Postagem em destaque

Guia de Carreiras

vestibular profissões teste vocacional

Série de reportagens ajuda o vestibulando a decidir qual carreira escolher para seu futuro.

Guia de Carreiras

Uma força para você que está em dúvida sobre seu futuro profissional


Professor, engenheiro, médico, advogado, fisioterapeuta, agrônomo... Se você já parou para pensar qual o rumo pretende dar à sua vida, provavelmente quase enlouqueceu. Fazer o que gosta ou o que os pais querem? Fazer o que quer ou o que é mais fácil? Fazer o que traz satisfação ou estabilidade financeira? Neste último caso, claro, é melhor conciliar os dois: satisfação e dinheiro.
Se você já fez a si próprio algumas dessas perguntas ou todas elas, fique tranquilo, pois você não é o único. Por mais que um amigo ou outro já tenha bem nítido o que deseja fazer, é bem mais provável que a maioria ainda esteja mergulhada em pontos de interrogação.
Ter de decidir tão cedo, ainda na adolescência, o que será do 'resto' da sua vida, não é tarefa fácil. Para dar um empurrãozinho nesta decisão, é bom conversar com alguém que já esteja no curso que você pretende  ingressar e até conhecer mais sobre a profissão com profissionais que atuem na área.
Existem ainda os testes vocacionais, que podem ser feitos com a ajuda de psicólogos. Muitas escolas oferecem aos alunos a oportunidade de realizar testes vocacionais com um profissional ligado à instituição (para os os alunos do Construindo o Saber, o Colégio oferece os serviços da psicóloga para os testes vocacionais). É sempre bom lembrar que os resultados desses testes não são uma sentença rígida, mas sim uma força para aqueles que estão em dúvida.

O portal G1 elaborou uma série de curtas reportagens, de A a Z (ou de 'Administração' a 'Zootecnia') sobre as profissões. Clique aqui para acessar o Guia de carreiras do portal  G1.

Para realizar os testes vocacionais é sempre bom procurar um profissional, mas você também pode acessar algumas opções online, como o do Guia do Estudante e do Educar para Crescer, ambos do grupo Abril.

É isso aí, pense bem antes de escolher uma profissão e boa sorte!

Comentários