Postagem em destaque

Londres 2012

paralimpíadas paralympic london londres 2012 história
Londres 2012 - Olimpíadas

Londres 2012

Um pouco de saudosismo em relação às Olimpíadas e expectativas para as Paralimpíadas

As Olimpíadas chegaram ao fim e pouco ou quase nada se escuta falar sobre as Paralimpíadas, mesmo faltando poucos dias para a abertura oficial, que será em 29 de agosto.

Geralmente é assim mesmo que as coisas funcionam, um estardalhaço para as Olimpíadas e o limbo do esquecimento para as Paralimpíadas. No entanto, a evolução do Brasil no quadro de medalhas paraolímpiacas se torna evidente a cada edição. Para termos uma ideia da diferença entre uma e outra, na edição de 2008, em Pequim, o Brasil ficou em 23º lugar, com três ouros e um total de 15 medalhas (confira quadro de medalhas olímpicas no Wikipedia). Já nas Paralimpíadas, o Brasil alcançou o 9º lugar, com dezesseis ouros e um total de 47 medalhas (confira o quadro de medalhas paralímpicas no Wikipedia).

Diante deste panorama, não é difícil imaginar que este ano não será diferente, diante da apresentação pífia do nosso país na edição de Londres. Apresentação que deixou claro inclusive que as grandes estrelas não são aquelas que aparecem na mídia o tempo todo, com grandes patrocinadores, mas sim aqueles que realmente ralam para conquistar um lugar no pódio.

Se você por acaso perdeu as cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas de Londres 2012, pode conferir nos links do canal oficial das Olimpíadas no YouTube ao final desta postagem. Ambas as cerimônias estão completas, porém em inglês.

Além disso, se você prestou atenção à página de busca inicial do Google, provavelmente percebeu que o logo estava alterado, cada dia fazendo homenagem a um esporte. Aqueles logos do Google alterados são chamados de Doodles. Se você ficou com saudade de interagir com aqueles logos ou ainda não viu, pode clicar aqui e conhecer todos os Doodles especiais das Olimpíadas de Londres 2012. Basta aguardar para sabermos se haverá Doodles especias para as Paralimpíadas.

Para acompanhar as Paralimpíadas de perto, acesse o site oficial em inglês, clicando aqui, ou, se preferir o site oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro, clique aqui.
Só mais uma coisa... Não sei quanto a você, que está lendo esta postagem, mas eu estranhei ao me deparar com o termo paralimpíadas e não paraolimpíadas ao realizar minhas pesquisas para este texto. Demorei, mas descobri que foi uma adaptação do termo em inglês 'paralympic'. Não gostei, não aprovei mas, na dúvida, adotei o que tenho encontrado em todos os sites, inclusive na página oficial do comitê brasileiro.


Abertura


Encerramento



Comentários