Postagem em destaque

Atividades Independência do Brasil - Caça-palavras, cruzadinha e quebra-cabeça

Independência do Brasil - 7 de setembro - D. Pedro I


Atividades Independência do Brasil - Caça-palavras, cruzadinha e quebra-cabeça

Atividades para imprimir ou responder online





No dia 7 de setembro, comemoramos a Independência do Brasil, um dos eventos mais importantes da nossa história. Mas você sabe como foi esse processo e o que ele significou para o país? Neste texto, vamos te contar um pouco sobre esse tema e te convidar a participar de algumas atividades didáticas que vão te ajudar a aprender mais sobre ele.






Postagem criada com auxílio de IA (ChatGPT, Bing, Canva)

A Independência do Brasil foi o resultado de uma série de conflitos políticos, econômicos e sociais que ocorreram entre o Brasil e Portugal no início do século XIX. Em 1808, a família real portuguesa fugiu para o Brasil, escapando das invasões francesas lideradas por Napoleão Bonaparte. Aqui, o príncipe regente Dom João VI transformou o Brasil em sede da monarquia portuguesa e promoveu diversas mudanças administrativas, comerciais e culturais. Essas mudanças fizeram com que o Brasil se desenvolvesse e se sentisse mais autônomo em relação à metrópole.

Em 1820, uma revolução liberal eclodiu em Portugal, exigindo o retorno da família real e a restauração do absolutismo. Dom João VI voltou para Portugal em 1821, mas deixou seu filho Dom Pedro como príncipe regente do Brasil. Dom Pedro enfrentou a pressão das cortes portuguesas, que queriam reduzir o Brasil à condição de colônia novamente. Além disso, ele contou com o apoio dos brasileiros, que desejavam a independência.


Em 9 de janeiro de 1822, Dom Pedro recebeu uma carta de seu pai ordenando que ele voltasse para Portugal. Ele recusou e declarou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico". Esse episódio ficou conhecido como o Dia do Fico. Em 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, ele recebeu outra carta das cortes portuguesas, exigindo sua submissão. Ele então proclamou: "Independência ou morte!". Esse foi o grito da independência, que marcou o rompimento definitivo entre Brasil e Portugal.

Continua...

----------------


----------------



A Independência do Brasil foi um acontecimento histórico muito complexo e rico em detalhes. Se você quer saber mais sobre ele, que tal fazer algumas atividades didáticas divertidas e educativas? Nós preparamos três opções para você: uma cruzadinha, um caça-palavras e um quebra-cabeça. Os dois primeiros podem ser impressos e os três podem ser resolvidos online. As atividades estão relacionadas ao tema da independência e vão testar seus conhecimentos e sua memória. Para acessá-las, continue a leitura até o final.


Caça-palavras

Leia o texto e encontre no caça-palavras as palavras em destaque.


    A independência do Brasil foi um processo histórico que resultou na separação política entre a colônia brasileira e a METRÓPOLE portuguesa. Para muitos autores, como Laurentino Gomes, esse processo teve início em 1808, quando a família Real portuguesa e parte da corte transferiram-se para o BRASIL. Em 1821 a situação se intensificou, quando as cortes de Lisboa exigiram o retorno de Dom Pedro, o príncipe REGENTE do Brasil, para PORTUGAL. Dom Pedro, porém, decidiu ficar no Brasil, atendendo ao pedido das elites locais que desejavam maior autonomia.
    Em 7 de SETEMBRO de 1822, DOM PEDRO recebeu uma carta das cortes portuguesas que anulava todas as medidas que ele havia tomado no Brasil. Irritado, ele rasgou a carta e declarou a independência do Brasil às margens do riacho Ipiranga, na cidade de SÃO PAULO. Esse episódio ficou conhecido como o GRITO do IPIRANGA e marcou o fim do domínio português sobre o Brasil.
    A INDEPENDÊNCIA do Brasil foi reconhecida por Portugal em 1825, após negociações diplomáticas e o pagamento de uma INDENIZAÇÃO. O Brasil se tornou então um IMPÉRIO, governado por Dom Pedro I até 1831, quando ele abdicou em favor de seu filho Dom Pedro II.






Cruzadinha

Você pode responder a cruzadinha online, logo abaixo, ou imprimí-la clicando aqui e aqui para imprimir o gabarito com as respostas.




Quebra-Cabeça


Antes de continuar para o quebra-cabeça, que tal saber um pouco mais sobre o quadro de pedro Américo? O quebra-cabeça está logo abaixo do vídeo.



Monte o quebra-cabeça com o quadro de Pedro Américo, Independência ou Morte:




Sobre a imagem desta postagem:

Uma reportagem da BBC News Brasil apresenta uma reconstituição facial, feita em 3d, que revela o verdadeiro rosto de D. Pedro 1º, o primeiro imperador do Brasil. A imagem citada mostra que o monarca tinha uma deformidade no nariz, possivelmente causada por uma fratura não tratada. A reportagem também conta a história de como o projeto foi idealizado e realizado, com a participação de especialistas em antropologia forense, design e biografia.
A reportagem é interessante por demonstrar como a tecnologia pode nos ajudar a conhecer melhor a nossa história e identidade. Além de trazer curiosidades sobre a vida de D. Pedro 1º, um personagem importante para a formação do Brasil como nação independente.

Link para a reportagem:

Postagem criada com auxílio de IA (ChatGPT, Bing, Canva)

Comentários