Você sabe o que é a Rio +20?
Entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 o mundo se encontra no Rio de Janeiro para pensar as estratégias sustentáveis para o futuro do nosso planeta.
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, ou Rio +20, é o encontro de chefes de Estado e delegações organizado pela ONU, do qual participarão mais de 180 países, com o objetivo de debater e divulgar temas ligados à sustentabilidade e à 'economia verde', firmando compromissos, propondo e discutindo novos temas.
Os dois temas centrais da Rio +20 estabelecidos pela Assembleia-Feral das Nações Unidas são: “Economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza”; “Marco institucional para o desenvolvimento sustentável”.
Ao contrário da Rio 92 que finalizou negociações anteriores a respeito de preservação ambiental, a Rio +20 se preocupa mais com o que ocorrerá no futuro e como as nações se comportarão, focando sempre o desenvolvimento sustentável e a economia verde e estabelecer metas para os próximos 20 anos.
Os termos mais falados por esses dias são exatamente 'desenvolvimento sustentável' e 'economia verde'. Vamos ver o que significam cada um deles:
Desenvolvimento sustentável
"Modelo de desenvolvimento que equilibra os avanços socioeconômicos com o aproveitamento sustentável dos recursos naturais. Os benefícios do crescimento econômico devem priorizar a inclusão social e a proteção ambiental e fomentar políticas de erradicação da pobreza".
Economia verde
"Modelo econômico que tem como base o desenvolvimento sustentável. No entanto, o conceito de 'economia verde' permite múltiplas interpretações e sua definição ainda não é consensual. O Brasil, por exemplo, prefere trabalhar com a ideia de uma 'economia verde inclusiva', com especial atenção para o pilar social. A 'economia verde inclusiva' já está sendo praticada por meio de políticas públicas brasileiras e de vários países. Alguns exemplos são:
políticas sociais, como a transferência condicionada de renda;
atividades para promover a conservação ou a recuperação ambiental;
apoio a segmentos da população cuja renda se origina na reciclagem de resíduos sólidos;
disseminação de boas práticas agrícolas usando tecnologias acessíveis a pequenas propriedades rurais e famílias de agricultores;
emprego eficiente de fontes limpas e renováveis de energia".
Incluídos na Rio +20 estão os 'Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável', evento resultante da parceria entre o governo brasileiro e a ONU, que busca a troca de experiências e ideias sobre desenvolvimento sustentável entre setores da sociedade civil internacional. Os resultados desses Diálogos serão encaminhados aos chefes de Estado durante a Rio +20.
Os temas prioritários que serão discutidos nos 'Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável', ligados ao desenvolvimento sustentável, são:
Desemprego, trabalho decente e migrações;
Desenvolvimento Sustentável como resposta às crises econômicas e financeiras;
Desenvolvimento Sustentável para o combate à pobreza;
A economia do Desenvolvimento Sustentável, incluindo padrões sustentáveis de produção e consumo;
Florestas;
Segurança alimentar e nutricional;
Energia sustentável para todos;
Água;
Cidades sustentáveis e inovação;
Oceanos.
Paralelamente à Rio +20 acontecerá a 'Cúpula dos Povos', organizada pelo sociedade civil global e também voltada às questões de sustentabilidade.
Para saber mais:
-----
Fonte:
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!