Postagem em destaque




Prova e gabarito de História - 3º Ano (Ensino Médio)- 2º bimestre

Clique aqui para baixar a prova.


Clique aqui para acessar mais provas de História para o Ensino Médio, algumas com gabaritos.


Conteúdo:

Geral: A Alta Idade Média 
Brasil: A crise do sistema colonial; A crise do Antigo Regime.


Gabarito:
*** As questões dissertativas apresentam somente sugestões de respostas, podendo variar conforme a exposição do aluno.

1. C


2. Carlos Magno dividiu o vasto território que conquistou em cerca de trezentos condados governados por condes. Nas áreas fronteiriças foram criadas unidades administrativas denominadas marcas. Seus administradores, geralmente nobres locais, eram conhecidos como marqueses. Havia ainda entre a nobreza de confiança do imperador os duques, que tinham o poder de convocar e comandar os exércitos de vários condados. Juntos, alguns condados formavam um ducado. Carlos Magno supervisionava o trabalho de condes, marqueses e duques por meio de agentes imperiais, os missi dominici, que tinham plenos poderes para resolver problemas considerados difíceis e ouvir as queixas da população.

3. O aluno deve demonstrar que compreendeu a questão do fraco poder real, ligado a uma descentralização  e como o poder feudal se baseava nas relações de suserania e vassalagem, bem como no papel da Igreja.


4. A



5. B



6. C



7. O aluno deve demonstrar que compreendeu a questão econômica colonial que levou às rebeliões citadas no enunciado do exercício, diferenciando as rebeliões nativistas (ligadas ao processo de crise econômica colonial, com questões locais vinculadas à exploração metropolitana, sem no entanto buscar o fim do pacto colonial) das rebeliões emancipacionistas (que além de relacionarem-se com as questões econômicas locais, estavam também ligadas aos princípios iluministas, com propostas separatistas).



8. D



9. E



10. B



Clique aqui para acessar mais provas de História para o Ensino Médio, algumas com gabaritos.

-----
Fonte:

Imagem: thephotoholic

Postagem programada

Comentários