Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Todas as bandeiras da Copa do Mundo Qatar 2022 para download

TODAS AS BANDEIRAS DOS PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA DO QATAR BANDEIRAS EM ALTA RESOLUÇÃO DE TODOS OS PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA DO MUNDO FIFA DE FUTEBOL NO QATAR EM 2022 ARQUIVOS PARA DOWNLOAD Fifa World Cup Qatar 2022

Guerra Civil Espanhola

guerra civil espanhola Guernica

Guerra Civil Espanhola



Seguindo tendências europeias no período entre guerras, a Espanha também teve seu regime totalitário


Este blog foi licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Clique na imagem para saber mais.
Licença Creative Commons

Desde a segunda metade do século XIX que a Espanha vinha passando por instabilidades politicas, com frequentes ameaças à monarquia, passando inclusive por períodos republicanos. A década de 1930 foi marcada pela queda da monarquia, golpes militares e a separação política, grosso modo, em duas vertentes: a Frente Popular de Esquerda (de tendências socialistas e até mesmo anarquistas) e a Falange Tradicionalista Espanhola (defensora do totalitarismo, com obvias tendências nazifascistas).
Nas eleições de 1936, a Frente Popular sai vencedora e adota políticas que desagradam os conservadores, resultando, no mesmo ano, na  Guerra Civil Espanhola. Como a forte participação do general Francisco Franco e apoio dos regimes totalitários italiano e alemão, os falangistas vão conquistando vitórias sobre os esquerdistas, que também receberam apoio da União Soviética.
Em 1938 os falangistas tinham conquistado as principais cidades espanholas e, em 1939, conquistam Barcelona. A partir de então, tem início o governo totalitário do general Franco, que vai se estender até 1975, quando é restaurada a monarquia, que é consolidada como parlamentar pela Constituição de 1978.

Das diversas batalhas da Guerra Civil Espanhola, uma delas ganhou destaque pelas mãos de Pablo Picasso, que retratou os horrores do ataque à cidade de Guernica na obra de mesmo nome. Clicando neste link você pode baixar um pequeno arquivo para visualizar a cidade de Guernica no Google Earth (não deixe de utilizar o Street View para passear pela cidade). No vídeo abaixo você também pode 'passear', mas pela obra de Pablo Picasso em 3d.


Comentários

Conteúdo Correspondente