Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prova de História - 8º ano - 1º bimestre/2017 com gabarito

Prova de História - 8º Ano - com gabarito 1º Bimestre/2017 ***Postagem atualizada em set/2022***

Pérola de História 3 em 1: Feudalismo, Muro de Berlim e Cultura

Pérola de História - www.professorjunioronline.com


Pérola de História 3 em 1: Feudalismo, Muro de Berlim e Cultura

Preciosidades deixadas nas provas ou trabalhos

Claro que todos nós erramos, mas alguns erram com maestria...

Postagem publicada em 15/03/2012 e atualizada em julho/2022

Pérola. Acho que, no sentido que usarei aqui, tal palavra dispensa explicações. Em mais de vinte anos de magistério, já encontrei, como muitos professores, diversas pérolas pelas provas e trabalhos que corrigi.
Quando comecei o blog, há mais de dez anos, meus alunos pediam que eu publicasse as pérolas que eram ditas ou escritas durante nossas aulas. Relutei mas cedi. O objetivo não era e não é constranger ou ridicularizar ninguém, mas sim corrigir os erros de uma forma um pouco mais suave. Por isso mesmo as tais pérolas só são colocadas aqui depois de algum tempo que foram 'produzidas'. Os próprios autores, que nunca são citados, já nem lembram que são os responsáveis por elas.
As pérolas desta postagem foram produzidas há muito tempo, em 2012 e agora, ao atualizar as postagens antigas, elas ganham destaque novamente.
Acreditem, a transcrição é fiel ao texto original, eu não acrescento ou excluo uma vírgula sequer. 
Vamos lá!


A primeira pérola de História é uma definição de feudalismo: "O feudalismo é um bom homem chamado S. R. Feudal. Ele dava terras para os sem terras e tudo que os sem terras ganhavam".

Pérola de História - www.professorjunioronline.com

-------------------------------

-------------------------------


O próximo trecho foi retirado de uma explicação sobre a queda do muro de Berlim: "O congresso nacional brasileiro acabou com o muro de berlim".

Pérola de História - www.professorjunioronline.com


E, por último, uma bem elaborada definição de cultura: "Cultural quer dizer uma cultura de algum lugar, como que é a cultura de tal lugar que era o meio que faziam atravez, de uma cultura e quando chega a tecnologia, devem usar novos meios mais modernos pois, quando é cultura eles só fazem aquilo que esta na cultura e quando chega tecnologia ai vao existir vários meios de se fazer as coisas do dia-a-dia. Igual ao paleolitico e o neolitico que no paleólico os meios de se virar eram bem precários, pois era a idade da pedra lascada com meios de trabalhos totalmente rústicos e o neolitíco é tudo novo, que descobrem a agricultura e vão surgindo novos meios de trabalhar e no dia a dia com meios muito modernos, que passa de lascada para pedra pólida".

Pérola de História - www.professorjunioronline.com


É isso! O acervo é grande, logo postarei outras! Abraço!

----------------------------------------

Postagem Original



Para quem ainda não sabe as Pérolas são o que restou da nossa antiga rede, o F1 História. Agora as Pérolas renasceram aqui no Blog do Professor Júnior com força total.
Na verdade as Pérolas não passam de 'deslizes' cometidos pelos alunos em suas respostas nas aulas de História e Geografia, verdadeiras pérolas.
Sendo assim, cuidado! Você pode ser o próximo! Mas não se preocupe muito porque, além de esperar alguns meses para revelar a Pérola, é claro que o autor da façanha nunca é revelado.

Geralmente as doses são pequenas, uma pérola de cada vez. Mas, como esta é a primeira postagem, tomem logo três. Lembrem-se que a transcrição é fiel à resposta original.

Esqueçam tudo o que vocês já ouviram sobre o feudalismo...
  • O feudalismo é um bom homem chamado S. R. Feudal. Ele dava terras para os sem terras e tudo que os sem terras ganhavam.

E o muro de Berlim? Você sabe qual é a ligação com o Congresso brasileiro? Então descubra...
  • O congresso nacional brasileiro acabou com o muro de berlim.

Este é clássico, já saiu até no 'falecido' F1 História:
  • “Cultural quer dizer uma cultura de algum lugar, como que é a cultura de tal lugar que era o meio que faziam atravez, de uma cultura e quando chega a tecnologia, devem usar novos meios mais modernos pois, quando é cultura eles só fazem aquilo que esta na cultura e quando chega tecnologia ai vao existir vários meios de se fazer as coisas do dia-a-dia. Igual ao paleolitico e o neolitico que no paleólico os meios de se virar eram bem precários, pois era a idade da pedra lascada com meios de trabalhos totalmente rústicos e o neolitíco é tudo novo, que descobrem a agricultura e vão surgindo novos meios de trabalhar e no dia a dia com meios muito modernos, que passa de lascada para pedra pólida.”

Ufa!!!!!!!!

Comentários

Conteúdo Correspondente