Postagem em destaque

Prova: Iluminismo, Liberalismo, Revolução Industrial e Revolução Francesa

Mulheres rumo ao palácio de Versalhes na Revolução Francesa - www.professorjunioronline.com


Prova: Iluminismo, Liberalismo, Revolução Industrial e Revolução Francesa

Prova com gabarito

Prova para o 2º ano do Ensino Médio




Olá, leitores! Hoje vou compartilhar com vocês a prova bimestral que apliquei aos meus alunos de História do segundo ano do Ensino Médio. A prova abordou quatro temas importantes para entender o contexto histórico dos séculos XVIII e XIX: Iluminismo, Liberalismo, Revolução Industrial e Revolução Francesa. Antes da prova, das questões e do gabarito, um breve resumo sobre cada um dos temas, para que vocês possam relembrar o que foram.


Iluminismo

O Iluminismo foi um movimento intelectual e cultural que se desenvolveu na Europa entre os séculos XVII e XVIII. Os iluministas defendiam o uso da razão, da ciência e do senso crítico para questionar as verdades impostas pela tradição, pela religião e pela autoridade. Eles também defendiam a liberdade, a tolerância, o progresso e os direitos naturais do homem. Alguns dos principais pensadores iluministas foram Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Diderot e Kant.

-----
Prova para download e gabarito ao final da postagem
-----


Voltaire - www.professorjunioronline.com



Liberalismo

O Liberalismo foi uma doutrina política e econômica que surgiu no século XVIII, influenciada pelo Iluminismo. O liberalismo defendia a limitação do poder do Estado e a garantia dos direitos individuais, como a liberdade, a propriedade e a igualdade perante a lei. O liberalismo também defendia o livre mercado, a livre concorrência e a livre iniciativa, como formas de promover o desenvolvimento econômico e social. Alguns dos principais teóricos do liberalismo foram Adam Smith, John Locke, David Hume e Benjamin Constant.

Adam Smith -Mulheres rumo ao palácio de Versalhes na Revolução Francesa -  www.professorjunioronline.com



Revolução Industrial

A Revolução Industrial foi um conjunto de transformações tecnológicas, econômicas e sociais que ocorreram na Europa entre os séculos XVIII e XIX. A Revolução Industrial marcou o início da era moderna, com o surgimento da indústria, da máquina a vapor, da eletricidade, do transporte ferroviário e da produção em série. A Revolução Industrial também provocou mudanças na organização do trabalho, na urbanização, na demografia, na cultura e na política. A Revolução Industrial teve consequências positivas, como o aumento da produção, do comércio e da riqueza, mas também negativas, como a exploração dos trabalhadores, a poluição ambiental e as desigualdades sociais.

Máquina a vapor Mulheres rumo ao palácio de Versalhes na Revolução Francesa - www.professorjunioronline.com


Revolução Francesa

A Revolução Francesa foi um processo político e social que ocorreu na França entre 1789 e 1799. A Revolução Francesa foi motivada pelo descontentamento da população com o absolutismo monárquico, os privilégios da nobreza e do clero, a crise econômica e a influência do Iluminismo. A Revolução Francesa teve como lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" e como símbolos a bandeira tricolor, o hino "A Marselhesa" e a guilhotina. A Revolução Francesa teve três fases principais: a Assembleia Nacional Constituinte (1789-1791), a Convenção Nacional (1792-1795) e o Diretório (1795-1799). A Revolução Francesa foi um marco histórico para a consolidação dos ideais de democracia, cidadania e direitos humanos.

Revolução Francesa Mulheres rumo ao palácio de Versalhes na Revolução Francesa - www.professorjunioronline.com



Espero que vocês tenham gostado desta postagem. A prova está transcrita abaixo, na sequência está o link para download do arquivo e, por último, o gabarito.


Transcrição da prova

1. Considerando o contexto das condições sociais e trabalhistas do século XIX, analise e discuta as condições dos trabalhadores durante a Revolução Industrial. Aborde os seguintes aspectos:
As transformações trazidas pela Revolução Industrial e seu impacto nas condições de trabalho dos operários.
As jornadas de trabalho extenuantes, salários baixos e falta de direitos trabalhistas.
As condições precárias das fábricas e dos ambientes de trabalho.
A exploração infantil e as consequências para a saúde e o desenvolvimento das crianças.
A ausência de proteção social e as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores em obter melhores condições de vida.

2. (PUC-Campinas) Dentre as consequências sociais forjadas pela Revolução Industrial pode-se mencionar:
a. O desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho.
b. A melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado, proporcionada pelo surto de desenvolvimento econômico.
c. A ascensão social dos artesãos que reuniram seus capitais e suas ferramentas em oficinas ou domicílios rurais dispersos, aumentando os núcleos domésticos de produção.
d. A criação do Banco da Inglaterra, com o objetivo de financiar a monarquia e ser também, uma instituição geradora de empregos.
e. O desenvolvimento de indústrias petroquímicas favorecendo a organização do mercado de trabalho, de maneira a assegurar emprego a todos os assalariados.

Continua...

----------------


----------------


3. (URCA) “[...] No princípio da década de 1830, entre um terço e a metade da força de trabalho (em todas as classes de trabalho) nas indústrias algodoeiras tinha menos de vinte e um anos de idade. No setor de lãs cardadas, a proporção de jovens era ainda maior. Entre os adultos, bem mais da metade eram mulheres. [....] A força de trabalho adulto nas indústrias têxteis do Reino Unido atingia 191.671 pessoas, das quais 102.812 eram mulheres e apenas 88.859, homens.” (THOMPSON E. P. A formação da Classe Operária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. V.II p.170)
Sobre a situação dos trabalhadores durante a Revolução Industrial Inglesa, pode-se afirmar:
a. O movimento sindical foi inicialmente organizado através do Ludismo que tinha como base de ação reuniões e assembleias pacíficas que reivindicavam melhores condições de vida e direitos para os trabalhadores.
b. Em virtude das péssimas condições de vida, progressivamente, houve um retorno dos trabalhadores da cidade para o campo, desacelerando o processo industrial na Inglaterra em algumas décadas.
c. A existência de uma legislação específica protegia os menores de idade e não permitia o trabalho de crianças nas fábricas.
d. As cidades, sobretudo, os bairros da classe operária, eram espaços altamente insalubres com péssimas condições de saúde, higiene e moradia. Os baixos salários pagos aos trabalhadores e a péssima alimentação contribuíam para a sua baixa expectativa de vida.
e. Por serem mais especializadas, as mulheres eram mais requisitadas para a indústria de trabalho têxtil e, em muitas situações, tinham salários maiores que os homens nas fábricas.

4. O Movimento Ludita, ocorrido durante a Revolução Industrial, foi caracterizado por:
a. Uma revolta liderada pelos trabalhadores agrícolas ingleses contra a mecanização da agricultura.
b. Protestos de trabalhadores industriais ingleses em busca de melhores condições de trabalho.
c. A destruição de máquinas e equipamentos industriais pelos trabalhadores, em resposta à substituição de mão de obra humana por máquinas.
d. Uma reforma política que visava melhorar as condições de vida dos trabalhadores urbanos.
e. A criação de sindicatos e associações de trabalhadores em defesa dos direitos trabalhistas.

5. O cartismo foi um movimento social e político significativo que ocorreu no Reino Unido durante o século XIX. Dentre suas principais reivindicações, destacam-se:
a. A implementação de políticas protecionistas para beneficiar a classe trabalhadora.
b. A adoção de medidas para preservar os privilégios da nobreza e da alta burguesia.
c. A busca pela modernização da indústria britânica por meio de avanços tecnológicos.
d. A promoção de políticas imperialistas visando expandir o domínio britânico no mundo.
e. A luta pela ampliação dos direitos políticos e sociais da classe trabalhadora.

6. Dentre as correntes de pensamento socialistas do século XIX, destacam-se o socialismo utópico, o socialismo científico, o anarquismo e o socialismo cristão. Essas correntes apresentavam diferentes concepções sobre a organização da sociedade e as formas de alcançar a igualdade social. Assinale a alternativa correta que descreve uma característica do anarquismo:
a. Defendia a ação política por meio de partidos políticos para a conquista do poder estatal e a implantação do socialismo.
b. Propunha a abolição total da propriedade privada e a criação de uma sociedade igualitária e sem governo.
c. Acreditava na possibilidade de harmonia entre capital e trabalho por meio de uma maior regulação estatal da economia.
d. Enfatizava a importância da ação sindical e da negociação coletiva para a melhoria das condições de trabalho.
e. Buscava a reconciliação entre as classes sociais por meio da prática dos ensinamentos cristãos.

7. Analise as principais características e consequências das revoluções liberais do século XIX. Como esses movimentos influenciaram a estrutura política e social da época?

8. A Comuna de Paris, ocorrida em 1871, foi um importante episódio histórico que marcou a luta dos trabalhadores por transformações políticas e sociais. Sobre a Comuna de Paris, assinale a alternativa correta:
a. A Comuna de Paris foi uma revolta liderada por membros da nobreza parisiense que buscavam restaurar o regime monárquico absolutista.
b. A Comuna de Paris foi uma insurreição camponesa que visava a ampliação dos direitos feudais e a descentralização do poder político.
c. A Comuna de Paris foi um governo autônomo estabelecido pelos trabalhadores parisienses, que defendiam a igualdade social, a democracia direta e a justiça econômica.
d. A Comuna de Paris foi um movimento liderado por intelectuais e artistas que reivindicavam maior liberdade de expressão e proteção aos direitos autorais.
e. A Comuna de Paris foi uma tentativa de golpe de estado liderada por militares insatisfeitos com a política externa francesa.

9. A unificação alemã, ocorrida no século XIX, foi um processo de grande importância na história europeia. Sobre a unificação alemã, assinale a alternativa correta:
a. A unificação alemã foi liderada por Otto von Bismarck, que utilizou estratégias diplomáticas e militares para unificar os diversos estados alemães em um único país.
b. A unificação alemã foi resultado de uma revolução popular liderada pela classe operária, que buscava a igualdade social e o fim do sistema monárquico.
c. A unificação alemã foi uma imposição da França, que buscava expandir seu domínio territorial sobre os estados alemães.
d. A unificação alemã foi um processo pacífico, no qual os líderes políticos dos estados alemães decidiram voluntariamente se unir em um único país.
e. A unificação alemã ocorreu através de um plebiscito, no qual a população alemã decidiu de forma democrática pela formação de um único estado.

10. As Revoluções de 1830 foram um conjunto de movimentos revolucionários que ocorreram em diferentes países europeus. Sobre as Revoluções de 1830, assinale a alternativa correta:
a. As Revoluções de 1830 foram motivadas pelo desejo de promover reformas políticas e sociais, com o objetivo de expandir os direitos e a participação política das camadas populares.
b. As Revoluções de 1830 tiveram como principal causa a insatisfação com a influência da Igreja Católica na política e a busca por maior secularização do Estado.
c. As Revoluções de 1830 foram lideradas por monarquistas conservadores, que desejavam reforçar o poder dos reis e restaurar o Antigo Regime.
d. As Revoluções de 1830 resultaram na independência de várias colônias europeias, que se libertaram do domínio colonial e formaram novos países.
e. As Revoluções de 1830 foram um movimento pacifista, baseado em negociações diplomáticas entre os países europeus, com o objetivo de estabelecer acordos comerciais e promover o livre comércio.

11. O nacionalismo foi um importante fenômeno histórico que marcou o século XIX. Sobre o nacionalismo, assinale a alternativa correta:
a. O nacionalismo foi um movimento exclusivamente militar, visando a formação de exércitos nacionais poderosos e a busca por conquistas territoriais em nome da nação.
b. O nacionalismo foi um movimento cultural, que valorizava a diversidade étnica e cultural de um país, buscando preservar as tradições e identidade de cada grupo étnico.
c. O nacionalismo foi um movimento econômico, que buscava a promoção do livre comércio e a expansão das atividades econômicas nacionais para fortalecer a economia do país.
d. O nacionalismo foi um movimento exclusivamente político, buscando a unificação de diferentes povos em um único Estado e a promoção dos interesses nacionais acima de qualquer outro.
e. O nacionalismo foi um movimento humanitário, que buscava promover a cooperação internacional e a solidariedade entre os povos, visando a superação das fronteiras nacionais.

12. Qual foi o principal objetivo do movimento operário do século XIX?
a. Lutar pela independência das colônias africanas.
b. Promover a igualdade social por meio da abolição da escravidão.
c. Defender os interesses da classe trabalhadora e melhorar suas condições de trabalho.
d. Buscar a expansão territorial por meio de guerras de conquista.
i. Promover o nacionalismo e fortalecer a identidade nacional.



Gabarito

  1. Comentário: A Revolução Industrial foi um processo histórico que provocou profundas mudanças na economia, na sociedade e na cultura. Ela se caracterizou pela substituição das ferramentas manuais pelas máquinas, pela concentração da produção nas fábricas e pelo surgimento do capitalismo industrial. Essas transformações tiveram um grande impacto nas condições de trabalho dos operários, que passaram a enfrentar uma série de dificuldades e desafios. Os trabalhadores da Revolução Industrial eram submetidos a jornadas de trabalho extenuantes, que podiam chegar a 16 horas por dia, seis dias por semana. Eles recebiam salários baixos e não tinham direitos trabalhistas, como férias, aposentadoria, seguro ou assistência médica. Além disso, eles eram constantemente vigiados e punidos pelos patrões, que podiam demiti-los ou reduzir seus salários a qualquer momento. As condições das fábricas e dos ambientes de trabalho eram precárias e insalubres. As máquinas eram barulhentas, perigosas e causavam frequentes acidentes e mutilações. O ar era poluído pela fumaça, pela poeira e pelos gases tóxicos. A iluminação era deficiente e a ventilação era escassa. A falta de higiene e de saneamento favorecia a proliferação de doenças e epidemias. A exploração infantil era uma prática comum na Revolução Industrial. As crianças eram empregadas nas fábricas desde os cinco ou seis anos de idade, realizando as mesmas tarefas dos adultos ou ocupando-se dos serviços mais pesados e perigosos. Elas recebiam salários inferiores aos dos adultos e sofriam maus-tratos e abusos. A exploração infantil prejudicava a saúde e o desenvolvimento das crianças, que ficavam expostas à desnutrição, ao cansaço, às doenças e aos traumas físicos e psicológicos. A ausência de proteção social era outra característica da Revolução Industrial. Os trabalhadores não tinham acesso à educação, à saúde, à moradia, ao lazer ou à cultura. Eles viviam em condições miseráveis, em cortiços superlotados e insalubres, nas periferias das cidades industriais. Eles também sofriam com a fome, a violência, o alcoolismo e a criminalidade. As dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores os levaram a se organizar em sindicatos e em movimentos sociais, reivindicando melhores condições de vida e de trabalho.
  2. Alternativa A
  3. Alternativa D
  4. Alternativa C
  5. Alternativa E
  6. Alternativa B
  7. Comentário: As revoluções liberais do século XIX foram movimentos que buscavam limitar o poder absoluto dos monarcas e garantir direitos políticos e civis para as classes burguesas e populares. Essas revoluções ocorreram em vários países da Europa e da América, como França, Inglaterra, Espanha, Portugal, Brasil e México. As consequências desses movimentos foram a consolidação do Estado nacional, a expansão do sistema parlamentar, a afirmação dos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, e o surgimento de novas ideologias, como o nacionalismo, o socialismo e o anarquismo. As revoluções liberais influenciaram a estrutura política e social da época ao provocar mudanças nas relações entre governantes e governados, entre classes sociais e entre nações.
  8. Alternativa C
  9. Alternativa A
  10. Alternativa A
  11. Alternativa D
  12. Alternativa C







Comentários