Postagem em destaque

Prova de História - 3º Ano Ensino Médio - 3º bimestre/2015

Prova de História - 3º ano - Ensino Médio - www.professorjunioronline.com

Prova de História - 3º Ano Ensino Médio

3º bimestre - 2015


Colégio Construindo o Saber







Gabarito

Exercício 1a:
Sugestão de resposta: Apesar de José Bonifácio se manifestar contra o tráfico negreiro, em relação à escravidão no Brasil expõe uma postura conservadora ao considerar que a abolição estaria condicionada ao cumprimento de algumas condições, que no caso poderiam ser interpretadas como uma tentativa de inserção do ex escravo na sociedade e até de uma solução para a questão econômica que envolvia o fim da mão de obra escrava.

Exercício 1b:
Sugestão de resposta: Estão relacionadas porque o período em que o texto foi escrito, logo após a Independência, em 1822, a estrutura socioeconômica do Brasil continuava latifundiária, agroexportadora e totalmente dependente da mão de obra escrava.

Exercício 2:
Alternativa A

Exercício 3:
Alternativa B

Exercício 4:
Sugestão de resposta: Após a Guerra do Paraguai o Exército brasileiro adquiriu a importância que não tinha anteriormente, devido à valorização da Guarda Nacional. A modernização de equipamentos, o aumento do efetivo, a influência de ideias republicanas e abolicionistas produziram uma nova mentalidade entre os oficiais. Tais ideias decorreram dos contatos com as experiências militares do Uruguai e da Argentina (que já eram republicanos) e da presença dos escravos incorporados ao Exército.

Exercício 5:
Alternativa E

Exercício 6:
Alternativa A

Exercício 7:
Alternativa C

Exercício 8:
Alternativa D

Exercício 9:
Alternativa E









Comentários