Postagem em destaque

Cruzadinhas para 6º anos - Para imprimir ou responder online

Cruzadinhas - Palavras cruzadas - www.professorjunioronline.com

IMAGEM

Cruzadinhas para 6º anos - Para imprimir ou responder online

Atividades que foram realizadas em sala
Você tem a opção de baixar a cruzadinha ou respondê-la online




Olá! Vou compartilhar hoje compartilhar com vocês uma atividade que realizei em sala de aula com meus alunos do 6º ano. A História é uma disciplina fascinante, repleta de acontecimentos que moldaram e moldam o mundo em que vivemos. Para tornar o aprendizado mais envolvente e prático, decidi realizar essa atividade que estimulou a curiosidade dos alunos.

Postagem criada com auxílio da IA do Bing
 




A atividade consistiu em envolver os alunos no processo de aprendizado, permitindo que eles aplicassem seus conhecimentos adquiridos nas últimas aulas de forma criativa. Primeiramente, revisamos os principais conteúdos, o que foi fundamental para que os alunos tivessem o embasamento necessário para criar as perguntas da atividade.

  • Só para relembrarmos, brevemente, os conteúdos abordados, que foram alguns povos da Antiguidade:
    • Egito: A civilização egípcia antiga floresceu às margens do rio Nilo por volta de 3200 a.C., quando os reinos do Alto e Baixo Egito foram unificados. A sociedade era rigidamente dividida, com o faraó e sua família no topo. Os egípcios desenvolveram sistemas de medida e escrita baseados em hieróglifos. Eles eram politeístas e cultuavam vários deuses, incluindo Rá, o deus do Sol, e Hórus, o deus dos Vivos1.
    • Reino de Kush: O Reino de Kush ou Cuxe localizava-se na Núbia, Alto Egito, onde atualmente encontram-se o Egito e o Sudão. Por volta de 2000 a.C., diversas aldeias e povos da região se uniram formando o Reino de Kush. Este reino estava profundamente ligado à história do próprio Egito. Entre 1580 a.C. e 1530 a.C., os egípcios conquistaram o Reino de Kush, expandindo seus domínios em direção sul2.
    • Mesopotâmia: A Mesopotâmia foi uma região localizada entre os rios Tigre e Eufrates. A civilização mesopotâmica se desenvolveu às margens desses rios. Os povos que habitaram essa região durante a Antiguidade Oriental foram os sumérios, assírios, babilônicos e acádios3.
    • Grécia: A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2.000 a.C. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-europeia, como os aqueus, jônios, eólios e dórios. As cidades-estados (pólis) caracterizaram a vida política dos gregos4.


Em seguida, dividi a turma em duplas e pedi que criassem perguntas e respostas para a elaboração de cruzadinhas, ou palavras-cruzadas. Fiz isso com as quatro turmas de 6º ano que tenho (2023). O resultado foi muito bom, com uma resposta positiva por parte dos alunos. Claro que algumas equipes se destacam mais que outras e que algumas tiveram dificuldade para interpretar o que foi pedido, como é de se esperar, já que as salas apresentam, como sempre, uma diversidade muito grande de alunos e de níveis de entendimento e aprendizagem entre eles.

Continua...

----------------


----------------


O resultado foi esse que posto aqui. As cruzadinhas, ou palavras-cruzadas, estão disponíveis para download, por turma, e também para responder online.


Confira as cruzadinhas, organizadas por turmas. Lembre-se, você pode respondê-las online e conferir a resposta, ou baixar e imprimir a cruzadinha para utilizar com seus alunos:

6º A




6º B




6º C




6º D





É isso! Parabéns aos meus sextos anos! Vocês são demais! Abraço!




Comentários