Postagem em destaque

Prova de História - 2º Ano - 1º Bimestre

Prova de História - 2º ano - www.professorjunioronline.com



PROVA DE HISTÓRIA - 2º ANO - 1º BIMESTRE

COM GABARITO

COM TRANSCRIÇÃO DAS QUESTÕES E ARQUIVO PARA DOWNLOAD




Prova de História para o 2º ano do Ensino Médio com perguntas de múltipla escolha e questões discursivas. Uma chance para os alunos revisarem o conteúdo e se prepararem para futuras avaliações.


Série/Turma: 2º Ano - Ensino Médio
Bimestre: 
Ano: 2023
Conteúdo da prova: Iluminismo; Liberalismo; Revolução Francesa; Revolução Industrial
Gabarito: Sim, para as objetivas

Abaixo, transcrição da prova de História - 2º ano - 1º bimestre, com gabarito. Arquivo para download e Gabarito das objetivas após a transcrição.


Transcrição da Prova

1. Analise trecho de um relatório do Comitê Parlamentar sobre as Condições das Fábricas, publicado em 1832.
"Os trabalhadores eram colocados em linhas em filas próximas, e, quando a fadiga chegava, eles apoiavam um no outro, ou sobre as máquinas. Às vezes, eles eram mantidos em movimento pelos gritos e insultos do mestre. Os trabalhadores eram frequentemente reduzidos a uma condição de servo, que fazia tudo o que o mestre mandava. Muitas vezes, eles eram mantidos trabalhando além do ponto de exaustão, até que suas forças falhavam completamente."
A partir da análise do trecho do relatório do Comitê Parlamentar sobre as Condições das Fábricas, quais eram as condições de trabalho nas fábricas durante a Revolução Industrial? Como os trabalhadores eram tratados e quais as consequências para a saúde física e mental dos mesmos? Qual era a visão do Comitê Parlamentar sobre a situação dos trabalhadores industriais? 

2. (Mackenzie) Assinale a alternativa em que aparecem as principais ideias de Jean Jacques Rousseau em sua obra O CONTRATO SOCIAL.
a) Cada homem é inimigo do outro, está em guerra com o próximo e por esta razão cria o Estado para sua própria defesa e proteção.
b) O Estado é uma realidade em si e é necessário conservá-lo, reforçá-lo e eventualmente reformá-lo, reconhecendo uma única finalidade: sua prosperidade e grandeza.
c) O governante deve dar um bom exemplo para que os súditos o sigam. Através da educação e de rituais, os homens de capacidade aprenderiam e transmitiriam os valores do passado.
d) Que as classes dirigentes tremam ante a ideia de uma revolução! Os trabalhadores devem proclamar abertamente que seu objetivo é a derrubada violenta da ordem social tradicional.
e) A única esperança de garantir os direitos de cada indivíduo é a organização da sociedade civil, cedendo todos os direitos à comunidade, para que seja politicamente justo o que a maioria decidir.

3. (Fuvest) "Um comerciante está acostumado a empregar o seu dinheiro principalmente em projetos lucrativos, ao passo que um simples cavalheiro rural costuma empregar o seu em despesas. Um frequentemente vê seu dinheiro afastar-se e voltar às suas mãos com lucro; o outro, quando se separa do dinheiro, raramente espera vê-lo de novo. Esses hábitos diferentes afetam naturalmente os seus temperamentos e disposições em toda espécie de atividade. O comerciante é, em geral, um empreendedor audacioso; o cavalheiro rural, um tímido em seus empreendimentos...".                          (Adam Smith, A RIQUEZA DAS NAÇÕES, Livro III, capítulo 4)
Neste pequeno trecho, Adam Smith
a) Contrapõe lucro a renda, pois geram racionalidades e modos de vida distintos.
b) Mostra as vantagens do capitalismo comercial em face da estagnação medieval.
c) Defende a lucratividade do comércio contra os baixos rendimentos do campo.
d) Critica a preocupação dos comerciantes com seus lucros e dos cavalheiros com a ostentação de riquezas.
e) Expõe as causas da estagnação da agricultura no final do século XVIII.

4. (UEL) Um fator que contribuiu decisivamente para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII foi:
a) A acumulação de capital resultante da exploração colonial praticada pela Inglaterra através do comércio.
b) A concorrência tecnológica entre ingleses e americanos, que estimulou o desenvolvimento econômico.
c) A expulsão das tropas napoleônicas do território inglês, que uniu os interesses nacionais em torno de um esforço de desenvolvimento.
d) O movimento ludista na Inglaterra com a destruição das máquinas consideradas obsoletas, ao incentivar a invenção de novas máquinas.
e) A abertura de mercados na Alemanha e na França para a Inglaterra, por meio de um acordo comercial conhecido por Pacto de Berlim.

5. (ENEM PPL) A partir da segunda metade do século XVIII, com a primeira Revolução Industrial e o nascimento do proletariado, cresceram as pressões por uma maior participação política, e a urbanização intensificou-se, recriando uma paisagem social muito distinta da que antes existia.
QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
As mudanças citadas foram conduzidas principalmente pelos seguintes atores sociais:
a) Burguesia e trabalhadores assalariados. b) Igreja e corporações de ofício.
c) Realeza e comerciantes. d) Campesinato e artesãos.
e) Nobreza e artífices.

Continua...

----------------


----------------


6. Explique as causas, consequências e principais etapas da Revolução Francesa. Como o processo revolucionário foi influenciado pelas ideias iluministas e qual foi o papel da burguesia na Revolução? Quais foram as principais mudanças políticas, sociais e econômicas ocorridas durante o período da Revolução e como elas afetaram a sociedade francesa e europeia como um todo?

7. (ETEC) Iniciada em 1789, a Revolução Francesa tinha como um de seus principais objetivos a abolição da sociedade de Antigo Regime, com o fim dos privilégios e das desigualdades entre os diferentes grupos sociais.
Pouco antes da Revolução, a sociedade francesa estava dividida entre
a) Apoiadores de Napoleão e de Robespierre, importantes lideranças políticas conservadoras que lutavam pela manutenção da monarquia francesa.
b) Burguesia e trabalhadores rurais e urbanos, já que o clero e a nobreza não tinham participação significativa na política francesa no período pré-revolucionário.
c) Girondinos e Sans Culottes, grupos rivais que disputavam a hegemonia política e representavam os diferentes interesses da burguesia na relação com o rei Luís XVI.
d) Primeiro e Segundo Estados (clero e nobreza), que reuniam cerca de 3% da população, e Terceiro Estado, que abrigava a burguesia, os trabalhadores urbanos e rurais e pagava, sozinho, todas as taxas e os impostos diretos cobrados pela monarquia.
e) Primeiro e Segundo Estados (clero e nobreza), que reuniam a minoria da população, mas pagavam, sozinhos, todas as taxas e os impostos diretos que financiavam os programas assistenciais que mantinham parte do Terceiro Estado.

8. (Universidade de Fortaleza) “Revoltas populares deixam na história e na consciência humana uma marca indelével, mesmo quando fracassam ou são desonradas. Elas encarnam o momento, tão raro, em que a fatalidade se insurge, e o povo toma a dianteira”.  (Serge Hamili, Brasil Diplomatique. Liberdade, Igualdade, Fraternidade. Elogio às revoluções. Edição 22, 05 de maio de 2009).
Foi nesse contexto, que a Revolução Francesa, como movimento social e político, abriu caminho para uma sociedade moderna e acabou por influenciar diversos lugares no mundo, com os seus ideais de “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”.
Além dessa influência, a Revolução Francesa deixou como legado direto
a) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
b) A criação da Organização das Nações Unidas (ONU).
c) A Declaração Universal dos Direitos do Homem.
d) O sufrágio universal a todos os cidadãos.
e) As doutrinas da Declaração de Independência Americana.

* Para não tirar zero na prova: Quais os dois países que assinaram o Tratado de Methuen, ou Tratado dos Panos e Vinhos


Gabarito e link para download nesta postagem, logo abaixo do vídeo.

Já conhece nosso canal no Youtube? Inscreva-se para receber conteúdos de História e Geografia.


GABARITO

1. Sugestão de resposta:
O Comitê Parlamentar tinha uma visão crítica e preocupada com as condições de trabalho dos operários nas fábricas da época. Eles descreviam os trabalhadores como sendo reduzidos a uma condição de servidão e submissão aos mestres, trabalhando além do ponto de exaustão. O relatório apontava também para a falta de preocupação com a saúde e segurança dos trabalhadores, evidenciada pelo fato deles serem mantidos em movimento por meio de gritos e insultos. Em resumo, a visão do Comitê Parlamentar era de que a situação dos trabalhadores industriais precisava ser melhorada, por meio de leis e regulamentações que garantisse melhores condições de trabalho, segurança e proteção à saúde dos trabalhadores.

2. Alternativa E

3. Alternativa A

4. Alternativa A

5. Alternativa A

6. Sugestão de resposta:
A Revolução Francesa foi um dos mais importantes acontecimentos da história moderna e transformou profundamente a França e a Europa. As causas da Revolução incluem a crise financeira do Estado francês, a insatisfação popular com a monarquia absoluta e a influência das ideias iluministas que pregavam a liberdade, a igualdade e a fraternidade.
A Revolução foi marcada por diversas etapas, como a queda da monarquia, a criação da Primeira República e o período do Terror. Durante a Revolução, a burguesia assumiu o poder político e consolidou seu domínio econômico sobre a França, o que foi acompanhado de uma intensa luta de classes e violência popular.
As ideias iluministas tiveram grande influência na Revolução Francesa, sobretudo na difusão da ideia de que todos os homens nascem iguais e possuem direitos naturais. Além disso, a burguesia liderou a Revolução e utilizou essas ideias para justificar a luta contra a monarquia e a nobreza.
A Revolução Francesa resultou em importantes mudanças políticas, sociais e econômicas. No campo político, a França passou a ser governada por uma república democrática e laica, com uma constituição que estabelecia a separação de poderes e a garantia de direitos individuais. No campo social, houve a abolição dos privilégios nobiliárquicos e a criação de uma sociedade baseada na igualdade civil. No campo econômico, a França passou por uma intensa transformação, com a consolidação do capitalismo industrial e o surgimento de novas relações sociais de produção.

7. Alternativa D
8. Alternativa A



Comentários