Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Todas as bandeiras da Copa do Mundo Qatar 2022 para download

TODAS AS BANDEIRAS DOS PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA DO QATAR BANDEIRAS EM ALTA RESOLUÇÃO DE TODOS OS PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA DO MUNDO FIFA DE FUTEBOL NO QATAR EM 2022 ARQUIVOS PARA DOWNLOAD Fifa World Cup Qatar 2022

Prova de História - 3º Ano Ensino Médio - 3º bimestre/2015

Prova de História - 3º ano - Ensino Médio - www.professorjunioronline.com

Prova de História - 3º Ano Ensino Médio

3º bimestre - 2015


Colégio Construindo o Saber







Gabarito

Exercício 1a:
Sugestão de resposta: Apesar de José Bonifácio se manifestar contra o tráfico negreiro, em relação à escravidão no Brasil expõe uma postura conservadora ao considerar que a abolição estaria condicionada ao cumprimento de algumas condições, que no caso poderiam ser interpretadas como uma tentativa de inserção do ex escravo na sociedade e até de uma solução para a questão econômica que envolvia o fim da mão de obra escrava.

Exercício 1b:
Sugestão de resposta: Estão relacionadas porque o período em que o texto foi escrito, logo após a Independência, em 1822, a estrutura socioeconômica do Brasil continuava latifundiária, agroexportadora e totalmente dependente da mão de obra escrava.

Exercício 2:
Alternativa A

Exercício 3:
Alternativa B

Exercício 4:
Sugestão de resposta: Após a Guerra do Paraguai o Exército brasileiro adquiriu a importância que não tinha anteriormente, devido à valorização da Guarda Nacional. A modernização de equipamentos, o aumento do efetivo, a influência de ideias republicanas e abolicionistas produziram uma nova mentalidade entre os oficiais. Tais ideias decorreram dos contatos com as experiências militares do Uruguai e da Argentina (que já eram republicanos) e da presença dos escravos incorporados ao Exército.

Exercício 5:
Alternativa E

Exercício 6:
Alternativa A

Exercício 7:
Alternativa C

Exercício 8:
Alternativa D

Exercício 9:
Alternativa E









Comentários

Conteúdo Correspondente