurais e urbanos, já que o clero e a nobreza não tinham participação significativa na política francesa no período pré-revolucionário.
c) Girondinos e Sans Culottes, grupos rivais que disputavam a hegemonia política e representavam os diferentes interesses da burguesia na relação com o rei Luís XVI.
d) Primeiro e Segundo Estados (clero e nobreza), que reuniam cerca de 3% da população, e Terceiro Estado, que abrigava a burguesia, os trabalhadores urbanos e rurais e pagava, sozinho, todas as taxas e os impostos diretos cobrados pela monarquia.
e) Primeiro e Segundo Estados (clero e nobreza), que reuniam a minoria da população, mas pagavam, sozinhos, todas as taxas e os impostos diretos que financiavam os programas assistenciais que mantinham parte do Terceiro Estado.
8. (Universidade de Fortaleza) “Revoltas populares deixam na história e na consciência humana uma marca indelével, mesmo quando fracassam ou são desonradas. Elas encarnam o momento, tão raro, em que a fatalidade se insurge, e o povo toma a dianteira”. (Serge Hamili, Brasil Diplomatique. Liberdade, Igualdade, Fraternidade. Elogio às revoluções. Edição 22, 05 de maio de 2009).
Foi nesse contexto, que a Revolução Francesa, como movimento social e político, abriu caminho para uma sociedade moderna e acabou por influenciar diversos lugares no mundo, com os seus ideais de “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”.
Além dessa influência, a Revolução Francesa deixou como legado direto
a) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
b) A criação da Organização das Nações Unidas (ONU).
c) A Declaração Universal dos Direitos do Homem.
d) O sufrágio universal a todos os cidadãos.
e) As doutrinas da Declaração de Independência Americana.
* Para não tirar zero na prova: Quais os dois países que assinaram o Tratado de Methuen, ou Tratado dos Panos e Vinhos
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!